21 de junho, dia do Passat

SÃO PAULO (solstício ou equinócio?) – Hoje é Dia do Intelectual, Dia da Mídia, Dia do Mel e Dia do Migrante. Também é dia de lembrar o tri, 21 de junho de 1970. Mas hoje é, como lembra o passateiro André Grigorevski, aniversário do lançamento do Passat.

Escreve André: “No dia 21 de junho de 1974 o carro foi oficialmente apresentado aos revendedores e imprensa em geral, com as vendas começando dias depois. No Rio, a apresentação aconteceu no antigo Hotel Nacional, que funcionava em São Conrado”.

Esse hotel, pecado dos pecados, é hoje um imenso cilindro de concreto deserto, fantasma mesmo. Nos tempos de F-1, era um dos centros nervosos do GP do Brasil.

Mais sobre a história do Passat tem aqui no BestCars. Mais ainda na belíssima Homepage do Passat. Página do André, que um dia me contou, por e-mail, que Passat é o nome de um vento.

Bons ventos o trouxeram. Hoje vou sair de Passat. Se você vir esse beginho aí na rua, sou eu.

E conta mais o Grigorevski: “A expectativa em torno do lançamento foi tão grande que a revista Auto Esporte na época contava que em maio um homem acompanhado de uma pasta chegava à portaria da VW em São Bernardo do Campo procurando alguém do Departamento de Vendas. O motivo? Comprar um Passat. Na pasta, Cr$40.000 em dinheiro. Obviamente, não teve jeito e ele não levou o carro. Já os testes de resistência do Passat que antecederam o seu lançamento no Brasil foram realizados… na antiga fábrica da Vemag, no bairro Ipiranga!”

Só podia, mesmo…

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markao
markao
14 anos atrás

tenho um pointer “1988“ cinza,adoro meu passat,até a placa é
o ano dele .

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Grande relato, Nasser, esse tipo de coisa, no fim, só enriquece a história de um automóvel. Sempre achei intrigante aquele carro marrom nos primeiros anúncios do Passat! Bem, se você ainda tiver um 1800, vamos marcar a revanche, com meu Passatinho! “Vamos” perder de novo, mas daremos boa risadas. Respondendo ao blogueiro anterior, não, não uso insulfilm em hipótese alguma. O carro tem vidros verdes, mesmo. Acho insulfilm uma bobagem inominável.

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

flávio,

eu estava na apresentação. foi na barra da tijuca, num barzinho de madeira, curva sul do antigo circuito de rua – o mesmo da apresentação do Malzoni de lata pelo Marinho, na famosa disputa contra o Porsche 356 2 litros do Chico Landi.
fui de dodge 1800 versão s.e. – queria dizer special edition mas, simplificado, era entendido como sem equipamentos … ainda não estava à venda. viajei de s paulo ao rio com o carro e do hotel nacionalà barra dei carona a outro jornalista, o fernando calmon.
parei em local protegido para não disputar espaços com o lançamento.
naquele tempo a volkswagen no brasil agia como se estivesse sob o comando do Kaiser, eram os donos da verdade.
os engenheiros começaram grande explicação sobre o carro. que fazia isto, aquilo, que era melhor … estas bobagens que engenheiro comete quando resolve agir como publicitário.
perguntei, bobamente, se era melhor que o Corcel, líder de vendas. era.
se superava o dodge 1800 com motor maior. sim.
test-drive. combinei com o fernando. ele, volkswagenmaníaco pela osmose com a porsche, iria de passat. eu buscaria o 1800 e alinharíamos em frente ao buteco para arrancar. engenheiro e fã da marca, o calmon disse que o passat daria um pau no 1800 e que ele teria que arranjar um calendário para marcar a diferença …
as visões germânicas são deturpadas.
quando cheguei com o dodginho as caras alemãs da engenharia eram de uma desolação africana. estava óbvio que a mentira apareceria. juntamos os motores no giro e, obviamente, o 1800 saiu na frente. tinha mais torque, o peso do s.e. era menor, e o motor estava razoavelmente solto – comigo o carro tinha andado uns 1.000 km.
o passat, justo porquanto O km, com menos torque, não conseguiu ultrapassar. ficou para trás na arrancada e na pequena volta.
ficou mal na foto.
depois, a primeira série mostrou a inadequação do desenvolvimento. toda a pesquisa de transformação do carro em proposta alemã para enfrentar as condições brasileiras foram feitas na alemanha. daqui enviaram-se gasolina, lubrificante e pneus. as primeiras séries eram frágeis, até na estrutura.
na verdade o lançamento foi germanófilo. até a agencia de propaganda foi mudada. deixaram a alcântara machado, que conhecia e conhece o mercado brasileiro, e trouxeram a ggk, agencia alemã. o anúncio de apresentação, neste país tropical de luzes, cores e paisagens, era num estúdio, um carro marrom contra um fundo marrom. os Kaiser, depois, caíram na real.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Esse é o meu fraco…
Tive dois Pointer, um 84 (primeiro AP 1.8 junto com o Gol GT) vermelho com teto solar e banco Recaro, e um 89 última série com os mesmos equipamentos e ar condicionado… Esse último troquei por um Gol GTI 94 zero bala. Se arrependimento matasse…
Ainda vou ter um Iraqueano com mecânica do Pointer e interior cinza!!
Flavito, esse bege é o sonho do meu irmão, com as sobrecalotas e a calotinha. Ele tá filmado de leve??

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O motor do Passat tem origem com a Mercedes, que era meio dona/parceira da Auto Union antes da compra pela Volks, e nada tem a ver com o motor 2T dos DKW.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Já ia esquecendo…

Será que o Roberto Brandão não teria uma(s) fotos(s) desse Dacon que era dele pra enviar?

Hoje, os Dacon estão em extinção!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Boa, Flávio! Nada melhor do que comemorar esse dia levando o Passat pra passear. Eu mesmo não fiz isso, porque achei maldade enfrentar o péssimo trânsito da ponte Rio-Niteróie um estacionamento empoeirado durante todo o dia. Depois tenho que subornar o meu “filho” com algumas voltas e uma bela lavagem, pra compensar esse dia importante que ele passou parado.

Renan, o Passat Village (LS ou GL, dependendo do ano) só apareceu com essa denominação em 1984. Você provavelmente tinha um LS, não?

E lembrando também ao pessoal que a partir de 83 os Passat já possuiam os 4 faróis quadrados, e não apenas a partir de 85. ;-)

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Extra, Extra Passat do Flavio Gomes deixou ele na mão, e não foi culpa do Passatinho e sim do Flavinho, faltou gasolina????

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Pessoal, na foto aí do Passat, lá no fundo, escondidinho, não é o famoso Deka 96?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sobre Passat tem uma historinha boa, do nosso querido Roberto Brandão, que lá pelo início dos 80 foi dono de um Dacon. Botou o bicho prá andar em Interlagos e se empolgou demais. Quase não chega em casa, com os pneus radiais totalmente lixados devido ao asfalto abrasivo da pista. Acho que teve de vender o carro pra comprar os pneus…

JURASSICO
JURASSICO
17 anos atrás

Caspite! é mesmo .! eu “queceu” .
Ale’m de jurassico sou esclerosado.
vou me enforcar num pé de couve!

RENAN NERY
RENAN NERY
17 anos atrás

Hoje sou dekavezeiro mas já fui Passatzeiro, meu primeiro carro: Um Passat Vilagge Ano 1980, comprei usado em 1986 com apenas 9.000mk, morava em Salvador/Ba e a placa era AMARELA ,duas Letras ” AT-7614″, bela lembrança com final triste, só saia aos sábados, domingos e feriados e com poucos meses de uso estacionei na porta de uma Pizaria no Farol da Barra, veio um Onibus Coletivo desgovernado bateu no fundo e entrou até as portas que não mais abriam, entrei na justiça contra a empresa para consertá-lo, pois não tinha seguro, a empresa faliu era em nome de laranjas e ambos apodreceram no pátio do DETRAN/BA. por isto não esqueço da placa. ” AT-7614″.
Renan.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
17 anos atrás

PRO JURASSICO:

Como nunca teve Passat com 4 faróis quadrados? E os Village/GL/GTS Pointer a partir de 1985 ? Procure uma foto de qualquer GTS Pointer 1987 e verá os quatro faróis !!!

Carlao

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Não podemos deixar de mencionar que, em uma época de importações proibidas, o povo endinheirado comprava os fora-de-série nacionais ou o Passat Dacon.

A Dacon fazia modificações no Passat que iam de parachoques pintados na cor do carro com polainas “retráteis” até uma mudança geral na traseira que o deixava com 3 volumes.

