Encolhe que funciona

SÃO PAULO (uns 30 cm, mais ou menos) – Um dos segredos do bom desempenho da Ferrari neste ano foi a aposta numa distância entre-eixos maior que suas rivais. Segredo numas, porque é a lógica aerodinâmica: carro mais longo, mais ar limpo passando por baixo dele, sem grandes turbulências, maior downforce. Nada de espetacular, mas os outros não fizeram, e o resultado é que a F2007 é muito rápida de reta.

Só que para uma pista como Mônaco, entre-eixos grande não funciona. Hoje, a turma testou numa das variáveis de Paul Ricard de baixa velocidade, já que a idéia é preparar os carros para Monte Carlo. Resultado: Massa apenas em sexto, 1s572 atrás de Hamilton.

Sugestão para a Ferrari: chamem Jorge Lettry. Foi ele quem mandou serrar uns 30 cm do chassi de um Belcar para fazer a carreteira que ficaria famosa nas mãos do Volante 13. Um demônio em circuitos de rua. Um desastre nas enormes retas de Interlagos.

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Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Bom mesmo é acreditar que foi a martelada.
Vocês são uns desiludores (?)!!!

RODRIGO MEIRA
RODRIGO MEIRA
16 anos atrás

Tio Flavio,

F1Racing de Abril, edição número 6.

A FERRARI aumentou seus entreeixos em 100mm em relação ao modelo anterior afim de maximizar os benefícios de aerodinâmica da tão falada QUILHA ZERO. Porém as dimensões da traseira são as mesmas em relação ao F248 de 2006.

De acordo com o Aldo Costa, promovido de engenheiro chefe a diretor de grupo de chassi: “a idéia é controlar melhor a qualidade do fluxo de ar à medida que ele se divide para esquerda e para direita ao redor da parte inferior (sem quilhas) do chassi, e então o ar é canalizado para a traseira em direção tanto das entradas do radiador como das laterais da carenagem”.

“Sem uma equivalente diminuição no comprimento do carro na treseira (por exemplo, movendo o motor para frente), essa medida aumentou o entreeixos e moveu mais o peso para traseira.”

“O carro 2007oferece uma ampla combinação de ajuste de lastro, algo que compensaria a alteração indesejada na distribuição de peso.”

A F1 Racing perguntou: “Mas o aumento dos entreeixos? Será que a Ferrari está preocupada com o aumento real no comprimento do carro?

“Não, responde ALDO com um sorriso. Se vc nos vir fazendo uma curva quadrada na Lowes em MÔNACO, saberá que estamos problemas! Não, nós não estamos OK. – não há problema nenhum com o entreeixos.”

Palavras do diretor de grupo de chassi da Ferrari ALDO COSTA.

AGORA, isso que o FG falou tem um pouco de verdade. Lembro muit bem q a McLaren sempre teve em seus carros entreeixos mais curtos q a concorrencia. Daí, somando-se a habilidade do Ayrton podemos ver como ele conseguiu tirar proveito do carro mais curto da Mclaren em Mõnaco.

Lógico que a habilidade e o prazer que Senna tinha em correr em mônaco não se pode deixar de lado.

Mas que a McLaren sempre conseguiu se apresentar bem no principado, isso é verdade.

É melhor aguardarmos o GP para não ficarmos conspirando sobre teorias.

Agora, essa confiança que o Aldo Costa mostrou em comentar sobre o comprimento do entreeixos da Ferrari é absurda!

Tudo bem que ele sempra vai defender seu projeto, que até agora mostrou ser um carro vencedor.

Mas FG, que QUILHA ZERO é ESSA ????

Tem como nos brindar com uma explicação?

Abcs

Acir
Acir
16 anos atrás

Estes testes não valem nada…. ninguem sabe como estão treinando…. Quero ver o Hamilton botar 1,5 segundo no Massa no treino oficial….. Duvido e aposto quanto quiserem….

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Na verdade, é o seguinte:

O F2006 tinha a distância entre-eixos muito pequena, o que tornava o carro muito nervoso e difícil de acertar. Com o decorrer do ano, tanto a Bridgestone foi melhorando seus pneus quanto a Ferrari passou a entender seu próprio carro bem melhor, e então aí começou seu amplo domínio e o resto nós já sabemos.

Para este ano a Ferrari projetou um carro com distância entre-eixos bem maior que dos F2006, mas que na verdade está proxima da distância normal num F1. Pelo que sei, quem continua com distância entre-eixos pequena é a McLaren, fruto dos anos e anos de carros construídos sob a filosofia do Adrian Newey (que pelo visto ainda tem o que dar na Red Bull).

De qualquer forma, a corrida de Mônaco será mais um de centenas de duelos McLaren x Ferrari. Eu aposto na McLaren, pelo retrospecto em Mônaco de seus carros e pilotos, além de sua excelente forma este ano.

Vou procurar por fontes para estas minhas informações a respeito de distância entre-eixos da Ferrari e as postarei aqui depois.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Considerações

1- Vicente Miranda é O cara quando o assunto é polara. Como tenho um, leio e releio suas considerações.

2- Senhor PONTO , voce pode até entender algo de automobilismo, mas xingar o polara de draga, faltas com o respeito com quem gosta do carrinho, ok?
Perdestes uma grande oportunidade de celebrar o silêncio……

3- Se é lorota ou não, pra mim tanto faz. Enquanto tiver na qualidade de ” causos” do automobilismo, ta bom demais. OU então, chamem o Fabinho!

