O vôo do Carcará II

SÃO PAULO (você não sabe quanto eu caminhei) – Meninos, bom dia. Ausência forçada por gravações mil, o ritmo do blog vai diminuir nesta e na próxima semana por conta do GP do Brasil.

Mas começo com breve vídeo do Carcará II em São José dos Campos, sábado passado. Quem enviou foi Dennis Lacerda, e as imagens foram feitas por Felipe Cavalcante Bitu.

No resultado oficial desse festival de velocidade, o Carcará II apareceu com média de 144 km/h, mas isso não importa. Estive ontem com o Paulo Trevisan na vernissage do Motoring Arts e conversamos bastante.

Ele estava muito entusiasmado, porque pelos seus cálculos, a 6.300 rpm, o Carcará II chegou a 198 km/h, um resultado excepcional. As medições desse festival não contemplam velocidade máxima, e sim médias por trechos. E motor dois tempos demora para limpar, como se viu no vídeo. Os primeiros trechos são lentos, é assim mesmo.

O que importa é que o bicho voou baixo, e mesmo não havendo nenhuma intenção de se estabelecer novos recordes, é possível que com alguns acertos o Carcará II chegue lá. Mas, repito, não é o objetivo final. O baixo peso, pouco mais de 400 kg, e um motor com uns 80 cavalos, pistões de 78 mm, mais um câmbio bem escalonado fazem imaginar que é possível chegar aos quase 213 km/h de junho de 1966.

Vi o carro ontem pela primeira vez, no Espaço CasaBola, e é lindo. Trevisan me colocou no cockpit, e com a carlinga fechada parecia que eu estava em outra dimensão. Num disco-voador. Uma sensação maravilhosa.

Abaixo, uma foto que o Paulo mesmo fez questão de tirar. Palmas para ele, por tudo. E para o Toni Bianco. É um carro maravilhoso, caprichadíssimo nos mínimos detalhes. Um feito da dupla “TB”, Trevisan-Bianco, dupla que merece todos os aplausos.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mirion Langaro
Mirion Langaro
6 anos atrás

O Carcará é lindo hoje, imagine em 1966 quando bateu o recorde de velocidade pura numa rodovia do Estado do Rio nas mãos de Norman Casari, acertado por Jorge Lettri, seu grande idealizador e testemunhado pela equipe 4Rodas com o cronômetro Omega, o mais moderno existente no mundo. Jorge Lettri comenta em seu vídeo “O Voo do Carcará”, feito no inicio dos anos 2000, que o Carcará passou suave e silencioso pela cronometragem, mérito de sua aerodinâmica avançada e de seu motor em uma faixa de giros que reduzia drasticamente a potência. Foi a única apresentação do modelo que não foi aperfeiçoado, como seria de esperar no futuro. O Carcará bateu o recorde em uma única apresentação e com transmissão de um Fórmula Junior, adequada para competições em circuito e não para velocidade pura. Bianco e Trevisan resgataram essa falha da Volkswagem que comprou a Vemag, mas não sua história, permitindo que o Carcará fosse sucateado. Felizmente temos alguém como Bianco, capaz de refazer uma obra como esta, além dos outros Furias, que merecem um livro em suas varias motorizações. Parabéns a essa dupla.

Luis
Luis
8 anos atrás

Carro 50 é um amigo meu, o cara ficou super feliz em ver a foto
o Nome dele é Omero

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

Eu estava com inveja, agora não estou mais… tirei uma foto com o carcara II também, mas a minha ficou 1000 vezes mais bonita… sabe por que? Porque tem minha esposa, eu, o Anisio e o Donato Malzoni junto!!!

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Som maravilhoso…dá saudade!!!
Vc sabia que esse motor funciona com diesel? Mas dá uma fumaceira maluka….

Cassiano Scherner
Cassiano Scherner
17 anos atrás

Prezado Flávio!
Parabéns pelos posts deste blog envolvendo a história do nosso automobolismo! Esta do Carcará foi sensacional!!! Pretende produzir algo para o quadro “O Fabuloso Indiana Gomes” do programa Limite na ESPN/Brasil?
Grande Abraço!!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Será que colocou a capa original no novo?

