Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Notícias dos EUA

SÃO PAULO (semana de Superclassic) – Duas da América de Lá, começando com o Canadá. Choveu de dar inveja a Noé, e cancelaram a corrida da F-Mundial (ou “merdial”, como diz um amigo) depois de seis voltas. Havia 17 carros no grid. Ficou para hoje de manhã, 11h de Brasília. Para ver, creio que só […]

SÃO PAULO (semana de Superclassic) – Duas da América de Lá, começando com o Canadá. Choveu de dar inveja a Noé, e cancelaram a corrida da F-Mundial (ou “merdial”, como diz um amigo) depois de seis voltas. Havia 17 carros no grid. Ficou para hoje de manhã, 11h de Brasília. Para ver, creio que só no site da categoria.

Há uma curiosidade especial pela presença de Pizzonia nessa prova. E pela comparação com os tempos da F-1. Vou poupar seu trabalho. Alonso fez a pole neste ano em Montreal em 1min14s942, média de 209,490 km/h. A pole de Bourdais para a prova da ChampCar foi obtida em 1min20s005, média de 196,174 km/h.

Franck Montagny, o pior no grid da F-1 em Montreal, fez sua volta de classificação em 1min19s152 com a Super Aguri, o que lhe daria a pole na F-Mundial.

A outra da América: em Sonoma, no finzinho da prova da IRL, aparentemente Michael Andretti mandou Bryan Herta, da sua equipe, rodar para causar uma amarela e permitir que o filhote Marco, 19 anos, economizasse metanol, dispensando um derradeiro “splash and go”. Digo “aparentemente”, porque não leio pensamentos. Espero que meus colegas da imprensa americana tenham questionado Andrettinho sobre a possibilidade, e se encontrar algo, coloco aqui.

E Herta rodou. E Marco ganhou.

E neguinho fica falando mal da Ferrari e da F-1…

Ah, nem preciso dizer que na transmissão da emissora que tem os direitos da IRL para o Brasil, embora a rodada de Herta tenha sido notada e descrita como proposital, ninguém ousou dizer de Mario Andretti o que teria de ser dito: que é um picareta e que essa categoria é uma piada por permitir essas coisas.

E lá vem chumbo, mas podem mandar.