Romi, 50
SÃO PAULO (cadê as velinhas?) – Vai passar em branco na maior parte da grande imprensa (e passaria aqui, sejamos justos), mas felizmente o intrépido Jason de “O Globo” me lembrou. No dia 5 de setembro de 1956 foi lançada a Romi-Isetta pelas indústrias Romi, de Santa Bárbara d’Oeste.
Ou seja: hoje a indústria automobilística brasileira faz 50 anos. Meio século. Que eu saiba, a Anfavea não fez nenhum almoço hoje. Surpreender-me-ia se tiverem mandado um telegrama para a Romi. Enfim.
Em novembro, é a Vemag que faz 50 anos. São dois aniversários importantíssimos. Como formalmente a Romi-Isetta não é considerada um automóvel, por ter apenas uma porta e lugar para duas pessoas, é a caminhoneta Vemag que detém a honra de ser o primeiro carro brasileiro. Mas essa disputa Romi x Vemag não tem a menor importância. Melhor ainda: são dois aniversários para comemorar.
Para saber mais da Romi-Isetta, recomendo o sempre preciso e completo Best Cars.
Parabéns para a Romi, é pique, é pique, é pique. Rá-tchim-bum!
Foto: reprodução do Best Cars
Não era um autóvel na época, pelos padrões governamentais, apenas isso.
Mas que é um automóvel isso é.
picadas à machado??
Meu deus, isso é força de expressão ou é fato?
Por que faziam isso com as coitadinhas?
Ontem lá no sambódromo havia 3 lindos modelos em exposição e em uma delas havia uma faixa sobre os 50 anos desse maravilho, hmmmm, carro.
Revival???
Não acho uma ideia inviavel. Depende de muitas coisas e tambem de pessoas.
Se há alguem no Brasil em condições de idealizar um revival atualizado e funcional desse carrinho é o Anísio
Com certeza saíria um trabalho digno de nota
Se tivesse uma edição comemorativa dos 50 anos eu entrava na fila pra garantir uma Romi Isetta novinha… enquanto ninguém tem essa idéia sigo com o mais próximo que a atual indústria consegue produzir um Ka.
Eu vi algumas, isso nos idos de 99,98 não lembro ao certo, num encontro em Rio Grande na praia do Cassino, onde vi também um Puma DKW só que com motor de passat…
Voltando as Isettas, estavam lindas, e pra achar peças, só no Uruguai mesmo.
Creio que um revival seria o máximo. Temos que pensar em alternativas mais intelgentes para andar em SP. E eu alternando entre a Spacy e o Puma !
pena que aqui no brasil a gente praticamente acabou com elas. A grande maioria foi picada a machado nos anos 70/80, as poucas que se salvaram estão nas mãos dos colecionadores e valem pequenas fortunas. Ainda vou até o Uruguiai contrabandear uma dessas para mim…. eheheheh
sobre as romi isetta (links quebrados – recorte e cole no navegador)
http://www.topmark.com.br/forum/
viewtopic.php?t=2020
http://www.topmark.com.br/forum/
viewtopic.php?t=174
Oi pessoal,
E prá Romi-Iseta nada ? Tudo…
Parabens aos dois (Romi e Auto_Union).
[ ]´s
Há uma exposição em um (o único) shopping de Santa Bárbara, com quatro modelos, e vai até o dia 10. Recomendo. É o primeiro carro com fabricação 70% nacional. De início, usava os motores da fábrica italiana Iso, e em 1958 passou a usar o 4 tempos da BMW. Fiz uma matéria com o carrinho… É meio duro, mas gostosinho de guiar, até porque a alavanca de câmbio fica na mão esquerda.
O que mais me espanta é que falaram que só restaram 50 Romi-Isetta no Brasil, de 3 mil construídas!
Puxa, o número me pareceu baixo…
O que fizeram das demais?
Parabéns!!! Sabiam que até Elvis teve uma Isetta? É…
Mais uma dos italianos. Recapearam Monza com o mesmo asfalto que detonou os Michelin nos EUA, ano passado. Vale tudo hoje em dia. Tomara que chova e o alemão se estrepe na largada.