MENU

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005 - 1:37Carros

A cidade dos trailers

São Paulo é uma cidade muito besta em algumas coisas. Foi a conclusão a que chegamos eu e Silvio Lancellotti (dispensa apresentações) quando voltávamos da TV de noite. Um estrangeiro desavisado que desembarcasse aqui se espantaria: “Oh, como vocês viajam!”, diria, olhando para a bunda dos carros. E ao espanto do interlocutor, justificaria: “Todo mundo aqui reboca trailers!”.

Pois é. SP é a cidade com mais engates instalados em carros per capita do mundo. Qualquer ximbica tem engate. Para puxar nada, evidentemente. Quando comentávamos tal infantilidade dos motoristas paulistanos, passou por mim um Ka 1.0 com engate. Para puxar o quê? Carrinho de bebê? Um Ka 1.0 mal consegue puxar a si próprio, vai carregar o quê?

Li que são vendidos mais de 10 mil engates por mês na cidade. A maioria nem faz a ligação necessária para transferir a um eventual reboque a corrente elétrica para as luzes de lei. Na verdade, o paulistano coloca engate em seus potentes Kas, Palios, Fiestas, Corsas, Celtas e Gols para sacanear os outros. Não há outra motivação. É para amassar o pára-choque de quem estaciona perto.

Conheço um monte de gente que coloca engate no carro. Acho ridículo. Pode parecer uma besteira menor, mas neguinho que coloca engate no carro para puxar vento dá uma demonstração inequívoca de desvio de caráter.

É isso: os engates são um símbolo do desvio de caráter dos habitantes de nossas metrópoles. Um acessório que tem como única função estrepar outrém.

Ergo nova bandeira, pois: mostre a língua a quem tem engate no carro. E vibre quando algum amigo vier lhe contar que levou uma pancada por trás que entortou seu chassi por causa do engate.

71 comentários

  1. Antonio J. Silva disse:

    ENGATES PARA FORD KA

    Concordo com vc, engate para puxar o que, então experimente ter um KA, então vc tera a noção exata para que serve, existe muitos imbecis nas cidades, que so param de fazer manobra quando conseguem empurrar o carro da frente e o de tras, por algumas vezes ja mandei trocar parte do parachoque do meu KA, devido a estes bons motoristas talvez como vc.

    Antonio Jesus Silva

  2. Marina Pontes disse:

    Nem todo mundo usa engate para prejudicar os outros. Eu, por exemplo, coloquei um no meu corsa 1.0 para poder carregar a minha bike e a do meu marido para as trilhas que fazemos em diversos locais pelo interior do Estado. O pior do brasileiro é simplesmente generalizar a situação, desconsiderando casos específicos, mesmo aqueles que possuem um mínimo de cultura e discernimento nao escapam a tal vala comum. Não bastam novas leis ou punições severas se não há fiscalização, é necessário, antes de tudo, conscientização de cada cidadão para agir com probidade e respeito pelo próximo. E, antes que algum desavisado fale, isso não é papo de crente, mas não custa nada ser um pouco cristão de vez em quando.

  3. Tarcísio Bruno Guidi disse:

    Caro Flávio.
    Devo admitir que cada dia me torno cada vez mais seu fã. Concordo plenamente que os engates sinalizam desvio de caráter de quem adere a eles.
    E olha que nem me ameaçam diretamente, pois estou sem carro atualmente…
    Ridículo gastar dinheiro para prejudicar o próximo à toa. Onde esse mundo vai parar?
    Abraços a todos.

  4. Carlos Piazza disse:

    Flavio, tradicionalmente concordo com suas opiniões.
    Mas essa do engate foi de doer…Acho que a moça lá em baixo é que falou a melhor, “cara vc tá ficando ranzinza !!!

  5. Paulo disse:

    Só para efeito de estatística: só 3 dos 66 comentários até aqui citaram a utilização do engate para usar com suporte de transporte de bicicletas. O meu foi instalado exatamente com esta finalidade, mesmo ciente dos riscos. Não gosto de tranportar a bike no teto. Simples.

  6. Patricia disse:

    E u amo engate!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Luiz Franco disse:

    Boa Gomes!
    Tem de bater duro nessa gentalha,fruto do salve-se quem puder paulistano. E aqui vai um aviso: Quem for sair de Sampa, aproveite e saia andando, porque os outros vão ter que sair correndo.

