Istambul, dia 1

SÃO PAULO (é um GP asiático ou europeu?) – Sebastian Vettel, 19 anos, é o cara. Estreou hoje pela BMW Sauber no terceiro carro da equipe e cravou o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres em Istambul.

Alguém haverá de dizer: ah, é sexta-feira, terceiro carro anda sem limite de giro, o cara não precisa poupar equipamento, Zonta e Davidson, e até Kubica, fizeram isso também.

Sim, mas Vettel tinha até hoje de manhã, como bagagem de F-1, 25 voltas de Williams em setembro do ano passado e mais 83 de BMW Sauber no início de julho deste ano. Só em Jerez. Nunca tinha andado no dificílimo circuito da Turquia.

Um pouco de sua trajetória. Em 2003 e 2004, Vettel correu na F-BMW. Foi campeão em 2004. Nessa categoria, 39 corridas disputadas, com 23 vitórias, 19 poles e 32 pódios. Em 2005 foi para a F-3 Européia, que ainda está disputando. 32 GPs, 3 vitórias e 12 pódios. Pela World Series, a Super Nissan, fez 3 corridas e ganhou 2.

Estamos diante de um novo fenômeno? Pode ser. Se fosse um brasileirinho surgido do nada contra esse mundão todo, estaríamos hoje esperando pelas primeiras páginas de alguns cadernos de esportes, os jornais saudando a chegada do novo Senna, nosso redentor. E daria “Jornal Nacional”, sem dúvida, com direito a bandeira verde-amarela e lágrimas do pai e da mãe.

Como é alemão, vai sobrar um pouco mais de despeito de alguns.

Quanto ao resto do treino, a Renault voltou a andar lá atrás e Alonso resolveu partir para cima de Doornbos de novo. Nervosinho e na hora errada, o espanhol. Parece que as coisas não andam bem no time. Os amortecedores de massa estão fazendo falta. Mas faz mais falta ainda um amortecedor de humores.

E é espetacular essa pista turca. De longe, a melhor criação do chato Hermann Tilke.

Por fim, e apenas aos que assistiram ao treino pela SporTV: é impressão minha ou chamaram o Murray Walker, que estava nos boxes da Honda com uniforme da equipe e tudo, de avô do Barrichello?

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arno Winge
Arno Winge
17 anos atrás

Jogar o carro em cima de adversário não dá em anulação de todos os pontos da temporada?
Valeu em 97 (Jerez)
Não valeu em 97 (Suzuka)
Nem na Hungria 2006, nem no Japão 1990…

censor
censor
17 anos atrás

Complementando meus comentários sobre o Vettel, do Italia Racing podemos ver:

“E’ de Paul Di Resta a pole na sétima etapa da temporada da F.3 Euro Series. No circuito de Zandvoort, o escoces da ASM bateu o novato Sebastien Buemi, do team Mucke (equipe do Vettel o ano passado) e o ídolo local Giedo Van der Garde, seu companheiro de equipe. Todos os tres utilizam motores Mercedes. Van der Garde tinha a pole nas mãos, mas o piloto do programa Junior McLaren Mercedes, que precedia Kohei Hirate e Romain Grosjean, nos minutos finais se viu superado por Di Resta e Buemi. Quarto tempo para Sebastian Vettel; o alemão chegado do teste de Monza de F.1 ficou a 128 milésimos de Di Resta e um punto a mais de distancia na classificação
geral (61 a 54). etc., etc.”

O grid de partida da corrida 1

1. fila
Paul Di Resta (Dallara 306-Mercedes) – ASM – 1’31″955
Sebastien Buemi (Dallara 306-Mercedes) – Mucke – 1’31″973
2. fila
Giedo Van der Garde (Dallara 306-Mercedes) – ASM – 1’32″044
Sebastian Vettel (Dallara 306-Mercedes) – ASM – 1’32″172

Pena que o Di Resta joga fora seus bons resultados por afobação…

Luiz Felipe
Luiz Felipe
17 anos atrás

Quando q o Lito chamou o murray d avô do RB? no inicio da transmissão ou durante o treino?
mas quem aconpanha as transmissões da GP2 e acompanhou o VT do GP da Hungria sabe o quão ruim pode ser o Lito….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não tenho tempo agora de ler os comentários dos companheiros de blog, mas digo que muitos pilotos foram impressionantes na estréia, a citar aí o Klien, que era fantástico ser mais rápido que Webber no primeiro dia dele num F1, mas que parou de evoluir.

