Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

21 de junho, dia do Passat

SÃO PAULO (solstício ou equinócio?) – Hoje é Dia do Intelectual, Dia da Mídia, Dia do Mel e Dia do Migrante. Também é dia de lembrar o tri, 21 de junho de 1970. Mas hoje é, como lembra o passateiro André Grigorevski, aniversário do lançamento do Passat. Escreve André: “No dia 21 de junho de […]

SÃO PAULO (solstício ou equinócio?) – Hoje é Dia do Intelectual, Dia da Mídia, Dia do Mel e Dia do Migrante. Também é dia de lembrar o tri, 21 de junho de 1970. Mas hoje é, como lembra o passateiro André Grigorevski, aniversário do lançamento do Passat.

Escreve André: “No dia 21 de junho de 1974 o carro foi oficialmente apresentado aos revendedores e imprensa em geral, com as vendas começando dias depois. No Rio, a apresentação aconteceu no antigo Hotel Nacional, que funcionava em São Conrado”.

Esse hotel, pecado dos pecados, é hoje um imenso cilindro de concreto deserto, fantasma mesmo. Nos tempos de F-1, era um dos centros nervosos do GP do Brasil.

Mais sobre a história do Passat tem aqui no BestCars. Mais ainda na belíssima Homepage do Passat. Página do André, que um dia me contou, por e-mail, que Passat é o nome de um vento.

Bons ventos o trouxeram. Hoje vou sair de Passat. Se você vir esse beginho aí na rua, sou eu.

E conta mais o Grigorevski: “A expectativa em torno do lançamento foi tão grande que a revista Auto Esporte na época contava que em maio um homem acompanhado de uma pasta chegava à portaria da VW em São Bernardo do Campo procurando alguém do Departamento de Vendas. O motivo? Comprar um Passat. Na pasta, Cr$40.000 em dinheiro. Obviamente, não teve jeito e ele não levou o carro. Já os testes de resistência do Passat que antecederam o seu lançamento no Brasil foram realizados… na antiga fábrica da Vemag, no bairro Ipiranga!”

Só podia, mesmo…