Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (dá um vazio…) – No Líbano, mais 54 mortos. Todos civis. Um milhão de pessoas fugindo. A ONU não faz nada, ninguém faz nada. Ai de quem falar mal de Israel. Vira anti-semita.

Não é nada disso. Não se trata de uma questão, agora, de raças ou religiões. Trata-se de uma questão de governo, e o fato é apenas um: o governo de Israel está atacando e invadindo o Líbano. E governo nenhum faz nada. O Iraque invadiu o Kuwait em 1991 numa disputa por território que lhe fora tungado e deu no que deu. A polícia do mundo foi lá e fez sua divertida guerrinha de videogame.

Não me conformo.

Ontem revi as fotos que fiz em Beirute em 2004 e me deu uma dor na alma. Lembrei de Darine, a moça que conheci no avião. Feliz da vida, uma garota alegre, cheia de namorados. Cristã. Tinha pequenas cicatrizes na pele macia, estilhaços de granadas, coisa do gênero. Ela falava de granadas com a naturalidade de quem, aos 5 anos de idade, convivia com isso.

Espero que Darine esteja viva.

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
PAULO MENDES
PAULO MENDES
17 anos atrás

CAIQUE, NÃO CONCORDO COM QUASE NADA QUE VOCE ESCREVEU, MAS COMO DEMOCRATA, RESPEITO SUA OPNIÃO.

QUANTO A DEUS, CASO ELE EXISTA, PELO QUE FALAM ELE É MEIO IMCOMPETENTE.

Ariel 'O Iluminado'
Ariel 'O Iluminado'
17 anos atrás

Michel meu Judeuzinho lindo, venha para o paraíso onde me encontro, vamos juntos matar muitos árabes, de preferência crianças que é pra ver se matamos o mal pela raíz, tudo sob a desculpa de que estamos apenas nos defendendo (afinal somos o povo que sofreu no holocausto não é?). Não obstante sermos um ESTADO e não um amontoado de pessoas, usarmos armamento ultra-sofisticado e termos maciço apoio financeiro norte-americano, creio que exista uma paridade de armas com os terríveis terroristas islâmicos. Vamos juntos para o paraíso dos JUDEUS ISRAELENSES….

Ariel Sharon
Ariel Sharon
17 anos atrás

Michel meu Judeuzinho lindo, venha para o paraíso onde me encontro, vamos juntos matar muitos árabes, de preferência crianças que é pra ver se matamos o mal pela raíz, tudo sob a desculpa de que estamos apenas nos defendendo (afinal somos o povo que sofreu no holocausto não é?). Não obstante sermos um ESTADO e não um amontoado de pessoas, usarmos armamento ultra-sofisticado e termos maçiço apoio financeiro norte-americano, creio que exista uma paridade de armas com os terríveis terroristas islâmicos. Vamos juntos para o paraíso do JUDEUS ISRAELENSES….

corretor ortográfico
corretor ortográfico
17 anos atrás

Ao Caique,
Concordo com absolutamente tudo que vc disse ai embaixo. Entro aqui diáriamente e só tenho a aprender com esses mestres. Não só de automobilismo, mas de tudo um pouco o que o Flávio Gomes coloca em discussão. Abraços a todos

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao Baiano,
Desculpe aí cara, vc tem razão! Quando escrevi o post tava morrendo de sono.
“Nós” semos nóis, os do bem, os de sangue bão, como o pessoal aqui do Blog…
“Eles” são o resto, principalmente aqueles que a gente tá sempre malhando aqui: RG, GB, Mainardi, etc…ou seja, aqueles de quem não gostamos…
Abraço, Véio.

Caique
Caique
17 anos atrás

Pedro,

Passamos duas semanas discutindo e tivemos uma mesma linha de pensamento neste post. Isso é que faz o blog ser legal.

Abraço.