Talvez o Vettel tenha mil apoios, e venha com tudo, e depois não tenha mais talento para evoluir. Não seria o primeiro.

Em segundo lugar, acho que a pista da China é bem superior à da Turquia, é tão dasafiadora quanto, mas não baseia isso em uma única curva.

Juliano
Juliano
17 anos atrás

%!$&# Mais um alemão.

walter
walter
17 anos atrás

Tem um fato: o cara foi o mais rápido.
Se esse fato isolado vira uma história de sucesso ou mais uma história de promessinha fracassada, o tempo dirá.
Hoje, aqui no Blig, não vai dar para saber a resposta.

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Foresti, o autódromo é do lado asíático. Não tem ainda no Google Earth. Quando tiraram as fotos ainda não tinham terminado de construir o autódromo.

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Já escrevi aqui e repito: é inexplicável como o Lito mantém o emprego. Além de soltar uma pérola atrás da outra (a de hoje é de chorar!!), de não saber que o Murray anda fazendo trabalho de RP pra Honda, e de comentar VT como se não soubesse o que ia acontecer (aí, fica ridículo!), ele continua com seu noticiário cheio de ‘spin’. Sempre encaixando sua opinião na notícia. Lito, dê a notícia inteira primeiro e depois sua opinião! Opinião essa que é sempre 1º) Anti-Mosley, 2º) Anti-Bernie, 3º) Anti-Schumacher, 4º) Anti-Ferrari, 5º) Anti-F1-depois-de-94, 6º) Anti-qualquer-piloto-não-brasileiro. Depois que ele já meteu o pau em tudo isso, ele solta a sua preferida “tal piloto (brasileiro, claro) guia muito!”, e se foi mal é certamente culpa do carro ou da equipe ou do companheiro tentando prejudicá-lo. E o que foi o Sérgio Maurício falando longamente sobre MotoGP enquanto o Vettel fazia a volta mais rápida do dia e ELE NÃO PERCEBENDO? Fale de MotoGP na hora das motos e de F1 na hora da F1. É difícil fazer isso? Não quero saber de motos, quero saber de F1!! Como são amadoras as transmissões brasileiras…

Leo Men
Leo Men
17 anos atrás

O fato de um cara nessa idade e com o mínimo de experiência com o carro liderar o treino só comprova uma coisa, com um pouco de talento a tecnologia faz o resto. É só decorar a telemetria e sair acelerando.

Roberto Wagner Bezer
Roberto Wagner Bezer
17 anos atrás

Só pegando o gancho no assunto piloto de testes, no último no Limite da ESPN vi o Flávio Gomes falar que seria bom para o Nelsinho Piquet correr em uma equipe que possuísse o terceiro carro nas sextas-feiras para ele aparecer mais, porém até onde sei para o ano que vem não haverá mais terceiro carro nas equipes de F1nas sextas, ou já estou desinformado ?

Deus Todo Poderoso
Deus Todo Poderoso
17 anos atrás

REsposta pro Gabriel Izar

Meu filho, o próximo fenômeno das pistas será nascido em Tonga.
Espere e verá.
ohmmmmmmmmmmmmm

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Darze é sobrenome Judeu?

Pq tanto ódio irmão…

Zuquim,São Tomé
Zuquim,São Tomé
17 anos atrás

Vamos ver, Blogaiada, vamos ver.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Promessas são apenas promessas, até o Alesi e o Pizzonia o foram.

Sam
Sam
17 anos atrás

Não sei não………pra mim isso é fogo de palha……..vejam o Rosberg filho.
Acho que o Mario Theissen aprendeu a manha de valorizar seus pilotos com o Mister Williams.

