Blog do Flavio Gomes
F-1

Já dizia Max Mosley

Há anos Max Mosley vem dizendo que a F-1 não pode ficar nas mãos de montadoras. “Elas vêm e vão quando e como querem, quem toma as decisões são seus conselhos de acionistas”, prega o presidente da FIA. Levanto o tema diante da mais nova onda de boatos que se aproxima da costa, no rastro […]

Há anos Max Mosley vem dizendo que a F-1 não pode ficar nas mãos de montadoras. “Elas vêm e vão quando e como querem, quem toma as decisões são seus conselhos de acionistas”, prega o presidente da FIA.

Levanto o tema diante da mais nova onda de boatos que se aproxima da costa, no rastro do anúncio da contratação de Alonso pela McLaren. A saber: a Renault estaria preparando sua saída da categoria. Por isso Fernandinho teria assinado com os rivais. E mais: por isso os franceses não ofereceram muita resistência diante do assédio de Ron Dennis.

Se a Renault se pirulitar, que ninguém se surpreenda. No final de 1997, depois de seis títulos consecutivos com Williams e Benetton, a montadora resolveu ir embora. Argumentava (com alguma razão) que dali para a frente notícia seria a Renault perder, não ganhar. Dessa forma, era melhor sair de fininho. Mas pela porta da frente, por cima, sem ter de amargar o sabor da derrota que, mais dia, menos dia, chegaria.

Na França, neste ano, o presidente brasileiro da Renault Carlos Ghosn foi a um GP pela primeira vez. Ficou admirado com o que viu e afirmou que enquanto tiver resultados, a empresa vai ficando. A questão é: resultados na pista ou financeiros?

Vá entender a cabeça dos executivos. No fim do ano que vem a gente vai saber se os resultados que Ghosn levará em consideração são medidos em troféus ou euros.