I ENL: sucesso estrondoso

MOSCOU (com céu azul, mas frio) – Antes de mais nada, o Kremlin pede desculpas aos blogueiros por certa demora no relato do I Encontro Nacional dos Ladas, realizado ontem à noite em São Paulo. É que fotos e informações tiveram de ser enviadas ao Politburo, que submeteu-as ao Conselho do Povo e à Liga Camponesa, para que pudessem ser aprovadas não sem algumas restrições.

Tive de voar às pressas para a capital da Mãe Rússia, de onde envio este despacho, devidamente rubricado pelas autoridades locais.

Foi um sucesso estrondoso o I Encontro Nacional de Ladas, promovido e organizado pelo povo de São Paulo na noite de 29 de março de 2007, data que deverá ser homologada como Dia Mundial do Lada — a proposta será feita na próxima Assembléia Geral da ONU.

O evento aconteceu no famigerado Parque das Bicicletas, no bairro burguês do Ibirapuera, para onde acorreram milhares de trabalhadores da cidade dispostos a aplaudir de pé a exposição de veículos soviéticos.

O comparecimento foi maciço. Todos os carros inscritos foram expostos no parque, o que nos credencia ao burguês “Guinness Book of Records”. Estiveram presentes dois Lada 2105, batizados de Laika para o mercado brasileiro, além de um jipe Niva que teve de ser estacionado em outro local, devido à lotação do recinto. “Nunca tivemos tanta gente aqui”, garantiu um dos organizadores.

Os automóveis foram rodeados pelos trabalhadores, que expressaram sua admiração com vários “ohs” e “uaus”, especialmente quando seus potentes motores foram acionados. O acabamento primoroso e as linhas modernas e contemporâneas foram alvo de elogios incontáveis.

Algumas novidades tecnológicas foram reveladas ao povo estupefato, como o acionamento automático do acendedor de cigarros acoplado ao dispositivo eletro-mecânico que controla a tração integral do Niva e a incrível caixa de fusíveis submersa. Outras inovações, como o sistema de aquecimento permanente do habitáculo, a buzina de ação contínua e o ecológico casulo para mariposas no painel, também foram devidamente expostos à curiosa audiência.

Parte da programação teve de ser alterada por motivos vários. O camarada Mikhail Gorbachev enviou telegrama agradecendo o convite, mas declarou sua impossibilidade de descer de helicóptero na praça de exposições, dado o enorme número de visitantes. O Boneco do Posto telefonou dizendo que estava de plantão e não poderia deixar seu trabalho. Maria Sharapova disputou uma partida de tênis no mesmo horário em Los Angeles e dedicou sua vitória “à pujante indústria soviética”. Laika foi convocada às pressas para uma conferência em Oslo e Kimi Raikkonen ficou preso às suas atividades na Malásia. O Fiat Stilo quebrou no caminho.

A apresentação do Circo de Moscou teve de ser cancelada por falta de espaço. Mas as passagens para Grosny foram sorteadas e os ganhadores já estão a caminho da Chechênia. Foram eles Romeu Nardini e Reginaldo Santista.

Velov Agapov, que abriria os trabalhos com a palestra “COMO A INDÚSTRIA SOVIÉTICA SE SOBREPUJOU ÀS PORCARIAS FABRICADAS NO OCIDENTE E SE TORNOU EXEMPLO E MODELO DIALÉTICO PARA A PRODUÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS DE SOBERBA QUALIDADE”, faltou. A KGB está à sua procura para uma conversinha franca.

Houve certo tumulto na chegada dos veículos, já que todos os trabalhadores queriam tocar nos carros e tirar fotos ao seu lado. A área teve de ser isolada pelo Exército Vermelho. Houve detenções, 47 no total. Todos foram enviados para a Sibéria e serão julgados. A disciplina, como se sabe, é um dos pilares de nosso sistema e não podemos tolerar desvios de conduta.

As fotos abaixo, liberadas pelo Comitê Central, dão bem uma idéia do sucesso do I ENL. Local e data do próximo já estão marcados, mas só serão divulgados horas antes para evitar tumultos.

Foi realmente um sucesso. Morram de inveja!

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charles "Ferrari"
Charles "Ferrari"
17 anos atrás

Poxa Flavio, também não precisa avacalhar e usar o Aurélio para ser irônico… Você usou famigerado com conotação negativa e isso é inegável… Mas anyway, vamos à parte prática… O Parque das Bicicletas, ou PB, como batizamos é usado à noite sim… É o nosso ponto de encontros toda segunda, quarta e quinta para nos reunirmos e sairmos em um pedal noturno pela cidade (Lokobikers). Outros grupos também o usam… É um local seguro para que possamos aguardar a chegada de todos, sem o risco de roubarem nossas bikes que são tão estimadas quanto os Ladas… E só para não deixar uma má impressão também, quando os ciclistas pensavam em se reunir para “expulsar” os carros antigos de lá, eu, que sou fundador de um desses grupos, fui contrário e hoje o espaço não corre o menor risco de ser tirado dos expositores e colegas do blog…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Boa, Kamarada! E eu levo no porta-malas do meu uma máquina de escrever tcheca, que esqueci de mostrar porque tinha gente demais em volta. Meu próximo livro será escrito nela.

