Blog do Flavio Gomes
Publicidade

VONTADE DE VOMITAR

SÃO PAULO (até que uma cervejinha, neste sol…) – Antes de começar a responder os e-mails, não poderia deixar de registrar algo que me causou engulhos hoje. Voltando do Guarujá, onde passei o dia ontem depois do gélido périplo por Madonna di Campiglio, escutava o rádio. AM, que é o que mais gosto, embora esteja […]

SÃO PAULO (até que uma cervejinha, neste sol…) – Antes de começar a responder os e-mails, não poderia deixar de registrar algo que me causou engulhos hoje. Voltando do Guarujá, onde passei o dia ontem depois do gélido périplo por Madonna di Campiglio, escutava o rádio. AM, que é o que mais gosto, embora esteja cada vez pior, e em extinção.

E eis que entra no ar um comercial do Engov. Engov a quem muitas vezes na vida já agradeci efusivamente aos céus por ter sido inventado, etc. Acho que todo mundo já fez isso.

A voz é de algum artista, creio que Edson Cellulari. Um reclame politicamente correto, dizendo às pessoas para não encherem a cara e saírem dirigindo por aí depois de um baile de Carnaval. Lá pelas tantas, a conclusão: “Carnaval com bebida e direção só dão confusão”.

Fico pensando. Esse texto foi escrito por alguém, um redator de agência de publicidade que estudou, foi à escola, à universidade. Tem um bom emprego e deve ganhar bem. A agência deve ter cobrado uma nota do laboratório pelo anúncio. Publicidade é um negócio caro.

O texto foi escrito depois de horas de reflexão, provavelmente mostrado a um colega, depois submetido ao diretor de criação da agência, que consultou seus pares, que prepararam uma apresentação, que a agência mandou a um estúdio, que contratou o ator, que leu o texto várias vezes até ficar bom, que foi escutado pelo operador de áudio e pelos que dirigiram o comercial, que foi mostrado ao laboratório, que o aprovou, e que foi ao ar.

No mínimo umas 30 pessoas tiveram contato com essa brilhante peça publicitária antes que ela chegasse aos meus ouvidos e eu tivesse vontade de vomitar.

Como é que pode ninguém ter percebido o que estava sendo lido? “Carnaval com bebida e direção…”, hum…, pensou o redator. “São dois elementos, bebida e direção, isso aí é plural, com certeza.” Claro. Por isso, “dão confusão”.

É como dizer: carro com roda e pneu novo andam mais gostoso. Ou: mulher com peito e bunda são uma delícia. Ou ainda: avião com asa e turbina não caem.

Vivemos num país de analfabetos. A gente sabe disso todo dia na TV depois de comerciais de remédios: “ao persistirem os sintomas…”. Ao persistirem? Que tal “se persistirem”? Ou “persistindo”, já que todo mundo adora um gerúndio? (Se bem que brasileiro gosta mesmo é de gerúndio composto, essa praga. “Eu vou estar ligando para o senhor mais tarde”, sempre me dizem essas meninas que ligam aqui para vender celular, e eu respondo que “não vou estar atendendo à senhora”.)

Fica o registro. Se algum infeliz leitor deste blog for publicitário, e souber qual é a genial agência que bolou esse texto maravilhoso do Engov, procure um amigo lá. Diga que conhece um cara que quase vomitou no carro quando ouviu essa pérola: Carnaval com bebida e direção dão confusão.

“Dão” é enjôo, isso sim. Ainda bem que existe Engov.