Blog do Flavio Gomes
Carros

TRÊS RODAS

Algumas semanas atrás fui a Santos fazer uma matéria para o “Limite” sobre um carro de três rodas chamado Carcará. O nome não tem nada a ver com o original, foi apenas uma homenagem do engenheiro Carlo Portaleoni, que criou o que pode parecer, à primeira vista, uma geringonça de professor Pardal. Não é. O […]

Algumas semanas atrás fui a Santos fazer uma matéria para o “Limite” sobre um carro de três rodas chamado Carcará. O nome não tem nada a ver com o original, foi apenas uma homenagem do engenheiro Carlo Portaleoni, que criou o que pode parecer, à primeira vista, uma geringonça de professor Pardal.

Não é. O carro de três rodas de Carlo (ele não gosta de chamá-lo de triciclo, que por definição teria uma roda na frente e duas atrás) é a coisa mais violentamente veloz que já dirigi, com seu motor de 1.200 cc e câmbio sequencial. No site da sua empresa, a FNV, há todos os detalhes. E é estável que até assusta.

Aí, hoje, recebi por e-mail uma matéria bem interessante. A Volkswagen está desenvolvendo um veículo de três rodas que, pela foto, parece a cópia do Carcará de Portaleoni. Vejam aqui. Chama-se GX3, e seu conceito é exatamente o mesmo da bagaça que dirigi em Santos. Aliás, em São Vicente, já que o test-drive foi feito na Ilha Porchat.

Comparem os dois. O vermelho é o brasileiro. O cinza, o alemão. Vai que estamos entrando numa era de carros de três rodas…