Abs.

Mayara
Mayara
16 anos atrás

Eu acho esses DKWs Racing muito charmosos.

.
.
16 anos atrás

Devagar com a louça, pessoal !
TODOS os F1 e demais monopostos em geral (fora os tubulares), tem distância entre eixos regulável !!!!!
Entre 6 e 8 cm é coisa normal !
Atualmente a Ferrari não tem mais submetido seus projetos à minha apreciação.
Portanto não sei informar quais são os limites previstos no projeto.

Quanto a lorota do Polara, classifiquem como LOROTA mesmo !
5 ou 6 cm nesta draga não altera p.o.r.r.a nenhuma !
CQD

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Dú, não entendi o site com a configuração, mas gostei do Déca SulAfricano.
Até pendurei na Confraria!

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Oi Pablo,

como disse, piloto gosta de contar “causos” hehehe

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

A esticada no Polara pode ter sido feita com esticadores, utilizando-se “strong points” num piso de concreto, que seria o método de aplicação da carga lenta e gradual, como normalmente se faz para alinhar monoblocos e chassis.
Eu, particularmente, tenho minhas reservas quanto a essa história de cabos de aço ou correntes. A lenda, se não me engano, chegou a ser publicada há muito tempo num comentário numa revista automobilística. E quanto aos centímetros (se é que passou de 1 cm) não se sabe, afinal de contas poder-se ia resolver o problema da geometria de direção inadequada com mangas de eixo especialmente forjadas e buchas excêntricas na ancoragem da suspensão traseira.

Pablo
Pablo
16 anos atrás

Esticaram um polara em 5 cm? Só na pancada? E ficou alinhado?

Essa eu pago pra ver.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Boa gomes..

Falemos de F1.
Se toda a diferença remete ao entre-eixos, acredito que seja algo temerário já que a vantagem não é tão estrondosa assim.
Mas é estranho porque, salvo engano, a vantagem do Massinha no último GP era justamente no trecho mais sinuoso da pista.
Sei-lá…..

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Não é páreo para o #96 !!!(rs)
Queria ver uma foto do Polara de entre eixos esticado, e ter mais detalhes da brincadeira que fizeram…
Acho que as porradas até esticariam, mas não da forma uniforme que seria necessária, deixando o carro meio torto…

anselmo
anselmo
16 anos atrás

essa foto é da epoca ou recente ?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Valeu moçada…..tô debandando.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Tohmé,

Conta-se que o Polara do Sotto Mayor foi esticado, para compatibilizar a geometria do trem dianteiro coma distância entre eixos, amarrando-se o eixo trasero num ponto fixo, com auxílio de correntes e acelerando-se a barata para o monobloco “esticar” alguns centímetros.

Paar entender o que explicarei a seguir, acesse o seguinte endereço eletrônico, relativo a geometria Ackermann de direção:

http://www.answers.com/topic/ackermann-steering-geometry

Para você ter uma idéia do que ocorria com os Polara originais de fábrica, imagine que as linhas imaginárias se encontrem numa posicão mais à frente do que o desejado para melhor uma melhor performance, o que só foi corrigido após o carro ter sido esticado, como diz a lenda.

Alternativamente poderiam ter fabricado mangas de eixo com pontos de ancoragem das ponteiras das barras de direção em posição um pouco mais afastada da linha central do veículo, fazendo com que o encontro das linhas imaginárias fosse mais atrás.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Tohmé e Cesar,

conta a história, da boca do próprio Fábio Sotto Mayor, que eles aumentaram o entre – eixos da seguinte maneira, arranjaram um cabo de aço, uma árvore bem grande, amarraram o cabo ao redor da arvore depois no chassi na parte dianteira e ficaram dando marcha ré, depois de umas 2 porradas o carro ficou na medida que eles queriam (5 cm a mais) e dispararam a ganhar corridas.

se é verdade eu não sei, pq piloto tem muito de pescador e gosta de contar histórias hehehehe

abs

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Pode ser filhote de cruz – credo, mas fez História.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Tohmé:
No caso do Polara, se não me falha a memória fotogênica, o entre-eixos foi aumentado na base da marretada. Datajoaquim deve ter mais detalhes.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Ô Tio Gomes! Eles mudam o entre-eixos como a gente troca de camisa…
Qto a chamar o Lettry pra resolver o caso da Ferrari, imagine só o quebra-pau que ele não ia causar com a italianada…

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Falando em entre-eixos, tem a história do Fábio Souto Mayor que corria de Polara e não vinha tempo. Depois começou a virar e virar, batendo seus concorrentes. Quando foram ver, tinha um entre-eixos maior que os carros de produção.

leohora
leohora
16 anos atrás

gomes qual a diferença de entre eixos entre Ferrari e Mclaren?? 1.572 segundos de desvantagem só por causa de alguns centimetros a mais no entre eixos???? acho que vc tá enganado….

abraço!

Dú
16 anos atrás

Me poupe que vou almoçar! É só configurar o entre eixos com o centro de gravidade. Tipo, Motor, aros maiores na frente, cambagem dianteira negativa e recuar o assento para o meio. Olhe de cima seu chassis. Está no /http://www.dkw.co.za/home.html / Mônaco? Temos um campeonato inteiro ainda! Lembra do Schumy travando para red flag? Dá-lhe Felipe

Silvana
Silvana
16 anos atrás

Ô coisinha feia! Filhote de cruz-credo.

Pedro Pessoa
16 anos atrás

É bonito.