Por mais que BMW seja poderosa, ganhar uns troquinhos por fora não custa nada!

Vou ficar de olho nesse Kubica, pq. na última corrida ele foi um desastre.

Espero que a F1 não comece a ficar xenofóbica……..senão teremos só europeus e japoneses correndo lá.

Ibá
Ibá
17 anos atrás

FG, sei não, acho que o Fernando Darze ai de baixo é a reencarnação do Juliano do post mais abaixo. Para ele, ou eles, se não forem a mesma mala: “Valeu a participação aqui no espaço democrático. Tchau, foi quase um prazer aturá-lo(s).

Quanto ao Vettel, até mais provas, prefiro vê-lo como mera promessa, afinal outros semelhantes nao vingaram.

Foresti
Foresti
17 anos atrás

FG,

Se o autódromo for à oeste do estreito de bósforo é europa, se for à leste é ásia……

procurei no google earth porém não consegui achar o autódromo (confesso q não procurei muito!!!! enfim alguém tem de trabalhar neste mundo!!!), ou a imagem do satélite é mais antiga que o autódromo ou faltou tempo para procurar melhor.

Alguém se habilita a decifrar esta nossa dúvida existencial????

abs a todos,

Foresti

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Mas esse alemão também é chegado numa marmelada, como aquele outro mais famoso?

Leo
Leo
17 anos atrás

Desculpa, mas incluir Coulthard, Webber, Davidson, Kubica como excepcionais é no mínimo um exagero.

Excepcionais atualmente são apenas três: Schumacher, Alonso e Raikonen. O resto é promessa eterna….

Fernando Darze
Fernando Darze
17 anos atrás

Prezado Flavio Gomes,

Se vc não esta satisfeito com os brasileiros e com o Brasil…, e ama a Alemanha, baba o ovo do Alemão vigarista!, e pelo visto de qualquer alemão…Va para a Alemanha! , simples deixe-nos em paz (Povinho de 4º Mundo – como vc diz!), se pique , xaxau! o que ainda esta fazendo aqui? , com DKW muitas barbeiragens e o que mais? vai correndo pra Alemanha que é seu lugar!

Pedro Pessoa
17 anos atrás

As usual, um texto muito bom! E Vettel é o cara!

3=6
3=6
17 anos atrás

bom para a f 1.
já è uma novidade.
gomes:
e o carro do roberto carlos ?
estou quebrando a cabeça atè agora.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pronto, agora que o Gomes amaldiçoou o cara, a carreira dele vai pro beleléu. Lembram do Di Grassi? Pois é, o Gomes falou que o cara era melhor que o Nelson Ângelo, etc e o rapaz tá comendo o pao que o Caixa d’Água amassou! Brincadeiras à parte, é cedo demais pra dizer qualquer coisa do guri, seja ele brasileiro, alemao ou marciano. E, como sempre, o Gomes exagerou um pouco nessa estória de que seria saudado como o novo Senna se fosse brasileiro…

jovino
jovino
17 anos atrás

Para mim não quer dizer muito, pois quero ver é ele assumir de titular e ser tranquilo o suficiente para poder andar tão rápido assim. Quando não se tem o que perder, só mostrar, o cara arrisca e se dá bem. Quero ver é manter este padrão disputando provas e exemplos nos temos até demais, citados pelos blogueiros abaixo, mas que para se conseguir isto tem que acelerar mesmo e isto o rapazinho faz bem. É esperar para ver.

Jovino

disparator
disparator
17 anos atrás

o moleque é bom. E a BMW não é burra. Só não sei se não é cedo demais… talvez devessem dar uma temporada de GP2 pro cara. O problema é que com a velharia abrindo o bico (bye, Villeneuve!) vai começar a sobrar vaga na F1…

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Com o carro leve todo mundo vira rápido. Quero ver de tanque cheio e largando lá no meião, com a galera babando pra te garfar. O garoto tem talento, mas é muito cedo pra determinar seu futuro.Boa sorte pra ele.

flávio
flávio
17 anos atrás

esse lito cavalcanti é uma besta !! um imbecil que se acha !! acha que sabe muito !! só fala besteira !! mais o flávinho tb falou besteira no limite 3º feira !! disse que o nelsinho deveria ser pilotos de teste de uma equipe com direito ao 3º carro !! só esqueceu um detalhe !! pra temporada que vem , não terá mais o 3º carro nos treinos de sexta feira !! que mancada hein flavinho ?

