Melkus, o que veio do Leste

SÃO PAULO (made in Dresden) – Ainda bem que há Jason Vogel, é o que eu sempre digo. Foi ele quem mandou a ótima notícia sobre a retomada da produção dos carros Melkus.

Para quem não sabe do que se trata, eis o relato de Jason: “A Melkus, que fazia Fórmula Jr. e carros esportivos na saudosa Alemanha Oriental, está de volta. Inicialmente, farão réplicas do RS 1000 (motor Wartburg central!) – era quase uma mistura de Carcará com Lamborghini Miura… Depois, a marca de Dresden partirá para modelos inéditos. Os carros da Melkus (1959-1986) tinham motor 2T de três cilindros e 992cm³ do Wartburg, igualzinho ao dos nossos DKW. Não sei qual mecânica terão os modelos novos”.

Esse aí no alto é o RS 1000. O motor dos Wartburg, como disse o Jason, é exatamente o mesmo dos DKW, já que uma das fábricas da Auto Union ficou no Leste, depois da Guerra, e foi incorporada pelo povo alemão oriental.

A idéia da família Melkus é, a partir de 2008, produzir o RS 2000, mantendo o estilo com portas asa-de-gaivota, motor central (só que 4 cilindros, de até 200 hp), chassi tubular e dois lugares. A produção estimada é de 25 carros por ano, e os preços estarão na casa dos 90 mil dólares.

Os Melkus são de Dresden. Estive em Dresden uma vez, é bárbara a cidade, apesar da destruição na Segunda Guerra. Foi, salvo engano, a cidade mais atingida por bombardeios aliados, e onde morreram mais civis na Alemanha.

Mais sobre os Melkus, inclusive os F-Jr. e F-3, clique aqui. Para conhecer o RS1000 em detalhes, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Foi Stutgart, a cidade alema mais bombardeada na 2 guerra.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

O projetista deve ter sido o Jackson do Pandeiro, que fez muito sucesso com a canção “Chiclete com Banana”

Chiclete com banana
(canta Jackson do Pandeiro)

Só ponho bebop no meu samba
Quando o Tio Sam pegar num tamborim,
Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba,
Quando ele entender que o samba não é rumba,
Aí eu vou misturar Miami com Copacabana,
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Um transgênico mal feito do Marcos inglês com o Porsche 904, com motor de DKW. Per Bacco! Nada contra o motor, mas…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

continuando ….

Quanto às maçanetas, a posição baixa, pouco ergonômica, deve-se às portas em asa-de-gaivota. Pode-se abrir com a mão ou coma ponta do pé. Tem-se que ter calma para não ser violento na segunda maneira de abrir a porta, em caso de dificuldade na operação.

Mais o que está me deixando boquiaberto com o design é o parabrisas de Chevette que ficou pequeno na altura ou a capota que aumentou.

Um sujeito que compra um carro desses deve estar pagando penitência…..

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Vidros laterais traseiros planos, certamente cortados em vidraçaria, pisca-pisca dianteiro e faróis de milha (que deveriam ser embutidos) from Koga-Koga ou São Cristóvão… E para culminar, aqueles acessórios que jipeiros usam atrás das rodas traseiras para evitar que a lama seja arremessada. Quanta esportividade …. Acho que o designer esqueceu-se de colocar a estatueta da Rosa Luxemburgo sobre o capô.

Será que vai aparecer alguém disposto a jogar fora US$ 90 mil para comprar um troço desses?

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Vicente Miranda e Paulo Garcia, parece mesmo o mapa do inferno. Depois não sabem porque o comunismo não deu certo.

Bafo72, Dreseden foi bombardeada pelos ingleses como vingança pelos bombardeios alemães contra as populações civis na Inglaterra. Mais uma história na história das imbecilidades humanas chamadas guerras.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

O projetista deve ter quebrado um paradigma e criou uma maçaneta para ser acionada com o pé. Se emperrar, um leve chute resolve.

Paulo Garcia
Paulo Garcia
17 anos atrás

Desig, sem dúvida, baseado no rascunho do mapa do inferno!
O local da maçaneta não poderia ser mais antiergonômico. Haja coluna!

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Concordo com Paulo quanto à análise estética disso aí. Acho que o desenhista foi de extremo mau gosto na concepção do habitáculo e traseira.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Estive em Dresden também, salvo engano quando saí da Hungria ou Reública Tcheca e foi realmente a cidade alemã mais destruída na segunda guerra. Praticamente virou pó. Tenho cartões postais que demonstram o que sobrou do lugar.
Tem um rio maravilhoso, com os restaurantes às margens. Um castelo lindo.
O Melkus só poderia vir de lá.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

DKW até vai, é realmente um carro simpático, mas esse lixo aí de cima, pelo amor de Deus, um SP1 , SP2 , Karmann Guia, tanto carro bonito , quem vai querer uma porcaria dessa que além de ser horrível tem mecânica horrível

jcesar
jcesar
17 anos atrás

se não for motor 2 tempos não tem graça… e duvido que atualmente motores 2 tempos sejam homologados devido as leis anti-poluição.

Bonilha
Bonilha
17 anos atrás

Interessante é o ladinha, lá atrás, no que me parece, numa revisão.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Saudosa Alemanha Oriental….
A tarefa mais dificil é aprender a esquecer quem aprendemos a gostar.

bafo72
bafo72
17 anos atrás

Só para esclarecer, Dresden nao foi a cidade mais atingida pela guerra, mas também nao tinha importância estratégica nenhuma, tanto que as áreas militares da cidade nem foram bombardeadas. O objetivo do bombardeio (feito pelos aliados) foi nao deixar nada importante “inteiro” para os russos, que iriam chegar antes dos americanos lá. O bombardeio ocorreu num momento em que a guerra já estava definida e as áreas ao leste da Alemanha já havida sido “loteada” entre as potências para a Rússia. Por isso, os aliados capitalistas nao deixaram nenhuma cidade importante “inteira” na futura Alemanha Oriental…

bebeto
bebeto
17 anos atrás

” Saudosa Alemanha Oriental “.. haha
pergunta pra algum ex-alemão oriental se ele tem saudade do comunismo

É como o Chico Buarque, acha lindo o comunismo visto da varanda de seu apartamento em Paris.

quem vive de saudade é museu

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

90 mil dólares??????….nossos saudosos pumas, malzoni’s, biancos, SP’s…são muito melhor desenhados!!! Percebe-se que foi feito do outro lado da cortina….(ladas…etc)