Blog do Flavio Gomes
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Porsche novo na área

SÃO PAULO (beleza negra) – Reproduzo release enviado pelo Luiz Alberto Pandini, que cuida dos interesses jornalísticos da Porsche no Brasil. A Porsche apresentou no Salão do Automóvel de Paris o novo RS Spyder de competição. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, em Weissach (próximo a Stuttgart), este carro de corrida é […]

SÃO PAULO (beleza negra) – Reproduzo release enviado pelo Luiz Alberto Pandini, que cuida dos interesses jornalísticos da Porsche no Brasil.

A Porsche apresentou no Salão do Automóvel de Paris o novo RS Spyder de competição. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, em Weissach (próximo a Stuttgart), este carro de corrida é uma evolução do esporte-protótipo que disputou a temporada 2006 do American Le Mans Series (ALMS) inscrito pela equipe Penske Motorsports. Em 2007, o novo RS Spyder será usado por equipes particulares de diversos países, fazendo sua estréia internacional.

A Porsche desenvolveu e construiu o RS Spyder de acordo com as regras do ACO (Automobile Club de l’Ouest), organizador da 24 Horas de Le Mans, para carros da categoria LMP2 (Le Mans Prototypes 2). Isto significa que o carro pode ser inscrito no ALMS, no European Le Mans Series (LMS) e, obviamente, na 24 Horas de Le Mans. Ao escolher a segunda mais potente entre as quatro categorias do ACO, a Porsche encarou a competição no mais alto nível de tecnologia e ao mesmo tempo limitou o custo para colocar o carro na pista, com vistas à futura inscrição do RS Spyder por equipes particulares.

O motor V8 (90 graus) desenvolvido pela Porsche para corridas de longa distância tem 3,4 litros de cilindrada. Com o restritor de entrada de ar exigido pelo regulamento, desenvolve 503 cv a 10.300 rpm − um aumento de 23 cv em relação ao RS Spyder que correu em 2006. O peso também segue os regulamentos do ACO: exatos 775 kg.

O câmbio seqüencial com embreagem de três discos em fibra de carbono é montado longitudinalmente e é integrado ao chassi de maneira autoportante. As marchas são engatadas diretamente por teclas instaladas no volante.

O carro esporte-protótipo é baseado em um chassi monocoque de fibra de carbono com suspensão de forquilha dupla para as rodas dianteiras, fixadas à estrutura ultra-rígida, e ao mesmo tempo leve, do chassi. As forquilhas duplas na traseira, por sua vez, são fixadas a um elemento de fibra de carbono aparafusado ao suporte da caixa de câmbio. Molas, amortecedores a gás com quatro regulagens operadas por haste e barras estabilizadoras em arco formam a suspensão do RS Spyder, modificada para proporcionar ainda maior rapidez e melhor dirigibilidade em 2007.

O desenvolvimento de diversos componentes do carro também foi alvo de atenção. Centrais elétricas, sistema hidráulico e sistema de direção foram aperfeiçoados. Os freios compreendem dois cilindros mestres, distribuição de força de frenagem variável e discos de fibra de carbono ventilados, medindo 380 mm na dianteira e 355 mm na traseira.

No momento em que o novo modelo está sendo apresentado para 2007, o atual RS Spyder está prestes a terminar sua primeira temporada completa. A Penske Motorsport tem grandes possibilidades de conquistar os títulos de pilotos, construtores e equipes na classe LMP2 do ALMS. E, além das vitórias convincentes em sua categoria, o Porsche RS Spyder conseguiu uma sensacional dobradinha na pista de Mid-Ohio em maio, superando os protótipos da classe LMP1, mesmo com a potência a mais que os regulamentos permitem aos carros desta classe.