Cesarov Zuigeberov
Cesarov Zuigeberov
17 anos atrás

Pergunta capciosa:
Cabe em um porta-malas de um Corsa, Fox ou afins, um jogo de rodas e um…alfinete? :-)

Cesarov Zuigeberov
Cesarov Zuigeberov
17 anos atrás

Perfeita descrição do nosso orgulhoso encontro Kamarada Gomes! E sim, as rodas são um raríssomo jogo de S-28 NOVAS e polidas, mas abri mão do espelho (oferecido), e é fato que as rodas originais estão no porta-malas, junto com a caixa de ferramentas, que aliás precisa de uma nova chave-de-rodas, devido a incompatibilidade de sistemas entre a chave original e os parafusos da S-28!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Famigerado, segundo os dicionários: que tem muita fama; célebre, notável, famígero. Nada de errado, pois. Também frequento o Parque das Bicicletas. E a exposição é de noite, e ocupa apenas a pracinha de entrada. O resto do parque continua à disposição das bicicletas. Nem sei se o parque abre de noite para as bicicletas.

Charles "Ferrari"
Charles "Ferrari"
17 anos atrás

Tem horas que eu fico realmente puto da vida com algumas coisas desse blog… Por que “famigerado” Parque das Bicicletas??? Além de gostar de carros, sou triatleta e aquele é um dos poucos espaços da cidade voltados para o ciclismo, infelizmente por causa de mentalidades pequenas como essa, perdi bons amigos pedalando nas estradas de SP… Bicicleta não tinha que estar na estrada??? Carro também não tinha que estar no parque!!!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Conde, na época também se usava em Polaras essa roda S-28 Cruz de Malta, na verdade quase não teve carro com rodas de 4 furos que não tivesse recebido essa adaptação. Eu citei o 147, mas também os Chevette, Passat, Brasilia…
Quanto à Sibéria, do jeito que está quente em SP, começa a parecer um local menos sinistro…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Olha gente:
Domingão, 1º de abril, e eu espertamente, consegui escapar desse pessoal estranho que ficava me seguindo pra todo lado e continuo a rir desbragadamente, dos eventos inacreditáveis ocorridos nesse dia de triste (êpa!) memória.
Seguramente terei problemas musculares no rosto. Haja Voltarem para relaxar.
Não vou arriscar nem ir à praia. Prefiro ficar em casa e dar um trato na manutenção geral exigida pela KGB local, enquanto repiso onde foi que eu errei, já que até agora, ouvi um monte por ter me arriscado dessa forma tão irresponsável.
Se, a coisa azedar, talvez eu resolva aceitar uma dessas passagens…não para mim é claro….

dy
dy
17 anos atrás

oww carrinho feioo! hahahaha
mto feio

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Putz, essa série de “reportagens exclusivas” sobre o 1º ENL merece Prêmio Esso!!! Tô rindo até agora com o texto excelente e com os comentários ainda melhores, hahahahahaha… só mesmo um Lada para fazer isso com a gente, já é um ponto bastante favorável, hahahahahaha…

Claudio Bassi
Claudio Bassi
17 anos atrás

No encontro só faltou um concurso de Miss Suéter.
Foi o I ENL ou I ML

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Hahahahahahahahahahahaha !!!
Cada vez mais inspirado !!! A parte em que cada um descreve as novidades tecnológicas foi impagável !!!
Me lembrou o sistema de refrigeração do meu finado Maverick: havia um sistema de refrigeração especial para os pés em dia de chuva, ativado para que os pés não ficassem muito quentes perto dos pedais… Um simpático e prático fio de água saia detrás do painel para umidecer “levemente” o pé direito, tanto quando trabalhava com o acelerador como com o freio !!!!
Hahahahahahahahahahahahahaha !!!

