Blog do Flavio Gomes
Brasil

A ÚLTIMA CINZA

RIO (fervendo) – Até onde entendi, a adoção da nova placa do Mercosul, essa aí embaixo, passa a valer para todo o Brasil a partir de amanhã. São placas brancas com quatro letras e três números. O Rio foi o primeiro estado a adotá-la, e o lote inicial, meio comemorativo, tinha as letras RIO — […]

RIO (fervendo) – Até onde entendi, a adoção da nova placa do Mercosul, essa aí embaixo, passa a valer para todo o Brasil a partir de amanhã. São placas brancas com quatro letras e três números.

O Rio foi o primeiro estado a adotá-la, e o lote inicial, meio comemorativo, tinha as letras RIO — segundo o Jason Vogel, foram 26 mil dessas.

As primeiras placas tinham RIO nas três primeiras letras

As que serão instaladas nos carros a partir de agora têm diferenças em relação à da foto. No começo estava prevista a inserção da bandeira do estado e do brasão da cidade onde o carro seria emplacado. Algumas tinham até o lacre na parte inferior direita.

O modelo definitivo não tem mais nada disso. Seria complicado, mesmo, porque em caso de mudança de cidade e/ou estado seria necessário fazer uma nova placa.

As atuais, cinzas, ainda têm essa identificação geográfica. Sentirei falta dessa informação, mas é a vida. Houve um tempo em que trocavam apenas a plaqueta com cidade/estado quando o carro mudava de domicílio, se fosse necessário. Nos últimos tempos, não. Era preciso trocar a placa toda.

Espero que a última placa cinza brasileira instalada seja pauta da valorosa imprensa nacional. Será que teremos como saber qual será ela e qual o carro que vai recebê-la?

[bannergoogle]