Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (dá um vazio…) – No Líbano, mais 54 mortos. Todos civis. Um milhão de pessoas fugindo. A ONU não faz nada, ninguém faz nada. Ai de quem falar mal de Israel. Vira anti-semita. Não é nada disso. Não se trata de uma questão, agora, de raças ou religiões. Trata-se de uma questão de […]

SÃO PAULO (dá um vazio…) – No Líbano, mais 54 mortos. Todos civis. Um milhão de pessoas fugindo. A ONU não faz nada, ninguém faz nada. Ai de quem falar mal de Israel. Vira anti-semita.

Não é nada disso. Não se trata de uma questão, agora, de raças ou religiões. Trata-se de uma questão de governo, e o fato é apenas um: o governo de Israel está atacando e invadindo o Líbano. E governo nenhum faz nada. O Iraque invadiu o Kuwait em 1991 numa disputa por território que lhe fora tungado e deu no que deu. A polícia do mundo foi lá e fez sua divertida guerrinha de videogame.

Não me conformo.

Ontem revi as fotos que fiz em Beirute em 2004 e me deu uma dor na alma. Lembrei de Darine, a moça que conheci no avião. Feliz da vida, uma garota alegre, cheia de namorados. Cristã. Tinha pequenas cicatrizes na pele macia, estilhaços de granadas, coisa do gênero. Ela falava de granadas com a naturalidade de quem, aos 5 anos de idade, convivia com isso.

Espero que Darine esteja viva.