Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Loucos 70

SÃO PAULO (longa é a noite) – Hora de ir embora, mas ainda dá tempo de um singelo tributo aos VW de corrida. Há uns meses, o blogueiro Fábio Henrique me mandou essas fotos, sabedor do meu apreço pelos Passat. Fábio acabou confundindo um pouco as bolas, porque na verdade trata-se de um Scirocco, que […]

SÃO PAULO (longa é a noite) – Hora de ir embora, mas ainda dá tempo de um singelo tributo aos VW de corrida. Há uns meses, o blogueiro Fábio Henrique me mandou essas fotos, sabedor do meu apreço pelos Passat. Fábio acabou confundindo um pouco as bolas, porque na verdade trata-se de um Scirocco, que correu as 24 Horas de Spa em 1978.

O carro das fotos foi pilotado pela dupla Ickx-Redman, e Jacky ainda era piloto de F-1, da Ensign. Mas naqueles tempos, nem tão remotos assim, piloto de F-1 brincava em outras praias, também.

Spa enchia de gente até a tampa para ver carros de turismo na pista, pilotos de nível, marcas conhecidas. A dupla correu pela equipe do Clube Belga de VW. As arquibancadas cheias, os campings também. Só em Spa isso ainda acontece de verdade na F-1, ainda hoje. E na Alemanha também, vá lá.

Tinha de tudo, e acho que isso atraía torcedores. Os mesmos carros que o cara podia comprar na loja estavam lá, na pista, naquele palco sagrado de Spa-Francorchamps, suas enormes retas e curvas perigosas. Se resistissem àquilo por 24 horas, digamos que qualquer um poderia ser uma boa compra…

De lado, o Scirocco lembra nossos Passat, até mesmo o Gol, claramente inspirado nesse modelo “bunda cortada” da VW. Não sei o resultado dessa corrida. Mas nossos matusaléns hão de descobrir. Bom descanso a todos.