Blog do Flavio Gomes
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Cacá 1, Ingo 100

SÃO PAULO (merecidos, ambos) – E finalmente Cacá Bueno conseguiu seu título na Stock. Seus adversários foram saindo de combate por conta, e o único que ameaçava, Hoover Orsi, Cacá se encarregou de tirar da corrida numa manobra duvidosa. Foi punido por ela, o que significa que os comissários o consideraram culpado. Mas o próprio […]

SÃO PAULO (merecidos, ambos) – E finalmente Cacá Bueno conseguiu seu título na Stock. Seus adversários foram saindo de combate por conta, e o único que ameaçava, Hoover Orsi, Cacá se encarregou de tirar da corrida numa manobra duvidosa. Foi punido por ela, o que significa que os comissários o consideraram culpado. Mas o próprio Orsi, pelo que entendi, achou tudo normal, então tudo normal.

A corrida não foi excepcional, mas foi legal. Principalmente pela 100ª vitória de Ingo em competições nacionais, com uma ultrapassagem maravilhosa sobre Sperafico, que não tinha nada de espremer o Alemão no muro. Esse pessoal da Stock gosta muito de bater e espremer os outros, mas está virando característica da categoria, eles que se entendam.

Bueno merecia o título. Ingo merece os aplausos pela longevidade, ainda em forma e competitivo.

A Stock? Tenho minhas implicâncias, mas não se pode negar que fechou seu melhor ano. A lista do que não gosto é grande: playoffs, multibolha, não-participação de fábrica alguma, pilotos melindrosos, pobreza técnico-mecânica, globalização — no sentido de todo mundo se moldar ao padrão Globo de babaquice —, público desrespeitado (quem foi, sem convite, conte aqui como comprou ingressos), “nascarização”, politicagem, proibição de treinos, concentração de recursos, preocupação excessiva em se definir como show, e não esporte…

Mas tem coisas boas, também, como alguns bons pilotos, competição acirrada, elevação da categoria à condição de produto de massa (pelo menos quando passa na TV), geração de empregos, profissionalização, algumas boas corridas, arquibancadas cheias (ainda que por convidados, mas é melhor do que desertas, como, por exemplo, no Campeonato Paulista, do qual faz parte a Superclassic), alguma cobertura da mídia…

Está longe de ser “uma das melhores do mundo”, como os stockianos gostam de propagar. Mas tem seu valor, claro. Que cresça e melhore em 2007. Já que o caminho do automobilismo brasileiro, pelo menos no futuro próximo, é esse, uma boa espiada no que fazem os argentinos pode ser interessante.