Brasileiros na Copa

SÃO PAULO (falo mesmo) – Tenho resistido a falar de Copa aqui, entre outros motivos porque há diversos e excelentes blogs de colegas que estão na Alemanha acompanhando tudo de perto.

Mas vale um pitaco. Muita gente estranha o comportamento apático da “torcida brasileira” nos estádios alemães. Até a turma de Gana faz mais barulho.

Explicação simplérrima. Esse povinho brasileiro que vai a Copas do Mundo: 1) nunca vai a estádios no Brasil, portanto não sabe o que é torcer; 2) tem como prioridades, pela ordem, aparecer atrás da Fátima Bernardes nas entradas ao vivo para o Jornal Nacional, ou atrás de qualquer repórter na entrada do estádio, ou se fantasiar de índio para aparecer na TV, ou levar um cartaz com algum recado para o Galvão, em geral o muito criativo “filma eu”.

Por isso ninguém canta, ninguém grita, ninguém faz nada nas arquibancadas. Torcedor brasileiro em Copa não é torcedor, é turista, o que é muito diferente.

Comentários

  • É Flavio,

    O torcedor de verdade, aquele do povão que deixa de comprar leite para o seu filho para pagar uma entrada num estávio de futebol e torcer feito um doido pelo seu clube, não tem condições financeiras de ir para a europa assistir a Copa do Mundo.

    Jovino

  • Ao amigo Totiy:
    Olha, eu não sou politicamente correto, como vc insinuou, ao contrario, mesmo não apreciando o “noço guia”, torci DE VERDADE para ele dar certo, mais que isso, continuei com meu trabalho naturalmente… Votaria tranquilamente nele no segundo turno….enfim…acho que vc não percebeu o “espirito da coisa” do meu comentário…só isso…não fui deselegante, não fui xiita nem nada parecido….aprecio deveras o trabalho do FG…mas, reconheço que, AS VEZES, ele apaga incendio com gasolina…´so isso…da mesma forma como vc ou eu, eventualmente. A diferença é que eu não tiro frase do texto …eu o leio inteiramente e tento compreender o todo …nunca se esqueça que a verdade tem muitas facetas, e que ela, A VERDADE, não é de ninguém…saudações….

  • Na proxima copa devemos mandar para a Africa:torcedores da mancha ;da independente,dos gaviões;todos eles pulando iguais a macacos,cantando palavrões e mandando as torcidas adversarias para Itú;mostrando ao mundo o verdadeiro Brasil. O Henfil num livro falava da vergonha dele quando um onibus de brasileiros passou por ele com a gang batendo a lataria e gritando ;isso é ridiculo, essa minoria infeliz tem sempre alguem que diz ele é pobre pode fazer o que quizer, como a pastoral,o mst o pcc, eé claro o pt.

  • Ah, estava esquecendo. Nao sou macaco para ficar pulando e gritando.
    Os estadios aqui sao bem construidos e nao tem membros do pcc aqui como nos estadios ai no Brasil. Deve ter membros da cupula do MST e do PT, mas as custas do dinheiro do povo que voce defende nos seus comentarios imaturos e ingenuos.

  • Estou na Alemanha nao devo nada a ninguem. Estou as custas do meu trabalho como vc quando viajava FG.

    nao viajo de classe economica, nem pela cvc. Tenho ingresso para a final.

  • bem srs,em especial ao sr reginaldo.nestes tempos de a opção de comportamento politicamente correto ser a melhor politica,temos o a opção de alguns jornalistas,que embora não sejam especializados em politica,não ficam em cima do muro da mediocridad, na qual o brasil com b minusculo,esta se transformando, para nao dizer baixo nivel mesmo. Porque reclamar da opção politica partidaria do sr gomes
    se,ele mesmo cobra que esperava mais do ¨governo petista¨como a grande imprensa insiste em chamar o gov do país, como se não fosse um gov de coalizão. Que mentalidade mesquinha achar que colecionando automoveis antigos o cara tem que ser de outra posição politica.
    será que não que queremos viver, se já não estamos, na epoca das capitanias hereditarias ?

  • Alguem tinha dúvida que seríamos derrotados? Na boa, pelo que apresentamos nas outras partidas, só com muita sorte… e foi acreditando nela que os jogadores ficaram parados.
    Quanto ao FG, o cara parecia meio puto, e descarregou. Todo mundo faz isso.
    Quanto a RG, nada a comentar.
    abs
    Pedro Canario

  • Nunca acreditei que a copa de 98 foi vendida para a França como se chegou a especular. Mas desta vez a atitude de alguns jogadores parece confirmar isto. No gol da França não só Roberto Carlos ficou parado, pelo menos 3 jogadores brasileiros fizeram a mesma coisa. Uma atitude muito suspeita, ate mesmo Pelé comentou. Parece que esta tudo orquestrado para dar o título aos dono da casa.