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Eu é que agradeço, Maximo.
Mas sei que o perigo persiste.
Como já disseram por aqui, dois blogueiros terão que ir de qualquer jeito.
O Regi optou por andar pelas ruas rindo desbragadamente, achando que se fazendo de louco, a KGB possa deixá-lo em paz (tolinho..)
Nem percebeu que loucura mesmo foi ter aparecido inadvertidamente no tal parque, e testemunhado o famigerado encontro soviético…

Celio
Celio
17 anos atrás

só 2 Ladas no encontro nacional?
kkkkkkkk

no mínimo um queria vender o mico pro outro e não conseguiu. kkkkkk

Voltaram pra casa cientes que o destino é morrer com esse ferro velho ocupando espaço na garagem.

kkkkk

desculpe, não resisti

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Romeu, o apagão foi uma manobra orquestrada pela CIA para resgatá-lo meu amigo.

abs e de nada.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

O gente: fazia muito tempo que não me divertia tanto…Parabéns pra todo mundo, especialmente ao dono do Blog pela idéia e ao VELOZ que colocou o tempero certo.. Romeu, sua aparição foi genial…Se a KGB estiver me monitorando vão relatar que eu ensandeci. Não paro de dar risada.

Conde
Conde
17 anos atrás

Em tempo :
Belíssimo texto , FG . Impagável .
Parabéns .

Conde
Conde
17 anos atrás

Petrus e Bianchini :
A roda não está parecendo com a do Polara ?
Romeu e Reginaldo :
Escondam-se . Eles vão querer entregar as passagens de qq jeito .
Alguem tem que ir pra lá !

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Maravilhoso texto, FG.
Engraçadíssimo, perfeito.
Vez ou outra voce acorda com a macaca e despejaessa sua verve cômica, inspiradíssima e inesgotável.
Feliz de quem ri de si mesmo, felizes os portadores dessa cara-de-pau cínica e ferina. Bom demais.
Será que voce anda conversando com o Max Nunes? Teria abaixado o espírito do Costinha, quem sabe Oscarito ou Grande Otelo?
manda mais desses, FG.
Manda mais.
Mesmo meio fora do ar devido ao trabalho excessivo e alguns projetos velozes – bem velozes… Não poderia deixar de deixar aqui meu pitaco.
Alegrou meu dia, que ainda não acabou às 21:48 Hs dessa Sexta-Feira…

Taxista
Taxista
17 anos atrás

Faltou a placa vermelha… Aliás, alguém já viu um desses na praça? Se sim, devem ter desmanchado…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ao saber que eu havia sido premiado com a passagem para Chechênia, corri e fiquei horas escondido sob uma Maseratti Merak 1974 amarela, que lá estava, mais rara e pouco mais bonita que os soviéticos e branquelos Ladas.
Apesar de levado à força para o Aeroporto, graças a mais um “apagão” aéreo provocado por uma greve de fome praticada por controladores de vôo, estou aqui de volta.
Sendo assim, são duas as passagens disponíveis.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Eu sabia que ainda existia alguma Lada que funcionasse, mas dois????

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Bianchini, faz frio na Sibéria.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
17 anos atrás

Confesso que tenho uma certa vontade de dirigir um Laika desses.
Deve ser legal.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Esquecí de completar: essa roda cruz de malta era a versão com 4 furos e um raio a menos da roda Scorro S-27, um dos acessórios preferidos de quem tinha Opala e Maverick nos anos 70, e o código dela era S-28. Alguns preferiam personalizar a roda e cortavam espelhinhos para prender sobre os raios e o microcubo central, ví alguns Fiat 147 assim na época.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Definitivamente, Lada Laika com roda cruz de malta (Petrus, a gaúcha tinha 6 raios, vide Brasília do Mamonas) é o que há de tosco. Mais tosco que isso, só o glorioso kit de ferramentas – que por sinal, na época que esses exemplos da indústria soviética vieram para cá, a revista Oficina Mecânica (que tinha anúncio de página dupla da Lada logo atrás da capa) elogiava – e eu tenho a revista guardada em algum lugar para provar!
Veloz, quase chorei de rir com seus posts nos dois tópicos sobre esse, ahn, evento.
Quanto à passagem para Grozny, me incluam fora disso, como diria o Patropi.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

MarcioVS:
no porta malas, estavam as rodas originais, para qualquer emergencia..
Zé das couves:
Aquela mancha foi proporcionada por um elemento infiltrado, que fez questão de estacionar o seu veiculo dito, decadente ( Ford Cobra Sheiby), e não se aguentou de tanto vazar (de rir claro)
Edison: realmente um show a mala de ferramentas. Qdo vi a “máquina manual para insuflar pneumaticos”, quase fui embora.
Leo:
O Niva foi taxativamente proibido de entrar.Falaram que era uma bomba e que poria em risco o evento fabuloso.(claro que é fofoca da oposição)
Askjão
FISSOREEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!
a TODOS:
estou DOANDO minha passagem para a Chechenia. quem quizer…cartas à redação aos cuidados do dono do Blog. já dei procuração para ele fazer a transferencia……Bom fim de semana a todos….

