Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

DEMORA, MAS VALE A PENA

Este link me foi enviado pelo amigo do peito Rogério Gonçalves, o homem da gasolina Petrobras na Williams. É um saco para baixar, e sem banda larga pode esquecer. Mas se tiver um tempinho, espere o arquivo entrar e veja essas imagens do primeiro GP da França, que está fazendo 100 anos. Foi disputado em […]

Este link me foi enviado pelo amigo do peito Rogério Gonçalves, o homem da gasolina Petrobras na Williams. É um saco para baixar, e sem banda larga pode esquecer.

Mas se tiver um tempinho, espere o arquivo entrar e veja essas imagens do primeiro GP da França, que está fazendo 100 anos. Foi disputado em 1906 numa pista enorme pelos lados de Le Mans. Ganhou um húngaro, Ferenc Szisz, de Renault. Uma prova de mais ou menos 1.200 km disputada em dois dias. 32 carros largaram, sempre em duplas: piloto e mecânico. Mas os dois podiam dirigir.

A barata da Renault, essa do desenho abaixo, nem era a mais rápida de todas. Mas tinha dois truques que lhe valeram a vitória. Primeiro, amortecedores hidráulicos, usados pela primeira vez em corridas; segundo, rodas traseiras de aros removíveis, que permitiam trocas de pneus em três ou quatro minutos, no máximo. Os adversários, coitados, não trocavam um pneu em menos de 15.

E olha que pneu furava bem, na época, porque se corria em cascalho, areia, madeira, paralelepípedo e o escambau a quatro. Tudo, menos asfalto. Szisz teve de parar nove vezes para trocar pneus. E ganhou com meia hora de vantagem para o segundo colocado.

A Renault já corria, e ganhava, 100 anos atrás. Como é que uma marca dessas pode sequer pensar em deixar a F-1?