Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Brasileiros na Copa

SÃO PAULO (falo mesmo) – Tenho resistido a falar de Copa aqui, entre outros motivos porque há diversos e excelentes blogs de colegas que estão na Alemanha acompanhando tudo de perto. Mas vale um pitaco. Muita gente estranha o comportamento apático da “torcida brasileira” nos estádios alemães. Até a turma de Gana faz mais barulho. […]

SÃO PAULO (falo mesmo) – Tenho resistido a falar de Copa aqui, entre outros motivos porque há diversos e excelentes blogs de colegas que estão na Alemanha acompanhando tudo de perto.

Mas vale um pitaco. Muita gente estranha o comportamento apático da “torcida brasileira” nos estádios alemães. Até a turma de Gana faz mais barulho.

Explicação simplérrima. Esse povinho brasileiro que vai a Copas do Mundo: 1) nunca vai a estádios no Brasil, portanto não sabe o que é torcer; 2) tem como prioridades, pela ordem, aparecer atrás da Fátima Bernardes nas entradas ao vivo para o Jornal Nacional, ou atrás de qualquer repórter na entrada do estádio, ou se fantasiar de índio para aparecer na TV, ou levar um cartaz com algum recado para o Galvão, em geral o muito criativo “filma eu”.

Por isso ninguém canta, ninguém grita, ninguém faz nada nas arquibancadas. Torcedor brasileiro em Copa não é torcedor, é turista, o que é muito diferente.