Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

Não vai pegar, em todo caso…

SÃO PAULO (é bom puxar vento?) – Renato Campestrini, de Sorocaba, me envia a boa notícia, que reproduzo: A Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desenvolve estudos com a finalidade de sugerir ao Contran a proibição do uso do engate fixo para reboque de veículos. O principal objetivo é regulamentar […]

SÃO PAULO (é bom puxar vento?) – Renato Campestrini, de Sorocaba, me envia a boa notícia, que reproduzo:

A Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desenvolve estudos com a finalidade de sugerir ao Contran a proibição do uso do engate fixo para reboque de veículos. O principal objetivo é regulamentar o uso do engate para que ele possa ser empregado para a finalidade de reboque. Já falei o que acho dessa tolice, agora é com o governo.

O engate não é um equipamento de segurança como muitos acreditam. O uso inadequado desse dispositivo o torna um acessório capaz de aumentar as conseqüências resultantes de uma colisão, além de representar um risco adicional em acidentes com pedestres. Deve prevalecer o uso do engate removível ou retrátil.

Com a regulamentação do dispositivo os fabricantes, importadores e instaladores deverão inserir na estrutura do dispositivo uma plaqueta inviolável com a identificação do fabricante (razão social e CNPJ), a capacidade de tração e o modelo de veículo ao qual o engate se destina. O estudo encontra-se em fase final e após conclusão será encaminhado ao Contran para deliberação.

13.02.2006

Fonte: www.denatran.gov.br