Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Que seja a última

SÃO PAULO (quebrando promessa) – Quando criei este blog, prometi a mim mesmo que jamais falaria de futebol neste espaço. Brinquei uma única vez, quando a Portuguesa ganhou do Corinthians. Punto e basta, como se diz na Itália. Mas é impossível, trabalhando com esporte, ficar à margem do que aconteceu agora há pouco no Pacaembu. […]

SÃO PAULO (quebrando promessa) – Quando criei este blog, prometi a mim mesmo que jamais falaria de futebol neste espaço. Brinquei uma única vez, quando a Portuguesa ganhou do Corinthians. Punto e basta, como se diz na Itália.

Mas é impossível, trabalhando com esporte, ficar à margem do que aconteceu agora há pouco no Pacaembu.

Há uma única atitude aceitável nesse caso, que tem de partir da Conmebol: banir o Corinthians de qualquer competição sul-americana por um longo tempo. É só assim que esses torcedores (e não foram poucos) que derrubaram o alambrado e enfrentaram a polícia como animais acabarão, um dia, igualmente banidos das arquibancadas por aqueles torcedores de bem, que são imensa maioria.

Foi o que aconteceu com o Liverpool em 1985, depois da tragédia de Heysel. Aliás, com o futebol inglês inteiro. O país todo pagou pela selvageria dos hooligans porque seus clubes foram proibidos de disputar competições continentais pela Uefa. Naquela ocasião, não foram todos os torcedores do Liverpool que massacraram os da Juve na Bélgica, matando 39 pessoas. Mas todos eles pagaram pelo que uma minoria fez. E nunca mais isso se repetiu. Hoje a paz reina na Inglaterra, o Liverpool é o atual campeão europeu e o Arsenal decide o título deste ano no dia 17. Nos estádios ingleses, não há mais alambrados.

Repito, e é o que direi na TV amanhã: a única medida aceitável é banir o Corinthians das competições sul-americanas por cinco, dez, vinte anos. A torcida corintiana se orgulha de seu tamanho e fidelidade, e costuma dizer que o Corinthians é uma torcida que tem um time, e não o contrário. Pois essa torcida, que se comporta dessa forma, não pode disputar nada se não souber perder.

Tirei meu filho da sala na hora da invasão. Aquilo é pior do que filme de terror.