  8. P.Q.P disse:

    Vão a M….tenho um Celta e não tem engate, mas vou colocar só pra ver se acho algum karman Guia parado pra arrebentar com a frente dele…cada um com sua mania..se tem gente que gosta de gastar um fortuna com ferros velhos tem outros fazendo outras besteiras….cada uns com seus problemas F.G.

  9. fernando figueiredo disse:

    Meu caro,

    Pelo visto seu Ka tinha algum problema, pois possuo um 1.0 completo para uso na cidade e o mesmo se encaixa como uma luva nas nescessidades diarias.

    Mais não fica a dever nada pra nenhum caro (passo muito caro 1.6 em subida, devido ao escalonamento das marchas,2º e 3º, longas).

    Quanto aos engates, deveria notar que são uma faca de dois gumes, pois a maioria é fixada, ou melhor, parafusada na caixa de estepe dos carros, e que no caso de uma “encostada” provoca danos maiores que os provocados quando feitos ao parachoque (que é projetado para absorver esses choques).

    E usar esses reboques é impossivel, pois o local correto para a colocação do mesmo é a estrutura da suspensão do veiculo.

    Então quem coloca engate para tirar vantagem na verdade esta se expondo a um prejuijo maior.

  10. engate disse:

    Isso me lembra uma mania ridícula de algum tempo atrás, que era colocar um farol de milha na traseira do carro, pra obrigar o que vem atrás baixar o farol alto…
    um errado pra corrigir outro errado.
    ou, pior a emenda que o soneto.

  11. Clay disse:

    e engate deixa qualquer carro muuuito feio ! ! ! Detona qualquer design . . .e, na maioria das vezes, esconde o “carapicuíba ” da placa . .

  12. Webber disse:

    Vou colocar um engate de reboque!!!
    1) Domingo 04 de dezembro – Estou na praça domingo de tarde tomando meu chimarrão com os amigos (sim, para quem não conhece, em Porto Alegre, como não temos praia a diversão é ir tomar chimarrão nas praças) e meu carro está estacionado ali perto… de repente vejo chegar um gol rebaixado e com o som alto, o cara vai estacionar atrás do meu carro entra na vaga e bam!!! bate na trazeira de “sacudir” meu carro, Ok, não foi nada penso.. isto acontece…
    2) Sexta feira, 16 de dezembro 11h da manhã, estou no centro de Porto Alegre e … adivinhem…
    Depois de colocar meu carro (uma corsa SW 1.6 99 inteirinha inteirinha) em uma vaga da “área azul” chego e vejo que um famigerado palio preto encostou (literalmente) na trazeira e detonou (detonou mesmo não sai nem com o melhor dos polimento) meu parachoque trazeiro.
    A solução: amanhã mesmo vou colocar um engate de reboque.
    Quem tem desvoi de caráter eu ou os inéptos que batem na trazeira ao estacionar? Eles é claro. Coloca um engate de reboque prá ver se encostam naquele ferro, não encostam não pois vai estragar o lindo carro deles!!!
    E danem-se os que acham que engate de reboque não serve para nada (desculpe Fábio Gomes sou seu fã, mas esta não deu para segurar…)

    Saudações tricolores,

    Júlio Webber

  13. Ford Ka disse:

    Aviso ao que não conhecem…
    Existem 2 motorizações para o Ka:
    -anterior a 2000, que não tinha motor nem para levar o carro ladeira abaixo…
    -depois de 2000, Zetec Rocam, melhor que muito 1.3 ou 1.4 no mercado, e o baixo peso do carro (não deixa de ser uma caixinha de fósforos) deixam o Ka o mais rápido dos 1.0 do mercado…

  14. Fernando Nunes disse:

    olá Nilton Lopes

    voce faria um bem muito grande se indicasse o google para o Gomes, muito provavelmente ele desconhece. quem tira conclusões definitivas no trajeto de casa para o trabalho e não pesquisa nada sobre o assunto, no minimo é irresponsável.
    ” antes de acionar a boca , ligue o cerébro”

  15. Rangel disse:

    Todo mundo sabe em São Paulo que engate virou moda, aposto que uma minoria o usa para puxar alguma coisa, carro 1.0 então, mal consegue arrastar ele mesmo. Quem usa o engate como Reboque o usa da maneira adequada, quem não reboca nada é para enfeitar o carro ou para fo.der quem bate atrás. Enfim, cada um com seus problemas mas que não é politicamente correto não é mesmo.

