Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Retratos de uma época, retratos de um país

SÃO PAULO (em P&B tudo é diferente) – A sequência de fotos que vou colocar agora, em três ou quatro posts, merece uma atenção especial dos blogueiros. Foram-me enviadas pelo leitor/telespectador Henrique Vieira, de Araguari, no Triângulo Mineiro. Henrique é piloto de kart, mas fotógrafo de profissão. Vem de uma família tradicional no ramo, “na […]

SÃO PAULO (em P&B tudo é diferente) – A sequência de fotos que vou colocar agora, em três ou quatro posts, merece uma atenção especial dos blogueiros. Foram-me enviadas pelo leitor/telespectador Henrique Vieira, de Araguari, no Triângulo Mineiro.

Henrique é piloto de kart, mas fotógrafo de profissão. Vem de uma família tradicional no ramo, “na labuta desde os 13 anos onde comecei ajudando meu pai em eventos sociais”, contou. Nem sei se vai ler isso, porque a essa altura Henrique deve estar nos EUA, onde pretendia assistir a uma corrida da Nascar em Phoenix. Mas isso é detalhe.

Seu avô, Geraldo Vieira, foi quem começou a história familiar nas fotos. Adorava corridas e dava suas esticadas com motocicletas. Geraldo era um puta fotógrafo, como as imagens comprovam. Mas não se limitou a clicar carros. Talvez seu trabalho mais marcante tenha sido registrar a construção de Brasília, aventura brasileira que pode ser comparada a qualquer grande epopéia da Antiguidade.

Geraldo Vieira é esse aí embaixo, com os índios.

A primeira de corrida que o Henrique selecionou é essa outra aí embaixo, tarefa para nossos Matusaléns do blog. Onde, quando, como, quem e por que são as perguntas que o pessoal daqui, certamente, vai saber responder.

Henrique e seu pai estão digitalizando o arquivo de Geraldo Vieira, que foi doado em 1996 ao Arquivo Público de Araguari. São 15 mil negativos e 2.800 fotos.

Nos próximos posts vou colocar algumas que o Henrique gentilmente me enviou para dividir com vocês. É uma grande e adorável viagem no tempo e no espaço.