Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Istambul, dia 1

SÃO PAULO (é um GP asiático ou europeu?) – Sebastian Vettel, 19 anos, é o cara. Estreou hoje pela BMW Sauber no terceiro carro da equipe e cravou o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres em Istambul. Alguém haverá de dizer: ah, é sexta-feira, terceiro carro anda sem limite de giro, o cara […]

SÃO PAULO (é um GP asiático ou europeu?) – Sebastian Vettel, 19 anos, é o cara. Estreou hoje pela BMW Sauber no terceiro carro da equipe e cravou o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres em Istambul.

Alguém haverá de dizer: ah, é sexta-feira, terceiro carro anda sem limite de giro, o cara não precisa poupar equipamento, Zonta e Davidson, e até Kubica, fizeram isso também.

Sim, mas Vettel tinha até hoje de manhã, como bagagem de F-1, 25 voltas de Williams em setembro do ano passado e mais 83 de BMW Sauber no início de julho deste ano. Só em Jerez. Nunca tinha andado no dificílimo circuito da Turquia.

Um pouco de sua trajetória. Em 2003 e 2004, Vettel correu na F-BMW. Foi campeão em 2004. Nessa categoria, 39 corridas disputadas, com 23 vitórias, 19 poles e 32 pódios. Em 2005 foi para a F-3 Européia, que ainda está disputando. 32 GPs, 3 vitórias e 12 pódios. Pela World Series, a Super Nissan, fez 3 corridas e ganhou 2.

Estamos diante de um novo fenômeno? Pode ser. Se fosse um brasileirinho surgido do nada contra esse mundão todo, estaríamos hoje esperando pelas primeiras páginas de alguns cadernos de esportes, os jornais saudando a chegada do novo Senna, nosso redentor. E daria “Jornal Nacional”, sem dúvida, com direito a bandeira verde-amarela e lágrimas do pai e da mãe.

Como é alemão, vai sobrar um pouco mais de despeito de alguns.

Quanto ao resto do treino, a Renault voltou a andar lá atrás e Alonso resolveu partir para cima de Doornbos de novo. Nervosinho e na hora errada, o espanhol. Parece que as coisas não andam bem no time. Os amortecedores de massa estão fazendo falta. Mas faz mais falta ainda um amortecedor de humores.

E é espetacular essa pista turca. De longe, a melhor criação do chato Hermann Tilke.

Por fim, e apenas aos que assistiram ao treino pela SporTV: é impressão minha ou chamaram o Murray Walker, que estava nos boxes da Honda com uniforme da equipe e tudo, de avô do Barrichello?