Blog do Flavio Gomes
Stock Car

SOBRE CURVELO

SÃO PAULO (vai melhorar) – Consegui ver apenas um pedaço da corrida 2 da Stock em Curvelo, a incrível vitória de Ricardo Maurício e a incrível infelicidade de Barrichello a poucos metros da linha de chegada — é o preço do risco, essas panes secas não têm sido tão raras assim na categoria. Acontece, e […]

imagem_release_805316

SÃO PAULO (vai melhorar) – Consegui ver apenas um pedaço da corrida 2 da Stock em Curvelo, a incrível vitória de Ricardo Maurício e a incrível infelicidade de Barrichello a poucos metros da linha de chegada — é o preço do risco, essas panes secas não têm sido tão raras assim na categoria. Acontece, e no fim das contas Felipe Fraga se saiu bem do fim de semana mineiro, ao ganhar a primeira prova. Agora, leva 37 pontos de vantagem sobre Rubinho para a etapa final, em Interlagos — com pontuação dobrada.

Mas, como disse antes de os carros irem à pista, minha maior curiosidade repousava sobre o Circuito dos Cristais. E, do que vi, gostei e não gostei.

[bannergoogle]Gostei, evidentemente, da estreia nacional de um novo autódromo, uma iniciativa particular que coloca Minas Gerais no mapa do automobilismo. A pista tem uma extensão legal, 4.420 m (o mais longo do país), relevo, variedade de curvas, beleza natural. Mas não é dos mais rápidos. Entre aqueles onde a Stock corre, tem a menor média de velocidade, inferior a 150 km/h.

Não gostei de ver tanta coisa inacabada. Não se trata apenas de achar feia a moldura de terra-quase-barro, que causa má impressão no visual. Tive a sensação, compartilhada por vários pilotos, de que a pista não estava 100% preparada em termos de segurança — áreas de escape precárias, árvores perigosas ao longo do traçado, coisas assim.

Felizmente não houve nada de sério. Agora, é dar um acabamento adequado, ver o que deu certo, o que deu errado, corrigir uma coisa aqui, outra ali. O saldo, a distância, me parece positivo. Então, parabéns a todos. Não é fácil fazer um autódromo e colocar tudo para funcionar numa categoria exigente em termos de estrutura como a Stock. Que estas duas corridas tenham sido apenas o início de uma bela história, que começou a ser escrita neste fim de semana.