Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

I ENL: sucesso estrondoso

MOSCOU (com céu azul, mas frio) – Antes de mais nada, o Kremlin pede desculpas aos blogueiros por certa demora no relato do I Encontro Nacional dos Ladas, realizado ontem à noite em São Paulo. É que fotos e informações tiveram de ser enviadas ao Politburo, que submeteu-as ao Conselho do Povo e à Liga […]

MOSCOU (com céu azul, mas frio) – Antes de mais nada, o Kremlin pede desculpas aos blogueiros por certa demora no relato do I Encontro Nacional dos Ladas, realizado ontem à noite em São Paulo. É que fotos e informações tiveram de ser enviadas ao Politburo, que submeteu-as ao Conselho do Povo e à Liga Camponesa, para que pudessem ser aprovadas não sem algumas restrições.

Tive de voar às pressas para a capital da Mãe Rússia, de onde envio este despacho, devidamente rubricado pelas autoridades locais.

Foi um sucesso estrondoso o I Encontro Nacional de Ladas, promovido e organizado pelo povo de São Paulo na noite de 29 de março de 2007, data que deverá ser homologada como Dia Mundial do Lada — a proposta será feita na próxima Assembléia Geral da ONU.

O evento aconteceu no famigerado Parque das Bicicletas, no bairro burguês do Ibirapuera, para onde acorreram milhares de trabalhadores da cidade dispostos a aplaudir de pé a exposição de veículos soviéticos.

O comparecimento foi maciço. Todos os carros inscritos foram expostos no parque, o que nos credencia ao burguês “Guinness Book of Records”. Estiveram presentes dois Lada 2105, batizados de Laika para o mercado brasileiro, além de um jipe Niva que teve de ser estacionado em outro local, devido à lotação do recinto. “Nunca tivemos tanta gente aqui”, garantiu um dos organizadores.

Os automóveis foram rodeados pelos trabalhadores, que expressaram sua admiração com vários “ohs” e “uaus”, especialmente quando seus potentes motores foram acionados. O acabamento primoroso e as linhas modernas e contemporâneas foram alvo de elogios incontáveis.

Algumas novidades tecnológicas foram reveladas ao povo estupefato, como o acionamento automático do acendedor de cigarros acoplado ao dispositivo eletro-mecânico que controla a tração integral do Niva e a incrível caixa de fusíveis submersa. Outras inovações, como o sistema de aquecimento permanente do habitáculo, a buzina de ação contínua e o ecológico casulo para mariposas no painel, também foram devidamente expostos à curiosa audiência.

Parte da programação teve de ser alterada por motivos vários. O camarada Mikhail Gorbachev enviou telegrama agradecendo o convite, mas declarou sua impossibilidade de descer de helicóptero na praça de exposições, dado o enorme número de visitantes. O Boneco do Posto telefonou dizendo que estava de plantão e não poderia deixar seu trabalho. Maria Sharapova disputou uma partida de tênis no mesmo horário em Los Angeles e dedicou sua vitória “à pujante indústria soviética”. Laika foi convocada às pressas para uma conferência em Oslo e Kimi Raikkonen ficou preso às suas atividades na Malásia. O Fiat Stilo quebrou no caminho.

A apresentação do Circo de Moscou teve de ser cancelada por falta de espaço. Mas as passagens para Grosny foram sorteadas e os ganhadores já estão a caminho da Chechênia. Foram eles Romeu Nardini e Reginaldo Santista.

Velov Agapov, que abriria os trabalhos com a palestra “COMO A INDÚSTRIA SOVIÉTICA SE SOBREPUJOU ÀS PORCARIAS FABRICADAS NO OCIDENTE E SE TORNOU EXEMPLO E MODELO DIALÉTICO PARA A PRODUÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS DE SOBERBA QUALIDADE”, faltou. A KGB está à sua procura para uma conversinha franca.

Houve certo tumulto na chegada dos veículos, já que todos os trabalhadores queriam tocar nos carros e tirar fotos ao seu lado. A área teve de ser isolada pelo Exército Vermelho. Houve detenções, 47 no total. Todos foram enviados para a Sibéria e serão julgados. A disciplina, como se sabe, é um dos pilares de nosso sistema e não podemos tolerar desvios de conduta.

As fotos abaixo, liberadas pelo Comitê Central, dão bem uma idéia do sucesso do I ENL. Local e data do próximo já estão marcados, mas só serão divulgados horas antes para evitar tumultos.

Foi realmente um sucesso. Morram de inveja!