Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Romi, 50

SÃO PAULO (cadê as velinhas?) – Vai passar em branco na maior parte da grande imprensa (e passaria aqui, sejamos justos), mas felizmente o intrépido Jason de “O Globo” me lembrou. No dia 5 de setembro de 1956 foi lançada a Romi-Isetta pelas indústrias Romi, de Santa Bárbara d’Oeste. Ou seja: hoje a indústria automobilística […]

SÃO PAULO (cadê as velinhas?) – Vai passar em branco na maior parte da grande imprensa (e passaria aqui, sejamos justos), mas felizmente o intrépido Jason de “O Globo” me lembrou. No dia 5 de setembro de 1956 foi lançada a Romi-Isetta pelas indústrias Romi, de Santa Bárbara d’Oeste.

Ou seja: hoje a indústria automobilística brasileira faz 50 anos. Meio século. Que eu saiba, a Anfavea não fez nenhum almoço hoje. Surpreender-me-ia se tiverem mandado um telegrama para a Romi. Enfim.

Em novembro, é a Vemag que faz 50 anos. São dois aniversários importantíssimos. Como formalmente a Romi-Isetta não é considerada um automóvel, por ter apenas uma porta e lugar para duas pessoas, é a caminhoneta Vemag que detém a honra de ser o primeiro carro brasileiro. Mas essa disputa Romi x Vemag não tem a menor importância. Melhor ainda: são dois aniversários para comemorar.

Para saber mais da Romi-Isetta, recomendo o sempre preciso e completo Best Cars.

Parabéns para a Romi, é pique, é pique, é pique. Rá-tchim-bum!


Foto: reprodução do Best Cars