Ingo
Ingo
17 anos atrás

é triste, de um lado terrorismo , do outro reação exagerada, quem está certo? há mais de 2000 anos ninguém sabe e não vou ser que vou dizer.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Foi um bom post, sobre um assunto lamentável… Sempre fico triste pensando se a menina está viva…

Bem, sobre a Inglaterra, é um país bem laico hoje em dia, li na IstoÉ que apenas 17% da população inglesa crê em Deus… não sei se é verdade, ou se o dado é pegadinha, mas é curioso…
Justo um país assim pasosu recentemente por fortes discussões à respeito do ensino religioso nas escolas. Queriam que esse ensino (que já existe e é parecido com o que o Caíque citou, com um dia para cada religião) também ensinasse as vertentes do ateísmo e do agnosticismo.
Já imaginou iso no Brasil?
Melhor não, melhor é a gente se concentrar em ensinar as pessoas a lerem direito, para elas poderem construir sua própria cultura. quando fiz o segundo ano do ginásio, em escola pública, tinha colegas analfabetos funcionais…

Baker Rodrigez
Baker Rodrigez
17 anos atrás

O Libano é o pais com os piores vizinhos de todo o globo! Coitados dos Libanases sempre tão simpáticos e pão duros…

Pessimista
Pessimista
17 anos atrás

No Oriente Médio, infelizmente, é matar ou morrer. Nós, aqui em Sampa, ainda chegaremos lá.

Caique
Caique
17 anos atrás

Zizinho,
Eu não reclamo, apenas acho que uma discussão precisa ser amparada por dados estaísticos e/ou afins. No caso de religião não, pois isto fala ao coração de cada um, a fé de cada um. Neste caso o que acho importante é que se respeite o direito de cada pessoa em ter o Livre Arbítrio de seguir o seu caminho.
Com relação ser a RG um dos principais fomentadores do Espiritismo, discordo de você, pois o Chico Xavier, Dr. Bezerra de Menezes, entre tantos, já são muito conhecidos pelos Espíritas muito antes da TV. A Globo na realidade fez duas novelas sobre o Tema, uma que está sendo reprisada agora na parte da tarde e outra que foi ao ar a cerca de 1 ano atrás. O Diretor que era Espírita na Globo já faleceu a mais de 10 anos, era o Augusto Cesar Vannucci.

Religião, Futebol, Mulher, Samba e Política é tudo uma questão de fé, gosto e afinidades, cada cidadão ou cidadã tem o direito de fazer sua escolha e não ser taxado de nada que o denigra por isso, pelo menos é assim que penso e me conduzo, daí o fato de não esconder de ninguém minhas idéias em qualquer campo, bem como em reconhecer que existem coisas boas em todos os lugares.

Abraços,

Punk
Punk
17 anos atrás

Odeio caga-regra
esse lugarejo da web pode ser bom de pista, mas é ruim de cuca.
Fodam-se judeus e árabes, planta vento colhe tempestade.
Gasolina no site velhão, essa @@#####$$$$$%%%%%%&&& tá parecendo McLaren Emirates.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Pastor FG
Seria essa a BLIGreja universal ??
Cadê matusalém e a “rapaziada”?

Zizinho
Zizinho
17 anos atrás

Caique

O espiritismo é uma religião interessante, praticamente só tem no Brasil, na terra de Kardec praticamente não existe. O crescimento dela no Brasil se deve em grande parte a Rede Globo, parece que tem um diretor da emissora que é espirita e sempre puxa pelo tema seja em novelas ou no Fantastico, ate mesmo afastou o Padre Quevedo que já estava dando audiência e mostrando várias incoerências do Espiritismo. Sei que você é de esquerda e não gosta de RG mas neste ponto não vai poder reclamar.

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo este foi o post mais democrático do Blig. Matança e palavras oriundas realmente não são boas de serem utilizadas, pois trazem um sentido torpe ao que as vezes se deseja falar ou produzir. Concordo com o que você escreveu sobre o que se deve provar.

abraço,

Caíque.

Baiano
Baiano
17 anos atrás

Virgulino meu minino
Nós quem?
Eles quem?

se situa maluco.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Este é o post mais estranho que me lembre. Aqui já teve de tudo: política, geopolítica, racismo, nacionalismo, religião, convite para a missa… Este blog está cada vez mais eclético e sincrético…

Eu imaginava que a expressão “matar” aqui era força de expressão. Meu ponto é que eles tem todo o direito de serem babacas (se for o caso) e nós temos a obrigação de provar que eles são babacas. Só no papo.
Abraço a todos.

