Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

O outro alemão

SÃO PAULO (sim, há muitos outros) – Michael Schumacher não foi o único. Ao contrário. Embora a Alemanha só tenha conquistado um título na F-1 com ele, o país produziu muita gente boa. Lembro sempre de Bernd Rosemeyer, mas este é de tempos muito distantes. Apenas um herói em fotos amareladas e filmes em branco […]

SÃO PAULO (sim, há muitos outros) – Michael Schumacher não foi o único. Ao contrário. Embora a Alemanha só tenha conquistado um título na F-1 com ele, o país produziu muita gente boa. Lembro sempre de Bernd Rosemeyer, mas este é de tempos muito distantes. Apenas um herói em fotos amareladas e filmes em branco e preto.

Aquele que, na F-1 moderna, poderia ter sido campeão antes de Schumacher, é Stefan Bellof.

Há pilotos especiais, e Bellof era um deles. Sempre gostei desses caras que dividiam a F-1 e sua chatice crônica com corridas menos civilizadas. No caso de Stefan, o Mundial de Esporte-Protótipo. Categoria, diga-se, que produziu os mais belos carros de corrida de todos os tempos, mais lindos do que qualquer monoposto.

Dia desses o blogueiro Roberto Octavio me mandou este tributo a Bellof, que mostra o sorridente alemão em várias categorias.

Na F-1, testou para a McLaren junto com Brundle e Senna depois de fazer sucesso na F-2 e impressionou Ron Dennis. Mas acabou assinando com a Tyrrell, pela qual estreou em 1984. Naquele ano mesmo, no famoso GP de Mônaco que todos lembram pela atuação de Ayrton, também deu um show na chuva.

Os problemas que a Tyrrell teve com a FIA naquele ano fizeram com que Bellof voltasse a se dedicar aos protótipos e às provas de longa duração. E foi campeão mundial. Em 1983, já havia registrado a volta mais rápida do antigo circuito de Nürburgring, 6min11s13, recorde que persiste até hoje.

Mas Bellof não teve tempo de ser campeão na F-1. Morreu nos 1000 Km de Spa em 1º de setembro de 1985, aos 27 anos, quando tentava ultrapassar Jacky Ickx na descida da Eau Rouge.

Ele já tinha assinado um contrato de dois anos com a Ferrari, embora a equipe nunca tenha confirmado.

Teria sido, talvez, o primeiro alemão a ganhar um título pelo time de Maranello.

Seu site é muito legal e merece uma visita.

O outro alemão.