Blog do Flavio Gomes
Stock Car

NAS ASAS (DA STOCK)

SÃO PAULO (que dia…) – Vocês vão entender. Essa imagem aí embaixo é do troféu que será entregue domingo para o pessoal da Stock no encerramento da temporada. Veio um release que explica tudo, abaixo da foto. Depois volto com minhas dúvidas. A Stock Car firmou parceria com o Museu 14 Bis, que terá um […]

SÃO PAULO (que dia…) – Vocês vão entender. Essa imagem aí embaixo é do troféu que será entregue domingo para o pessoal da Stock no encerramento da temporada. Veio um release que explica tudo, abaixo da foto. Depois volto com minhas dúvidas.

A Stock Car firmou parceria com o Museu 14 Bis, que terá um estande no Village, em Interlagos. No espaço, o projeto terá maquetes de montar do 14 Bis, avião projetado e construído pelo pioneiro mundial da aviação Santos Dumont. Além disso, o estande colocará à venda banners, pôsteres, mouse pads e canecas do museu.

A renda será revertida ao projeto de construção do prédio que abrigará o museu, que busca reproduzir a maioria das aeronaves projetadas e construídas por Santos Dumont; a arquitetura do projeto do imóvel prevê a reprodução do 14 Bis. A iniciativa da parceria partiu do idealizador do projeto, Rubens Herédia, que procurou a Vicar.

A relação de Santos Dumont com a velocidade foi muito além da aviação. Primeiro brasileiro a disputar corridas de carros na França, o inventor brasileiro foi o responsável pela ideia, promoção e premiação da primeira corrida em circuito fechado na história, em prova realizada em Paris no Parque dos Príncipes, entre o ano de 1894 e 1895.

As homenagens ao pai da aviação estarão também nos troféus entregues na etapa final, feitos pelo artista plástico Hermes Santos em impressão 3D. A peça é inspirada na escultura “Ícaro de Saint Cloud”. O conjunto foi confeccionado em poliestireno com resina epóxi e revestimento de estrôncio fluorescente — que brilha no escuro. O troféu está solidificado em base e suporte de acrílico negro, inspirado no característico chapéu de Santos Dumont, e traz a frase gravada “Motor de explosão interna unindo geração de vencedores”.

Legal. Gosto de troféus temáticos. Mas não entendi direito algumas coisas nesse caso. Que museu é esse? Adoraria conhecer o projeto. Será que tem a ver com o acervo do museu da TAM de São Carlos, que foi fechado. Quanto ao troféu em si, tudo é questão de gosto. Só não entendi direito o lance do chapéu.

Enfim, o que acharam?