Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

Ensaio sobre a feiúra

SÃO PAULO (como é fácil ganhar dinheiro…) – Pode até parecer implicância, já que volto ao tema e encomendei (essa é boa, encomendei) pesquisa no Grande Prêmio sobre o assunto, não dando muitas opções de respostas aos incautos que a responderem. Mas a discussão sobre esse negócio que chamam de Stock Jr. vai além da […]

SÃO PAULO (como é fácil ganhar dinheiro…) – Pode até parecer implicância, já que volto ao tema e encomendei (essa é boa, encomendei) pesquisa no Grande Prêmio sobre o assunto, não dando muitas opções de respostas aos incautos que a responderem. Mas a discussão sobre esse negócio que chamam de Stock Jr. vai além da estética.

A questão é: para que serve uma categoria dessas? Esses doravante chamados “carros” não são carros. Não existem no mundo real. Não foram concebidos como carros, têm mecânica de moto, são um amontoado de tubos soldados cobertos com uma camada de fibra de vidro que lembram vagamente um automóvel.

O cara que resolver correr desse negócio pode até se divertir. Deve ser rápido, pelo peso e pela natureza de um conjunto mecânico de motocicleta. Mas não vai se preparar para nada. Nem para correr de turismo comum, nem para a Stock, nem para monopostos.

É um caça-níqueis, apenas, terreno dos mais férteis para enxaguar divisas, como se faz com enorme galhardia no automobilismo (aqui e lá fora). Para desaguar recursos não contabilizados. Para criar gastança.

Do ponto de vista técnico e automobilístico, é uma perda de tempo. Esses “carros” são apenas brinquedos velozes que não parecem com nada, nem mesmo uma carroceria minimamente atraente conseguiram desenhar. E qualquer oficina que trabalha com fibra de vidro nas imediações de Interlagos faria melhor.

Via de regra, sou a favor de tudo que corre, gosto de corridas e de competição. Mas é preciso um norte para tudo na vida, um objetivo claro para modalidades esportivas. Por que não se consegue emplacar no Brasil um verdadeiro campeonato de marcas, com carros de verdade, sendo este um país que tem duzentas montadoras instaladas?

Inventaram mais um brinquedinho para pessoinhas ricas. É isso a Stock Jr. Carrinho para o Júnior brincar de correr. E tome grana na lavanderia.