BayAno AnarKa
BayAno AnarKa
17 anos atrás

Aí meu Rey só tem xiita aqui caraka
+ que escrevinha + que o George Mal-Amado, ô dôdjo, parece almanak da vó.

FalanuNisso, nadavê..
Lembram da música do Camisa de Vênus, aki da capital afro do Brasil??? (a salvação vem do Salvador…)
“Acabaram com o Simca Chambord…Não deixaram por menos, fizeram pior, acabaram com o Simca Chambord” qqqé

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo,
Os termo matança que usei para responder ao Paulo Mendes foi só para brincar, pois sou totalmente contrário a Pena de Morte e coisas do Gênero. Aliás a mimi me basta me lembrar que *a semeadura é livre, mas a colheita obrigatória* e nós já trocamos idéias neste Blog que cada um tem o direito de se expressar dentro daquilo em que acredita. Isto não pode ser jamais questionado.
Se a gente não se afina com um pensamento ou pessoa, a melhor coisa a fazer é tirar o time de campo ou pedir para que o outro tire. Nada além disso, afinal respeito é bom e acho que todos gostamos.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Virgo

Em tempo. Não sugestiono matarem nossos amados jornalistas, meu pedido extensivo aos não jornalistas, é de deixarem a pátria em PAZ, porque assim na ORDEM e no respeito teremos o sonhado PROGRESSO

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Srs.
A violência é o último recurso dos incompetentes, não sei quem disse. Simplesmente matar Diogo Mainardi et caterva não seria a solução. Eles tem o direito de escrever e falar o que quiserem. Muito mais negócio é provar o quanto idiotas são oscomentários e opiniões deles, usando argumentos melhores que os deles.
/Isso faz crescer a visão e a cultura das pessoas. A violência pura e simples não leva a lugar nenhum.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Caíque (e demais blogueiros, por extensão)
Se voce vai à missa, é só trocar uma pela outra, porque a Anglçicana é uma missa católica com consagração, comunhão e tudo o mais. A nossa é a mais bonita das missas que vio em São Paulo, com a provável exceção da missa do Mosteiro de São bento, mas essa é hors concours.
Quando vier a SãoPaulo, se quiser conhecer, será uma honra. Este convite é extensivo a todos os amigos do Blog.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Tem post praca, por isso as respostas fragmentadas.

Caíque,
concordo em genero e grau que Jerusalém deveria ser território livre, talvez governado pela ONU com alternância obrigatória de Prefeitos de tempos em tempos, um de cada uma das religiões que consideram Jerusalém uma cidade sagrada.
Os judeus já foram mais espertos e colocaram a capital administrativa em outro lugar. Os palestinos quererem que a sua capital seja lá e não reconhecerem o Estado Judeu é pura provocação. Além de burrice.
Vai continuar a matança. Nenhum daqueles países tem chance contra as forças armadas de Israel, reconhecidamente competente. Unidos, talvez tivessem alguma chance, mas isso eles nunca conseguiram por problemas de disputas regionais, e por isso são sempre surrados de tempos em tempos. Burrice novamente.
Agora, que esse povo que se considera o escolhido por Deus, e o mais inteligente entre os povos da terra, é capaz de algumas coisas bastante estúpidas, como atacar o Líbano sem declarar guerra e matar um monte de civis, alguns brasileiros, por definição desarmados, e crianças entre eles. Significa que estão destruindo o patrimônio moral que eles tinham depois da 2a. guerra (e que propiciou a criação do estado de Israel). Se eles agem assim com os povos mais fracos, que moral tem eles para reclamar do que sofreram na 2a .guerra?
A única solução real para a paz naquela região seria a integração ecônomica entre os povos, principalmente os palestinos. Mas, neste século XXI parece que experimentamos uma séria marcha-à-ré espiritual e moral.
Satã deve estar esfregando as mãos…

Caique
Caique
17 anos atrás

Fabio,
Se quiseres vou panfletar para esta sua campanha.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Em tempo…
PAULO MAINARDI
LUCIA HIPPOLITO
LUIZ DATENA
MILTON NEVES
FLAVIO PRADO
CHICO LANG
COMENTARISTA GLOBO
JUCA KFOURI

Todos estes e mais alguns que não me recordo, mas podem se considerar eleitos para DEIXAREM O PAIS, seria um favorzaço

Caique
Caique
17 anos atrás

Fábio,

Lá são punidos porque a democracia já percorreu uma distância maior que a nossa…esse é o nosso problema.