  16. Nilton Lopes disse:

    Olá Gisele.
    Se vc ler o que escrevi com atenção vai perceber que não tenho nada contra quem tem engate e efetivamente usa, mas o que acontece é que a tal peça virou moda de uns tempos p cá e reboques e trailers não, portanto a esmagadora maioria dos engates em questão é um “enfeite” inútil que só serve p lesar os outros e as vezes o próprio dono do carro com o acessório. Por isso o desafio está de pé, alguém tem algum argumento técnico pró uso do engate sem que seja o seu devido fim?
    E numa boa, acho essas discussões úteis, elucidativas, mas não tem nada a ver gente que fica jogando pedra por jogar, dizer que fulano é pseudo profissional, que isso, que aquilo. Não sou advogado do Gomes, mas quando o assunto é automóvel todo mundo acha que manja muito. A informação está aí, a um clique do Google. Tem comentário do Gomes, tem coluna do Bob Sharp (p quem não conhece esse manja muito de carro), já saiu máteria na Vejinha sobre engate. Falar é fácil, saber do que está falando são outros quinhentos…

  17. Gisele disse:

    Querido Nilton Leite, quem foi que te disse que as pessoas não usam o engate para rebocar? Elas rebocam,só não arrastam suas carretas o dia todo,o tempo todo.

  18. Matheus disse:

    Vocês que são contr engate são todos uns tolos…concordo com o colega Admilson : Gomes é pseudo jornalista sim!!!!

  19. Piloto de Trator disse:

    Conheço um amigo que machucou o tornozelo por causa de um engate. Sabe como é né…. dia de chuva, aquela garoa fina, e o cara tentou passar no meio de dois carros estacionados “quase grudados”. Resultado: chão.
    Disse que aquilo é pior que trava de chuteira de zagueiro argentino. Por isso, em defesa de meu amigo vitimado por tamanha imbecilidade do povo paulistano, faço coro a campanha: Abaixo ao Engate!!!
    Mas que deve ter sido engraçado isso foi !!

  20. Pedro Leite disse:

    Quem tem engate e não reboca nada deveria sentar na bola e se “engatar” !!!!!!!

  21. Nilton de Sousa Lope disse:

    Enfim, não dá. Lendo todos os argumentos contra e contra-contra engates, afinal o que tem de pró? Onde há vantagem de se ter um engate sem usá-lo para o devido fim, liberdade, moda? O perigo disso é justamente os equipamentos produzidos por empresas de fundo de quintal. Muitos motoristas, interessados em apenas um pedaço de ferro atrás do pára-choque, não se preocupam em comprar um engate que lhes dê o mínimo de segurança. Peças de má qualidade podem causar estragos que comprometem a carroceria, mesmo se a batida não for forte. Em situações extremas, rasgam a lataria ou entortam o chassi do veículo. As partes dianteira e traseira de um automóvel absorvem parte do impacto que seria transferido aos ocupantes em caso de colisão. Um elemento metálico e reforçado, instalado no chassi ou em outra parte estrutural, torna imprevisíveis a deformação do carro e a absorção do impacto em um acidente, tanto no automóvel que bate quanto no próprio atingido. Ah mas que se dane quem bate atrás! Bem Gerson lembre que nem toda colisão a culpa é de quem bateu atrás, e se você estacionando danificar o carro alheio na manobra? Que se dane também? O pedestre bateu a canela? Que se dane, prestasse atenção! Mas espera aí, Na lei de Gerson a gente tem que levar alguma vantagem, mas qual é ela mesmo? Liberdade de instalar ou não, liberdade de ter o próprio carro amassado, de amassar o dos outros, liberdade de ficar com o pescoço dolorido, liberdade de machucar o pedestre burro que não presta atenção? Alguém aí, tem um argumento técnico pró engate, a não ser o seu devido fim é claro, para provar que não é só contra quem é contra e que pesquisa o assunto antes de opinar ou vai apelar para a liberdade de dizer besteira? Se optar para a apelação, o assunto morreu…

    Obs. 1: Já tive Ka, nada contra gostava muito, anda bem “no plano”, por causa do peso potência é uma delícia no trânsito urbano, mas retomar de 80 para 100km na Imigrantes, mesmo que só com o motorista, é melhor ir para a direita e não amarrar fila. Serra de Maresias então…..
    Obs. 2: Conheço o suporte de bicicletas que é preso no engate, nada contra também, está sendo usado para o seu fim mas cuidado com a instalação e a qualidade do engate! Um amigo tinha um engate fixado na caixa do estepe que amassou com o pesso de 3 bikes de downhill, uns 20kg cada.

    Abraço à todos
    alguns modelos encobrem a placa o que é proibido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *