Blog do Flavio Gomes
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Ainda dá para viver neste mundo

SÃO PAULO (os grandes timoneiros) – Saudemos a volta do velocíssimo Horse Power. Ele se arrepiou com meus Lada, vai gostar dessa aqui — boa lembrança do blogueiro John Locke, que conseguiu se comunicar da escotilha. Na China ainda fabricam motos baseadas num projeto da BMW da década de 30. Pelo que li alguns anos […]

SÃO PAULO (os grandes timoneiros) – Saudemos a volta do velocíssimo Horse Power. Ele se arrepiou com meus Lada, vai gostar dessa aqui — boa lembrança do blogueiro John Locke, que conseguiu se comunicar da escotilha.

Na China ainda fabricam motos baseadas num projeto da BMW da década de 30. Pelo que li alguns anos atrás, os chineses tomaram o projeto na mão-grande, não pagam royalties e que se dane. O fato é que fazem BMW 1938 zero bala.

Deu em “O Globo”: Imagine comprar em 2006 uma motocicleta 0km, modelo 1938… Pois a China ainda faz em série as clássicas BMW R71 do pré-guerra. Hoje batizadas de Chang Jiang 750, essas motos ainda mantêm, em uma de suas versões, o motor com válvulas laterais. Sua história é longa e curiosa: a fábrica foi transferida da Alemanha para a União Soviética após a Segunda Guerra e, nos anos 50, o ferramental foi repassado à China. Em meio a tantos produtos chineses que chegam ao Brasil, bem poderiam nos mandar algumas dessas charmosas máquinas.

A Chang Jiang, claro, tem um site oficial. Essa bagaça, que é linda, tem legiões de fãs nos EUA. Como não tem muita BMW 1938 espalhada por aí, os caras compram dos chinas e se divertem pelas routes da vida.

O Veloz, que também deve ser motoqueiro, pode nos contar mais. Por enquanto, fiquem com o aperitivo aí embaixo.