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo, me sinto esclarecido e respondido. Agora não dá para ir, porque para quem é Espírita e vai a missa, depois sai par ir à Igreja Anglicana…acho que encontrarei um problema dentro de casa maior que o Oriente Médio.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Caique

Quando diz: TEMOS QUE CONTINUAR VOTANDO, porque outras democracias mais livres do que a nossa erram sei o que dizes, o triste é que estas democracias erram e os votados são punidos sem cerimonia. No Brasil, desde muito antes destes que hoje se dizem POLITICOS a coisa já era meio arrumada, não será agora que iremos mudar, mas mudaremos sim tenho certeza disto

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Caíque,

… e como eu disse, na Inglaterra há uma relação estado-igreja diferente dos outros países. Assim, a rainha, no caso é consultada para alguns assuntos (arriscaria) administrativos. A doutrina, que é o que interessa, é cristã católica.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Caíque,

Até onde eu saiba, não há dízimo, pelo menos não nos moldes de algumas igrejas evangélicas. Eles seguem a receita das Igrejas mais tradicionais: quando precisam de grana, fazem uma festa, vendem os convites. Aliás, dia 06 tem um almoço alemão, trinta paus tudo incluído, inclusive a cerveja. Tá numas?

Marcelo "Schmoo"
Marcelo "Schmoo"
17 anos atrás

Uma historinha para provar que tudo depende do ponto de vista. A história foi publicada originalmente no Die Judishe, jornal (obviamente) judeu da Alemanha.
Yitzhak viajava pelo metrô, tranqüilamente, quando se depara com uma cena difícil de acreditar: seu velho amigo Abner estava lendo um jornal neo-nazista! Muito sério e zangado, ele se aproximou de Yitzhak:
– Abner, você enlouqueceu? Perdeu o juízo? Que está fazendo com um jornal neo-nazi nas mãos?
Com muita tranquilidade, Abner baixou o jornal, deu um sorriso e disse ao amigo:
– Yitzhak, eu tinha hábito de ler sempre os jornais judaicos, mas as notícias eram péssimas. Anti-semitismo pela Europa e pelo mundo, terrorismo em toda Israel, famílias judias se desfazendo pela assimilação, casamentos e conversões, judeus vivendo na mais absoluta pobreza… difícil, muito difícil. E o que eu vejo neste jornal neo-nazi? Vejo que os judeus controlam todo o dinheiro, que são donos de todos os grandes bancos, que controlam a mídia, que são ricos, poderosos e que dominam o mundo! Estas são notícias muito melhores para se ler, Yitzhak!

Caique
Caique
17 anos atrás

Paulo Mendes,
Isso é uma questão de referencial, com aprendia nas minhas aulas de Geometria Descritiva. Eu particularmente acho o Mainardi e o Blinder, dois dos maiores imbeis da Imprensa Nacional, aliás acho que não é correto falar isso do Caio, mas acho que o Mainardi poderia ir morar nos EUA, assim nos livraríamos de um sujeito sem o menor elan no ramo em que trabalha e sem o menor compromisso com a verdade, já que é jornalista (com minúsculas mesmo). Existem bons profissionais que não esconndem suas tendências, mas são acima de tudo honestos, não é o caso do mainard (não dá para gastar maiúsculas com ele).

Neno Zona Leste
Neno Zona Leste
17 anos atrás

Mainardi é um pobre imbecil.

PAULO MENDES
PAULO MENDES
17 anos atrás

NÃO, PORQUE O DIOGO MAINARDI É UM DOS ÚNICOS BRASILEIROS LÚCIDOS NO MOMENTO. O CAIO BLINDER CONCORDOU COM O DIOGO NESTE ASSUNTO DE ORIENTE MÉDIO

Caique
Caique
17 anos atrás

Michel,

A gente fica o dia discutindo (não gosto quando fico o dia no escritório e no computador porque escrevo 100 posts) e como o assunto é religião, as vezes parece que a gente está se escondendo atrás de alguma coisa e não acho legal. Todos os Domingos vou à Missa com a minha Esposa, mas sou Espírita (antes que alguém pense, a coisa que mais enche o saco de um Espírita: é que sempre me perguntam se soudo espiritismo Branco. Todo Espírita é Cristão e Kardecista. Só existe este Espiritísmo).