Também tinha um com vidro traseiro curvo e um targa. Dois deles podem ser vistos em http://www.obvio.ind.br/Historia%20da%20DACON.htm

JURASSICO
JURASSICO
17 anos atrás

1- mas a primeira série tinha um cambio pra lá de sem vergonha. O meu vizinho tinha um e bateu no poste porque ia engatar a ré e entrou a primeira. Eles só corrigiram isso em 1.976.
2- Pro Pedro Jung – nunca teve Passat com 4 farois quadrados. O TS tinha 4 redondos. Depois, em 82 passou a ser retangular.
3- Pro Caique – Tem uma história, que o super-entendido em Audi chamado Flavio Gomes pode explicar, que a Auto-Union pertenceu ao presidente da Daimler-Benz, um certo senhor Flick, de 1958a 68. Quando deu zebra , a pedido do governo alemão a VW cacifou a compra (como a Porsche fez agora com a VW para a Toyota não entrar; e depois vem me falar de livre mercado). A DB tinha ordenado que a DKW parace de fazer motores 2T, e então desenvolveram o MD 80, tataravô dos AP.
Deve ser isso.

edu
edu
17 anos atrás

FG, vc bem q podia fzr um artigo sobre os mitos do passat…
eu nunk comprei um pq todo mundo fala q ele eh um pessimo carro… q pega fogo… q eh igual corcel e chevete…..
fala mais sobre os mitos q envolvem esse carro…
abraco

roger
roger
17 anos atrás

Vou tomar bomba….
-Mas se tem um carro que marcou por sua construção moderna, leve e veloz no país tem nome PASSAT.
-Pena que ele foi feito pela ‘maldosa’ VW… se fosse Audi, estaria sim em bom nome! (sofri muito com á VW !!!)

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Gosto soh do TS!

Geraldo
Geraldo
17 anos atrás

Esqueceram do mais importante deste dia, é meu aniversário…..

Airton
Airton
17 anos atrás

Não só Passat, mas também Scirocco, Santana, Golf, Polo, entre outros nomes criados nas décadas de 70 e 80 são nomes de ventos.

Caique
Caique
17 anos atrás

MArcello,

O Motor do Passat veio da DKW, porém nunca foi usado por um DKW e sim por um AUDI, pois a DKW tinha sido comprada pela Volks. O Modelo , acho que era MD 80 ou algo parecido.

Sor
Sor
17 anos atrás

Gomes, por acaso vc andou com seu Passat nesta terça de manhã, perto da estação Santa Cruz?

Se sim, belo carro.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Se não me engano, o motor do Passat deriva do Motor do DKW, que posteriormente transformou-se na família AP. Me socorram matuzas!

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

A Volks usou tantos nomes de ventos que acabou batizando um carro como “Vento” mesmo.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

é Pedro ,
a VW teve uma época que botava nome de vento em tudo que era carro, Passat, (vento que sopra na califórnia), Santana (acho que tb é outro vento californiano ou redondezas hehe) Scirroco (vento que sopra da Líbia para o mediterrânio) e recentemente o Bora (nome de vento que sopra no mar adriàtico).

Jonny'O
17 anos atrás

Meu Pai teve 3 Passats ,o primeiro foi um branquinho 1975 ,1.5 lembro do meu pai dizendo que o carro andava muito mas subia pouco, acho que a relação era longa , sei lá.
Depois foi um Vilage branco também , nessa época eu já era Ferrarista e fazia cara torta pro carro , achava que meu pai tinha que ter um Fiat.Depois ele teve um Pointher dourado ,era impressionante o carro principalmente sua estabilidade que era algo fora do comum , só quem dirigiu vai entender.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ainda terei o meu, não tenho dúvidas!
E até sei o modelo, seria aquele com 4 faróis quadrados e os parachoques cromados!!

E Vale lembrar que “Santana” também é nome de um vento.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

muito bonitinho o beginho.
quase tão bonitinho qto o que disputa a super classic

Doug
Doug
17 anos atrás

Passat, grande carro, grande história!

Edgar
Edgar
17 anos atrás

Poxa, meu falecido pai que era taxista trabalhou com dois passats ambos do ano de 1986 eu adorava o LSE que era o “iraquiano”.. %!$&#carro bonito.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Flavio,
Acho que o solsticio ocorre durante o inverno e o equinocio no verao, nao eh isto?

Eu tb adoro o passat!!!

abraços

pedro pessoa
pedro pessoa
17 anos atrás

Viva o passat! o primeiro esportivo nacional!!! O ts claro!