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Aiiiiiiiiiii!!!! Lada com roda Gaucha, essa foi de matar, se os Mamonas estivessem vivos virava letra de musica….. O meu Lada com roda gaucha ela não quer entra, quando chego dela elas fogem pro bar !!!!
Só bebendo mesmo, cerveja, não vodca

GUILHERME DECANINI
GUILHERME DECANINI
17 anos atrás

Pessoal,

DEVE SER SIDO CAIPIRINHA FEITA A BASE DE VODKA RUSSA ‘VENCIDA”.

FLAVIO, meu Amigo, SEU TEXTO TÁ UM BARATO…!!!!!! Estou sentindo cheiro de COLA….rsrsr….

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

A roda que está no carro do kamarada da esquerda custa mais que o próprio carro

Zé das Couves
Zé das Couves
17 anos atrás

Gomes, é uma poça debaixo do seu carro (primeira foto)? Vazamento de água, ou vodka?

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Estive presente neste encontro ontem,sem saber que haveria o I ENL.Antes que os 2 Ladas chegassem,já pude presenciar o ótimo público presente.Quando o primeiro chegou,levou muito tempo convencendo o porteiro a deixar adentrar o recinto,pois êsse dizia que o encontro é de carros clássicos ,de coleção,etc.Mas como o FG estava vestido a carater,com uma vistosa camiseta vermelha,russa naturalmente,achou por bem liberar a entrada,visto que a KGB estava a postos.O ponto alto do encontro,foi ver a animação destes heróicos proprietários de jóias russas,comentando a tecnologia que o FG descreveu no post.Tremendo entusiasmo,todos sorridentes,notadamente o colega do centro da segunda foto,quando expôs a famosa mala de equipamentos e ferramentas que acompanharam os primeiros carros que aqui chegaram,que continham fusíveis rapidamente descartáveis,chaves de boca e uma insólita bomba manual para encher pneus(!!!).Todos porém reclamavam ,que nestas malas estavam faltando as manivelas,isto mesmo,manivelas para dar partida,iguais àquelas que os Ford Bigode usavam.Fiquei muito impressionado com a felicidade com que descreviam suas experiências com tais carros.Todos pareciam mais animados que pinto no lixo.Só pude chegar à conclusâo,que cada doido tem sua mania.
Abraços.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
17 anos atrás

Cadê o Niva?

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Devido ao sucesso, proponho a vc, FG, que realize um encontro nacional de Fissori…

lulalelé
lulalelé
17 anos atrás

Sexta-feira dia nacional do congestionamento, da cerveja e outras coisas mais, talvez tb seja o dia do Perdão, portanto, perdoemos o eminente blogueiro, VÁ TOMAR UMAS CAIPIRINHAS DE VODKA…E TENHO DITO.

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Conheça a verdade que Flavio Gomes e o Partido não querem que você conheça…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Legal, os carros parecem estar bem conservados!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Como eu disse no outro post,bastava um caminhão para recolher as duas sucatas.

Jader Goergen
Jader Goergen
17 anos atrás

Muito cômico o texto, parabéns, Flávio. Dei muita risada lendo-o.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Camaradas ! A KGB deveria estar caçando o Gomes…..O texto é hilário.

Deixa eu tentar parar de rir…. depois eu continuo. O meu chefe aqui acha que pirei…. E cade o HP ????

Feio Tomaz
Feio Tomaz
17 anos atrás

Sinto que perdi um evento historico !!!
Só me resta agora esperar pelo II ENL….

anselmo
anselmo
17 anos atrás

parabens pelo ótimo texto flavio

jc
jc
17 anos atrás

patetico.

1GT
1GT
17 anos atrás

As fotos do encontro somente corroboram que estes foram os únicos veículos que chegaram INTEIROS ao encontro…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Tai…vcs não acreditaram nas minhas informações anteriormente vinculadas e eis a prova inconteste dos meus comentários. O FG só errou numa coisa. eu transferi o fantastico presente, sine die, porque me apetece enfrentar onças , como descrevi no post abaixo , do Leão do Yuri, ao frio do destino presenteado.
Se alguém quizer ir, é só avisar que endossarei alegremente o ticket. O Romeu eu não sei, mas acho que foi…ele sumiu…

Sonegheti
Sonegheti
17 anos atrás

É isso aí, Flavio!
Com persistência e propaganda eu não tenho dúvidas que, lá pro XVII ENL, terão cerca de… 4 carros!!!

Rebeloweb
Rebeloweb
17 anos atrás

Pessoal, esses carros sovieticos sao tao avancados que so podem ter sido idealizados e construidos utilizando tecnologia extra-terrestre.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

corrigindo: Interessante

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Cara… as vezes você viaja legal… O mais ineressante foi a quebra do Stilo. Muito bom!!!

Maurílio
Maurílio
17 anos atrás

Que mico, hein!