  • Pô Gomes:
    Todos os que, aqui frequentam, sabem que vc é petista e tals…td bem, cada um escolhe o que lhe der na telha e, apesar disso, sempre respeitei as suas colocações sempre pontuais e de muita coerencia; no entanto, as vezes, vc dá umas escorregadas indesculpáveis e, vc, tem uma vida que não tem nada a ver com o que vc apregoa como o ideal proposto pelo “noço guia”….coleção de carros, dono do próprio nariz nas escolhas profissionais, praticante de esporte elitista, e por ai vai….será que aquilo que vc está querendo é um “paracetamol” ou “nike” estampado no 96?….eu mesmo, não vou mais a estadios de futebol….não tem razão de arriscar minha integridade física, ou mesmo do meu carro “guardado” pela tchurma da rua (pagamento adiantado doutor!)…lá fora, pelo menos, o povo é mais civilizado…(vc mesmo tem cronicas saborosas comentando a civilidade)…fica na tua…sou seu admirador, mas, eu fico aqui pensando que o que vc quer mesmo, de vez em quando, é apagar incendio com gasolina….o que não deixa de ser coerente com o espirito do blog….

  • Torcedor do Brasil na Copa não é torcedor!
    Jogador do Brasil na Copa não é jogador!

    Bem mundo, desculpem pelo vexame hein… vamos reaprender com o Zidane como se joga com classe, elegância e categoria e depois conversamos….

    Gomes, que tal voltarmos aos carros hein?

    Abraço!

  • sem generalizar muito, mas é verdade que o o público brasileiro de copa do mundo,é turista… sem dúvida!! tinha muita gente no estádio ontem, era notavel e equilibrado a quantidade de brasileiros e franceses, mas ninguem ouvia ndaaa da torcida brasileira.. so uma vezz, qdo pediu a sujestiva entrada de robinho.. Pohha.. ainda nao acredito! Lúcio, Juan e Dida estao de parabéns… o resto deveria tomar vergonha na cara, olhar p povo sofrido aqui, deixar de hipocrisia e jogar bola!!

    Ronaldinho na hora do hino, q filmaram ele, colocou o simbolo da NIKE no diadema dele, qdo comecou o jogo, pos o R, ou seja, qdo ganhou com isso??? foram p/ copa pra jogar bola ou ganhar dinheiro??…

    Essa eh foi a copa dos Hipocritas, do dinheiro!! infelizmente!

  • Bom, considerando que em 1986, como alertou Reginaldo Leme, o Brasil perdeu para França nas quartas de final e na vépera de um GP dos EUA, vencido por Senna, só nos resta torcer pelo MAssa e por Barrica. Pobre de nós…

  • Nós acreditamos no Rubinho e quebramos a cara. Acreditamos no PT e quebramos a cara. Acreditamos na seleção e quebramos a cara tambem. E agora???
    Torcida de fato causa impacto. Mas não ganha jogo.
    O torcedor mais importante que faltou foi o Parreira.
    Veja o Scolari. Ele joga com o time de lá do banco. Entra em erupção por causa de qualquer coisa.
    Ele torce a favor do time dele e contra o que tiver na frente.
    Esse torcedor jamais pode faltar.
    O Scolari não falta nesse aspecto porque ele sempre acredita nele, no que ele faz e no que ele quer.
    E isso faz uma diferença absurda.

  • Foi uma das piores participações brasileiras . Só perdeu pra 1990.
    Decepeção total, Brasil perde o posto de melhor do mundo que tinha desde 1994.
    Isso é bom pra baixar a bola destes galáticos.. Chega de Roberto Carlos, Cafu, Fenômeno, Parreira, Zagalo..
    Renovação Já !!!
    Jogador em final de carreira é sempre autoconfiante demais, e parecem Deuses sem defeitos que não podem ser criticados e nem analisados… Vem sempre aquele papo.. O Ronaldo, já fez muito pelo Brasil etc etc etc… Humildade é bom e não custa nada.. De volta a realidade brasileiros que adoram ser enganados !

  • Cada país com sua seleção…
    Só pra citar…que os jogadore$$ nem estavam preocupados com o país, torcedores ou o escambau…nem se abalaram com a derrota…os caras tão mais preocupados com as renovações de contrato com mais cash entrando que com um caneco que é disputado de quatro em quatro anos…
    Acorda Brasil!! Esperança de 4 em 4 anos em copa já foi…
    O duro foi aguentar as descuplas esfarrapadas da maior prejudicada na Copa…a RG…