Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Melkus, o que veio do Leste

SÃO PAULO (made in Dresden) – Ainda bem que há Jason Vogel, é o que eu sempre digo. Foi ele quem mandou a ótima notícia sobre a retomada da produção dos carros Melkus. Para quem não sabe do que se trata, eis o relato de Jason: “A Melkus, que fazia Fórmula Jr. e carros esportivos […]

SÃO PAULO (made in Dresden) – Ainda bem que há Jason Vogel, é o que eu sempre digo. Foi ele quem mandou a ótima notícia sobre a retomada da produção dos carros Melkus.

Para quem não sabe do que se trata, eis o relato de Jason: “A Melkus, que fazia Fórmula Jr. e carros esportivos na saudosa Alemanha Oriental, está de volta. Inicialmente, farão réplicas do RS 1000 (motor Wartburg central!) – era quase uma mistura de Carcará com Lamborghini Miura… Depois, a marca de Dresden partirá para modelos inéditos. Os carros da Melkus (1959-1986) tinham motor 2T de três cilindros e 992cm³ do Wartburg, igualzinho ao dos nossos DKW. Não sei qual mecânica terão os modelos novos”.

Esse aí no alto é o RS 1000. O motor dos Wartburg, como disse o Jason, é exatamente o mesmo dos DKW, já que uma das fábricas da Auto Union ficou no Leste, depois da Guerra, e foi incorporada pelo povo alemão oriental.

A idéia da família Melkus é, a partir de 2008, produzir o RS 2000, mantendo o estilo com portas asa-de-gaivota, motor central (só que 4 cilindros, de até 200 hp), chassi tubular e dois lugares. A produção estimada é de 25 carros por ano, e os preços estarão na casa dos 90 mil dólares.

Os Melkus são de Dresden. Estive em Dresden uma vez, é bárbara a cidade, apesar da destruição na Segunda Guerra. Foi, salvo engano, a cidade mais atingida por bombardeios aliados, e onde morreram mais civis na Alemanha.

Mais sobre os Melkus, inclusive os F-Jr. e F-3, clique aqui. Para conhecer o RS1000 em detalhes, clique aqui.