Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

O vôo do Carcará II

SÃO PAULO (você não sabe quanto eu caminhei) – Meninos, bom dia. Ausência forçada por gravações mil, o ritmo do blog vai diminuir nesta e na próxima semana por conta do GP do Brasil. Mas começo com breve vídeo do Carcará II em São José dos Campos, sábado passado. Quem enviou foi Dennis Lacerda, e […]

SÃO PAULO (você não sabe quanto eu caminhei) – Meninos, bom dia. Ausência forçada por gravações mil, o ritmo do blog vai diminuir nesta e na próxima semana por conta do GP do Brasil.

Mas começo com breve vídeo do Carcará II em São José dos Campos, sábado passado. Quem enviou foi Dennis Lacerda, e as imagens foram feitas por Felipe Cavalcante Bitu.

No resultado oficial desse festival de velocidade, o Carcará II apareceu com média de 144 km/h, mas isso não importa. Estive ontem com o Paulo Trevisan na vernissage do Motoring Arts e conversamos bastante.

Ele estava muito entusiasmado, porque pelos seus cálculos, a 6.300 rpm, o Carcará II chegou a 198 km/h, um resultado excepcional. As medições desse festival não contemplam velocidade máxima, e sim médias por trechos. E motor dois tempos demora para limpar, como se viu no vídeo. Os primeiros trechos são lentos, é assim mesmo.

O que importa é que o bicho voou baixo, e mesmo não havendo nenhuma intenção de se estabelecer novos recordes, é possível que com alguns acertos o Carcará II chegue lá. Mas, repito, não é o objetivo final. O baixo peso, pouco mais de 400 kg, e um motor com uns 80 cavalos, pistões de 78 mm, mais um câmbio bem escalonado fazem imaginar que é possível chegar aos quase 213 km/h de junho de 1966.

Vi o carro ontem pela primeira vez, no Espaço CasaBola, e é lindo. Trevisan me colocou no cockpit, e com a carlinga fechada parecia que eu estava em outra dimensão. Num disco-voador. Uma sensação maravilhosa.

Abaixo, uma foto que o Paulo mesmo fez questão de tirar. Palmas para ele, por tudo. E para o Toni Bianco. É um carro maravilhoso, caprichadíssimo nos mínimos detalhes. Um feito da dupla “TB”, Trevisan-Bianco, dupla que merece todos os aplausos.