Caique
Caique
17 anos atrás

Paulo Mendes,
Uma pergunta…neste caso poderíamos começar a matança pelo Diogo Mainardi?

Michel
Michel
17 anos atrás

Caique,

O exemplo vem de cima. Você lembra do presidente Lula colocando um crucifixo na porta da sala dele?

Aí, na semana seguinte colocou o Mezuzá (judaico) na porta.

Não sei se já colocou uma lua crescente na parede, mas isto acaba virando palhaçada.

Repartição pública é, ou deveria ser, um lugar laico.

..
..
17 anos atrás

Cadê aquela mula do VELOZ-HP para escrever sua opnião????

PAULO MENDES
PAULO MENDES
17 anos atrás

CONCORDO COM O DIOGO MAINARDI,. ELE DISSE QUE ISRAEL TINHA QUE BOMBARDEAR TODOS OS TERRORISTAS E ELE ESTÁ ABSOLUTAMENTE CERTO.

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo,

Eu sei que o Arcebispo de Cantebury é o Chefe Religioso maior na Igreja Anglicana, mas como adoro ler, principalmente sobre religiões e política (carros e automobilismo não incluidos), já li em pelo menos uns dois ou tres livros que a aprovação final do Arcebispo só acontece se a Rainha ou Rei do reino Unido concordar. Estou apenas repetindo o que li, agora se você é um Anglicano de Carteirinha tudo bem, retiro o que disse, mas pergunto uma coisa boba: o dízimo lá é menor do que o que pago ao PT?
hahahaha1

Leo
Leo
17 anos atrás

Quantos desses civis mortos eram terroristas do Resbola? Não se esqueça FG que o Sul do Líbano é controlado pelo grupo terrorista e apoiado pela sua população, algo como ocorre na Colômbia com as Farc, e ali o governo árabe não tem poder de comando, tanto que até agora não declarou guerra contra Israel.

Caique
Caique
17 anos atrás

Michel,

Eu, por força de minha profissão e empresa, sou obrigado a ter contatos frequentes com as secretarias de Cultura e Fazenda daqui do Estado do Rio. Na Secretaria de Fazenda, no Protocolo as vezes agente leva um susto, pois parece que estamos entrando num Templo ou Igreja Protestante. Nada contra os Protestantes, mas é contra o Garotinho e sua Esposa, pois fica claro que se cria um ambiente para o Fanatismo Crescer e os trabalhadores não têm culpa nenhuma.
Se vamos ensinar religião nas escolas até já tenho o Horário: Seg: Catolicismo; Ter: Judaismo; Qua: Islamismo; Qui: Protestantismo; Sex Espiritísmo e sab: Budismo.
Ficou faltando mais um monte: Umbanda, Candomblé, Hinduísmo, etc.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Caíque, e demais
Perdoe meu amigo , mas você cometeu um engano: O Chefe da Igreja Anglicana não é o Rei ou a Rainha da Inglaterra, apesar de Henrique VIII…
O Chefe da Igreja Anglicana é o Archbishop de Canterbury (Algo como Arcebispo) atualmente o Rev Rowan Williams . Coo voce não o conhece, dá para perceber que os Anglicanos não tem o fanatismo pelo chefe que temos católicos, por exemplo (E falo de cátedra porque fui católico romano praticante minha vida toda).
O rei ou rainha é o memebro mais ilustre e conhecido da Igreja Anglicana, e como existe uma relação entre Estado e Igreja na Inglaterra, em alguns casos a Rainha é consultada, mas não tem autoridade formal na igreja.