Galvão Popó
Galvão Popó
17 anos atrás

Se acaso vc ouvir o ronco sem olhar, vai achar que é uma pipoqueira da época de 1970, da Estação da Luz, SP.Obrigado

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Carros, uma grande paixão, e aqui conseguimos nos apaixonar ainda mais.
Maravilhoso o carro.

Rafael Linhares
Rafael Linhares
17 anos atrás

Ah FG, to com uma inveja danada de vc nesta foto!
Felizardo!

[]’s

RL.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

FG, quer dizer que vc sentou nesta lenda?!?!?! Acho que não vai lavar o bumbum tão cedo!!!

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Os playboys da Superclassic deveriam deixar essa belezinha desfilar antes de cada prova., vocês não acham?

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Coisa linda e minha quarta feira, começou otima.

Maurício Morais
17 anos atrás

T&B muito boa essa. Realmente são dois caras que merecem respeito de que ama automobilismo. Um pelas jóias que criou, o outro pelo trabalho precioso de preservação de nossa cultura automobilística esportiva. Parabéns aos dois.

Cláudio Orestes do N
Cláudio Orestes do N
17 anos atrás

Que tal levar o bichinho p’ra dar uma acelerada em Bonneville?
Movimento BONNEVILLE JÁ !!!

André Buriti
17 anos atrás

Flávio está com uma cara de pinto no lixo de tão feliz… eu também estaria se ficasse frente a frente com a reedição da história..
Parabéns a todos nós que amamos essas máquinas maravilhosas e seus feitos…

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi pessoal!!!! Oi Flavio!!!

Que ronco lindo!!!!

Amanha vou de bom humor p o escritorio!!

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Acabo de passar na CasaBola. Venho andando do trabalho para casa e a R. Amauri é caminho.

Estou com o coração meio acelerado até agora. Fui andando pela calçada e de repente me deparo com o Carcará II. A ave está praticamente na rua! (na foto, os vidros que aparecem atrás do Flávio dão diretamente para a calçada. Como uma vitrine de loja.)

Lá dentro, apenas o Anísio Campos conversando com outro senhor que não reconheci por estar de costas para mim (P. Trevisan? Jorge Lettry? T. Bianco? Crispim? Não deu pra ver).

Não sei se estava fechado para visitação, visto que só os dois estavam lá dentro e não encontrei a porta para entrar (era de se esperar em uma casa-bola), mas valeu muito a pena.

Quem tiver a oportunidade passe por lá. Dá pra ver o bicho até sem sair do carro (embora eu conheça os malucos desse blog; não se contentarão com isso).

O carro é LINDO!

Abraços.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Lindo carro. Uma obra de arte sobre rodas.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

barbaro o som do 2 tempos, sensacional.
a foto ‘e maravilhosa, fiquei com muita inveja de estar dentro do carcar’a tambem

João LK
João LK
17 anos atrás

Rapaz, no vídeo, depois que o motor dele “limpou”, que som mais lindo! Não canso de ouvir!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Carango lindo!

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

Boa noite,

FG, como faço pra conseguir tirar uma foto dessas ao lado do carcara? Ainda mais eu, louco pelo meu Bianco… posando ao lado de um legitimo “TB”… maravilhas que só a realeza consegue…

1GT
1GT
17 anos atrás

Isso me lembra a coluna em que FG falou do manto que cobriu o primeiro carcará…

carretera
carretera
17 anos atrás

Bela máquina. É só dar um spray de WD-40 e aplicar polimento com boina de lã de carneiro que o brilho vem na hora. Alguém sabe do Festival de Velocidade de São José dos Campos?

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Maravilha Gomes, o carro está lindo na foto, parece que ganhou um polimento novo.
Incrivél a iniciativa do Paulo Trevisan com o Toni Bianco,nunca canso de ver e de ler qualquer coisa que aparece o Carcará II, é mais do que justo sempre aparecer novas noticias e fotos desse histórico carro.

.
.
17 anos atrás

FG em estilo poser !