Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Encolhe que funciona

SÃO PAULO (uns 30 cm, mais ou menos) – Um dos segredos do bom desempenho da Ferrari neste ano foi a aposta numa distância entre-eixos maior que suas rivais. Segredo numas, porque é a lógica aerodinâmica: carro mais longo, mais ar limpo passando por baixo dele, sem grandes turbulências, maior downforce. Nada de espetacular, mas […]

SÃO PAULO (uns 30 cm, mais ou menos) – Um dos segredos do bom desempenho da Ferrari neste ano foi a aposta numa distância entre-eixos maior que suas rivais. Segredo numas, porque é a lógica aerodinâmica: carro mais longo, mais ar limpo passando por baixo dele, sem grandes turbulências, maior downforce. Nada de espetacular, mas os outros não fizeram, e o resultado é que a F2007 é muito rápida de reta.

Só que para uma pista como Mônaco, entre-eixos grande não funciona. Hoje, a turma testou numa das variáveis de Paul Ricard de baixa velocidade, já que a idéia é preparar os carros para Monte Carlo. Resultado: Massa apenas em sexto, 1s572 atrás de Hamilton.

Sugestão para a Ferrari: chamem Jorge Lettry. Foi ele quem mandou serrar uns 30 cm do chassi de um Belcar para fazer a carreteira que ficaria famosa nas mãos do Volante 13. Um demônio em circuitos de rua. Um desastre nas enormes retas de Interlagos.