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

O Zonta tbm,Wurs, DLRosa, e Kubica tbm fez isso, quando foi pro pau pra valer, ficou no pelotão intermediario. De tanque leve, fica facil né fiieee. Não estou impressionado.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Tomara que ele seja realmente bom, pois é interessante que a nova geração (com Kimi, Alonso, etc) seja repleta de bons pilotos como na década de 80 e início de 90 (digo estas décadas, pois não conheci as anteriores, que pelo que dizem deviam ser fantásticas). O que não pode é apenas 1 ficar ganhando, aí não dá… Nada melhor do que você assistir uma prova sem saber quem vencerá… E lógico, que a corrida não seja em fila indiana, como estamos acostumados.

censor
censor
17 anos atrás

Sem desmerecer, porque ele é rápido, mas veja o lugar do Kubica, que era o “fenômeno” da hora, nesse treino e agora tem que fazer a lição de casa, como os outros:
– o Vettel é patrocinado pela RedBull há muito tempo, com uma verba adequada e sempre em boas equipes;
– na época da F-BMW treinava demais (perguntem ao Atila Abreu, que corria com ele);
– o ano passado correu na F3 Euro-Series na mesma equipe que o Klien (austríaco e também patrocinado pela RedBull) tinha corrido, este aliás com muito mais sucesso do que o Vettel, tanto que foi para a F1 direto ($$RedBull);
– a pré-temporada dele para aquele campeonato, ao final de 2004, foi de quase 3 meses, até começar a nevar;
– este ano está de novo na EuroSeries, numa equipe de F3 de outro planeta (ASM, irmã da ART da GP2), de longe a melhor equipe de F3, isso juntando Inglaterra, Europa, Japão e onde mais houver F3 e é segundo pro Di Resta (também da ASM diga-se de passagem, assim como foi o “fenômeno” Hamilton);
Sua marca foi boa e ele tem talento, mas daí a ser um novo Schumacher vai uma baita diferença.
Como o campeão da F3 EuroSeries será um dos pilotos da ASM, como sempre, se ele passar o Di Resta aí ele se qualifica melhor. (Aliás, se o Di Resta tivesse um pouco de cérebro e soubesse acertar o carro, esse sim seria o cara…)

Guilherme J Bertho
Guilherme J Bertho
17 anos atrás

Amigos , não sei se vocês concordam comigo: como expectador de F1 desde que me entendo por gente, nunca vi uma F1 com tantos pilotos com potencial, arrojo e vontade de vencer juntos. Nós brasileiros, temos por referência os áureos tempos de Senna, Piquet e Emerson. Longe de questionar essa época, mas sempre eram meia dúzia de pilotos com qualidades superiores em cada fase.
No momento, vemos nas pistas juntos, além dos inquestionáveis Schumacher, Alonso, Couthard e Raikkonen, jovens talentos excepcionais: Massa, Button, Webber, Kubica, Davidson, Rosberg e agora esse sensacional Vettel.
Parece-me que a F1, com raras exceções, superou a fase negra da vaga-por-dinheiro nas escuderias, sobressaindo-se o talento.
Esperamos que os dirigentes da categoria saibam olhar para essa renovação, e tirar proveito. Que façam regras melhores, onde se favoreça o talento e as qualidades individuais, sendo o equipamento fator secundário para o resultado final.
Um forte abraço a todos,

Guilherme

Jão
Jão
17 anos atrás

Hahahaha, o Lito Cavalcanti se superou.

Esse comentarista de VT é o Noronha da F1.

