Blog do Flavio Gomes
Carros

A cidade dos trailers

São Paulo é uma cidade muito besta em algumas coisas. Foi a conclusão a que chegamos eu e Silvio Lancellotti (dispensa apresentações) quando voltávamos da TV de noite. Um estrangeiro desavisado que desembarcasse aqui se espantaria: “Oh, como vocês viajam!”, diria, olhando para a bunda dos carros. E ao espanto do interlocutor, justificaria: “Todo mundo […]

São Paulo é uma cidade muito besta em algumas coisas. Foi a conclusão a que chegamos eu e Silvio Lancellotti (dispensa apresentações) quando voltávamos da TV de noite. Um estrangeiro desavisado que desembarcasse aqui se espantaria: “Oh, como vocês viajam!”, diria, olhando para a bunda dos carros. E ao espanto do interlocutor, justificaria: “Todo mundo aqui reboca trailers!”.

Pois é. SP é a cidade com mais engates instalados em carros per capita do mundo. Qualquer ximbica tem engate. Para puxar nada, evidentemente. Quando comentávamos tal infantilidade dos motoristas paulistanos, passou por mim um Ka 1.0 com engate. Para puxar o quê? Carrinho de bebê? Um Ka 1.0 mal consegue puxar a si próprio, vai carregar o quê?

Li que são vendidos mais de 10 mil engates por mês na cidade. A maioria nem faz a ligação necessária para transferir a um eventual reboque a corrente elétrica para as luzes de lei. Na verdade, o paulistano coloca engate em seus potentes Kas, Palios, Fiestas, Corsas, Celtas e Gols para sacanear os outros. Não há outra motivação. É para amassar o pára-choque de quem estaciona perto.

Conheço um monte de gente que coloca engate no carro. Acho ridículo. Pode parecer uma besteira menor, mas neguinho que coloca engate no carro para puxar vento dá uma demonstração inequívoca de desvio de caráter.

É isso: os engates são um símbolo do desvio de caráter dos habitantes de nossas metrópoles. Um acessório que tem como única função estrepar outrém.

Ergo nova bandeira, pois: mostre a língua a quem tem engate no carro. E vibre quando algum amigo vier lhe contar que levou uma pancada por trás que entortou seu chassi por causa do engate.