Porsche novo na área

SÃO PAULO (beleza negra) – Reproduzo release enviado pelo Luiz Alberto Pandini, que cuida dos interesses jornalísticos da Porsche no Brasil.

A Porsche apresentou no Salão do Automóvel de Paris o novo RS Spyder de competição. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, em Weissach (próximo a Stuttgart), este carro de corrida é uma evolução do esporte-protótipo que disputou a temporada 2006 do American Le Mans Series (ALMS) inscrito pela equipe Penske Motorsports. Em 2007, o novo RS Spyder será usado por equipes particulares de diversos países, fazendo sua estréia internacional.

A Porsche desenvolveu e construiu o RS Spyder de acordo com as regras do ACO (Automobile Club de l’Ouest), organizador da 24 Horas de Le Mans, para carros da categoria LMP2 (Le Mans Prototypes 2). Isto significa que o carro pode ser inscrito no ALMS, no European Le Mans Series (LMS) e, obviamente, na 24 Horas de Le Mans. Ao escolher a segunda mais potente entre as quatro categorias do ACO, a Porsche encarou a competição no mais alto nível de tecnologia e ao mesmo tempo limitou o custo para colocar o carro na pista, com vistas à futura inscrição do RS Spyder por equipes particulares.

O motor V8 (90 graus) desenvolvido pela Porsche para corridas de longa distância tem 3,4 litros de cilindrada. Com o restritor de entrada de ar exigido pelo regulamento, desenvolve 503 cv a 10.300 rpm − um aumento de 23 cv em relação ao RS Spyder que correu em 2006. O peso também segue os regulamentos do ACO: exatos 775 kg.

O câmbio seqüencial com embreagem de três discos em fibra de carbono é montado longitudinalmente e é integrado ao chassi de maneira autoportante. As marchas são engatadas diretamente por teclas instaladas no volante.

O carro esporte-protótipo é baseado em um chassi monocoque de fibra de carbono com suspensão de forquilha dupla para as rodas dianteiras, fixadas à estrutura ultra-rígida, e ao mesmo tempo leve, do chassi. As forquilhas duplas na traseira, por sua vez, são fixadas a um elemento de fibra de carbono aparafusado ao suporte da caixa de câmbio. Molas, amortecedores a gás com quatro regulagens operadas por haste e barras estabilizadoras em arco formam a suspensão do RS Spyder, modificada para proporcionar ainda maior rapidez e melhor dirigibilidade em 2007.

O desenvolvimento de diversos componentes do carro também foi alvo de atenção. Centrais elétricas, sistema hidráulico e sistema de direção foram aperfeiçoados. Os freios compreendem dois cilindros mestres, distribuição de força de frenagem variável e discos de fibra de carbono ventilados, medindo 380 mm na dianteira e 355 mm na traseira.

No momento em que o novo modelo está sendo apresentado para 2007, o atual RS Spyder está prestes a terminar sua primeira temporada completa. A Penske Motorsport tem grandes possibilidades de conquistar os títulos de pilotos, construtores e equipes na classe LMP2 do ALMS. E, além das vitórias convincentes em sua categoria, o Porsche RS Spyder conseguiu uma sensacional dobradinha na pista de Mid-Ohio em maio, superando os protótipos da classe LMP1, mesmo com a potência a mais que os regulamentos permitem aos carros desta classe.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
17 anos atrás

O carro não deixa de ser um campeão,afinal é um Porsche,mas mesmo o Sr Ferdinand Piech sendo dono de 13% da Porsche e a Porsche sendo dona de 20% da VW que é dona da Audi ,eles vão continuar tomando pau do R10 no ano que vem.

carlos roberto
carlos roberto
17 anos atrás

Senhor Paulo Aidar,

Calma !!! Também sou fanático por PORSCHES. De qualquer tipo ou ano. Disse que esse PORSCHE que está no post é “parecido” com o AUDI. E copiando o que o sr. disse, com o R8, que é o carro que ganhou 5 edições das últimas seis LE MANS. Se a PORSCHE fez esse carro dessa forma, é porque a AUDI colocou o ovo em pé antes. A PORSCHE economizou muito em túnel de vento fazendo esse protótipo. Coloque a foto dos dois, lado a lado e depois diga o que achou. Agora,o que vai por baixo da carenagem, temos que esperar um pouco.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Cópia do Audi ? Brincadeira achar que a Porsche é do tipo que copia..ao contrário é copiada, invejada, idolatrada. Tirando o R8 que foi a unica coisa que presta e há bem pouco tempo , não sobra mais nada. Serão necessários anos e anos de chucrute e pelo menos uns 20 modelos vencedores para que isso possa acontecer, ou seja, nunca. A máxima “Porsche é Porsche” não existe à toa..imagine-se falando de outra…não rola.

carlos roberto
carlos roberto
17 anos atrás

Acho que é uma cópia dos AUDI. Ou estou enganado?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Gostei.
Lembrei, um poquinho, do ZF.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Não gostei!
Acho esses carros da LMP2 muito chatos em se tratando de design , estão ficando cada vez mais parecidos, como está acontecendo na F1.
Há 4 a 5 anos atrás achava maravilhoso todos os carros.
Quem se lembra do Cadillac , BMW, Panoz, e outros prototipos que tinham uma identidade marcante ?
Ainda bem que vai voltar os Prototipos fechados como o novo Peugeot, acho que de vez em quando os caras precisam mesmo mexer no regulamento pra dar uma balançada na cabeça dos projetistas.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Tá vendo FG… isso sim é carro de verdade!

da Redação
da Redação
17 anos atrás

A Porshe, quando se referir à fábrica. O Porshe quando re referir ao carro.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Suspensão de forquilha seria um nome modernoso para os triângulos?

Conde
Conde
17 anos atrás

Meu Deus : Coisa Linda , Coisa Linda , Coisa Linda . É Porsche . É Tudo .

Murillo
Murillo
17 anos atrás

Esse vai estrear no novo filme do Batman

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Porsche: There´s no substitute!

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Saudades do 907,910,911,956,962…

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Mas se tudo for verdade quem viver poderá vê-lo nas 1000 milhas FIA GT em 2007 Interlagos-SP….é esperar pra ver se vem…..

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Pena que a Porsche não vai trazer um desse para babarmos no Salão do Automóvel deste ano…

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Na tentativa de humanizar as aquinas cama uma dcelas tem seu proprio sexo taxado como……UMA bela FERRARI…UMA notável MERCEDES-BENZ…UM AUDI…mas a porsche me confunde……e o que se usa A PORSCHE ou UMA PORSCHE????

jcesar
jcesar
17 anos atrás

de quanto e para onde eu mando o cheque para comprar uma tranqueira dessas???

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Ô Tio Gomes: este Pandini não trabalha numas das revistas ditas especializadas?