Abraço do Virgo
Católico Anglicano de Carteirinha

Caique
Caique
17 anos atrás

Fábio,

Apressão maior é apartidária, ou seja, pela REFORMA POLÍTICO-ELEITORAL, uma reforma que impeditiva de uns safados trocarem de partido por causa de grana. Quer mudar? tudo bem pode ir mas deixa o mandato com o Partido…e mais: fica sem poder participar de eleições por 5 anos. Foi pego na mesada, mensalinho, mensalão? CADEIA…pode renunciar ao mandato que vai ficar preso e não poderá ser eleito mais. Voto Distrital. Sem Obrigação de Votar. Partidos com um mínimo de 8% de representação de votos das últimas eleições, tendo apenas 2 eleições para conseguir o Índice. Sem Imunidade Parlamentar. Reeleição sem poder voltar a ser Senador depois que foi Presidente, sem poder ser Deputado depois de ser Senador e sem poder se candidatar a mais nada depois que foi Presidente.

Michel
Michel
17 anos atrás

Caique,

Aqui no Rj nosso ex-governador Bandidinho teve um projeto de lei de se ensinar religião nas escolas públicas.

Um total absurdo.

Primeiro por sermos um país laico, sem religião oficial.

Segundo, qual a religião que seria ensinada? Ou se ensina todas, ou não se ensina nenhuma.

Realmente a bancada religiosa do congresso da medo.

Caique
Caique
17 anos atrás

Fabio,

Discutindo semana retrasada com o Pedro Jungbluth, coloquei lá pelas tantas que a gente só tem uma arma eficiente: o VOTO. Temos também a pressão, mas para a roda rodar é preciso que não desistamos. Escrevi naquele post que eu não verei o país melhorar, nem eu nem meus filhos, mas espero que meus netos vejam. Para que eisso aconteça precisamos continuar pressionando e votando. Os Estados Unidos votam desde Lincoln e até hoje erra…vejam: Bushinho, Condoleeza, Cheney. A inglaterra também: Blair…isso não é um privilégio do Brasil, da Argentina, Bolívia, Senegal, Indonésia, etc.
Só precisamos manter a pressão e acreditar na gente.

Caique
Caique
17 anos atrás

Michel,

abaixo alguns posts, escrevi que o Catolicismo teve sua fase áurea de fanatismo e ela não foi uma fase de anos não; foi de séculos. Começou nas Cruzadas e terminou no século 18. Daí surgiram o Protestantismo com Martinho Lutero e a Igreja Católica Anglicana, com o Rei Henrique VIII (o Papa da Anglicana é o Rei ou a Rainha da Inglaterra). Hoje cvomeçamos a ver nos Estados Unidos e no Brasil um certo fanatismo em Igrejas Protestantes do tipo não secular ( Presbiteriana, Batista, Luterana) e já é comum a gente ver que até Partido Político as Igrejas Protestantes Novas já têm e isso dá medo, porque daí para o fanatismo é um PULINHO.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Caique

Não digo que devemos matar ninguem, apenas acredito que alguem deve por ordem na bagaça, e sinceramente não espero que isto venha dos eleitores brasileiros, mesmo porque, alguns são votam porque são obrigados a isto, então enquanto alguns discutirem o motivo real de nosso problema e cumprir com a obrigação de NÃO VOTAR em politico filho d.a pu.ta, outros tão brasileiro como nós irão até a elouquente URNA e simplesmente votar para não ter que se explicar para o TRE

Caique
Caique
17 anos atrás

Eu concordo plenamente com você no seu último post.

A minha opinião, aliás, é que Jerusalém seja um país, como é o Vaticano, com passaporte próprio e etc.. e que seja governado por um parlamento formado por um mesmo número de judeus, cristãos e muçulmanos.

O presidente deste país seria de uma determinada religião e a cada 3 anos trocado por um outro de outra religião sucessivamente, para que todos governem.

Os dois lados repudiam igualmente esta solução…

Michel
Michel
17 anos atrás

Pedro,

Não quis dizer qual é o melhor o pior. Eu quis dizer que o fanatismo islâmico é mais difícil de ser combatido pois atende aos interesses de perpetuação no poder dos seus líderes.

A ignorância na criação dos jovens cai como uma luva, ou seja, se eu fosse bilionário e quisesse construir escolas pelo Afeganistão todo, não poderia, pois não interessa.

No caso dos judeus, o fanatismo também é péssimo, mas não é alimentado pelo governo como forma de se perpetuar no comando do país. Nem têm a mesma força política.