Edson
Edson
17 anos atrás

Putz!!! Essa doeu… avo do Burrinho…ha ha ha!!! Essa o seu Lito Cavalcante se superou e ainda se diz reporter esportivo especializado!!! Nao tem conhecimento nem dos seus colegas de trabalho que diga se de passagem foi um dos melhores comentaristas, senao o melhor que a formula um ja viu.

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Prefiro esperar. Jovens promessas temos aos montes, quase na mesma proporção daqueles que derrapam na curva das carreiras e não rendem no futuro.

Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv

Larissa Gonçalves Ol
Larissa Gonçalves Ol
17 anos atrás

Vettel é incentivado por Gerhard Noack, o mesmo que apoiou Schumacher nos tempos de kart.

http://noack-motorsport-management.com/index2.htm

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Sebastian Vettel????
Quem? Who?
Nunca ouvi falar…
Como disse um aí nos post, terceiro carro eles descem a ripa sem dó nem piedade…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Com todo respeito ao Rapazola alemão, acho que ele fez quase nada. Por que? Não precisamos nem ficar buscando Revisras Velhas vamos recordar apenas este ano e falar do Kubica. O cara era um fenômeno, espetacular, etc, etc…Claro treinava podendo descer a ripa, num carro super diferente do que entra na corrida, aí foi levado ao cargo de Titular…aí 10° tempo. Façam a mesma coisa com o Wurz, com o Kovallainnen ah! tem o De la Rosa, agora é titular e cadê estar entre os 3 primeiros?

O Vettel poderá vir a se tornar um Excepcional piloto, mas não por andar no terceiro carro. VEJAM o MONTAGNY, na frente do Sato e do Yamamoto, mas quando foi titular era atrás do Sato.
Dêem um terceiro carro pro Hamilton, pro Nelson Angelo ou para o Premat e verão que eles também serão os mais rápidos.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O Nico tbm começou o ano assim… e depois desandou um pouco… vamos ver no que vai dar… um gp apenas não é parametro de comparação!

Maurício Morais
17 anos atrás

FG dá uma olhada no seu e-mail, mandei a arte da LF. Veja se está tudo ok e me fale, abs.

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Nada contra o nascimento de outro fenômeno na fórmula 1, mas precisava ser alemão de novo ???
Tô cansando de ouvir os hinos da Espanha e Alemanha… seria mais interessante se houvesse rodízio de nacionalidade dos super campeões…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Poxa então não foi só eu que achei que era o Murray Walker !

Mas logo depois falaram que era o avô do barrica !

até estranhei, que diabos o avõ do cara tava fazendo na Turquia ??? não é impossivel, mas que seria incomum seria.

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
17 anos atrás

O Curriculo do cara é forte !!!! Além disso essa estréia tá bem parecida com a de outro Alemão , se não me engano em 1991 . . . promete , hein?Pilotos considerados muito bons como Piquet Jr. e o próprio Nico Rosberg precisaram de umas 100 voltas de F-1 prá virar isso tudo ! ! ! Aliás prá quase virar isso tudo…
E o Afonso tá de mal humor com o 0,5 segundo/volta que a Renault perdeu com os amortecedores de massa.Disputar freada com piloto reserva no treino de sexta é prá arrebentar ! Imagina se ele detona o carro ?

Vampiro
Vampiro
17 anos atrás

Putz, o cara só tem 19 anos e já tá andando assim… ai se fosse brasileiro…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gomes, o circuito, dos novos, é o menos ruim…..já o garoto ,parece que vai longe. Boa sorte prá ele e pra BMW que está apostando em pilotos novos. Bem que o Piquet poderia ter uma chance, afinal, com a propaganda do Piquet Pai em 83, a BMW poderia ajudar o garoto.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Po, se de fato chamaram o lendário Murray de avo do Barrichello, é mancada, é até desconhecer uma peça do folclore da F1, uma figura hilária com suas narrações exageradas e suas confusões já clássicas

Aliás, na d[ecada de 80, ele pilotou um F1, uma McLaren de então, consta que apanhou pra conseguir sair com o carro

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Se é europeu eu não sei mais “aisático” com certeza não é, hehehe…