Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Vermelho e verde

SÃO PAULO (difícil…) – Recebi algumas dezenas de e-mails de torcedores raivosos do Massa, inconformados com sua desclassificação em Montreal. A maioria deles não entende como é que o box pode estar aberto para entrar e fechado para sair. Todos acharam que o brasileiro foi sacaneado pelo Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil. Nenhum […]

SÃO PAULO (difícil…) – Recebi algumas dezenas de e-mails de torcedores raivosos do Massa, inconformados com sua desclassificação em Montreal. A maioria deles não entende como é que o box pode estar aberto para entrar e fechado para sair. Todos acharam que o brasileiro foi sacaneado pelo Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil. Nenhum mencionou que Fisichella levou o mesmo gancho.

Muitos contestam a punição a Alonso, um stop & go. Por que não desclassificá-lo também?

Bom, para deixar claro. Ao contrário do que muitos imaginam, os boxes não ficam fechados durante TODO o período em que o safety-car entra na pista. Nem para entrar, nem para sair.

Vamos começar pelo começo. A entrada. Pelas regras atuais, quando o SC vai para a pista a entrada dos pits é imediatamente fechada. Isso até que o pelotão esteja organizado atrás do lindo Mercedes prateado. Só então aparece a mensagem nos computadores de “pit lane open”. Aí, quem quiser fazer seu pit stop, faz. O regulamento diz claramente que quem entrar nos box com o dito cujo fechado leva um stop & go. Foi o que fizeram Alonso e Rosberguinho, sabendo que seriam punidos. Mas como estavam sem gasolina, não teve outro jeito.

Só não é punido, nessa situação, quem já estiver nos boxes ou quem estiver naquela estradinha vicinal de entrada antes de ser emitida a mensagem “pit lane closed” pelos computadores.

A saída, agora.

Ela fica permanentemente aberta, com luz verde, exceto quando, em situação de safety-car, o pelotão que segue o lindo Mercedes prateado estiver chegando perto da saída de box. Aí o diretor de prova, a seu critério, acende a luz vermelha até passar a boiada. Quando a boiada se vai, acende a luz verde de novo, permitindo a quem estiver nos pits que se junte ao pelotão.

Quem estiver nos boxes tem de esperar a luz verde, pois. Se o Massa e o Fisichella fossem sair dos boxes quando o pelotão atrás do safety-car estivesse do outro lado da pista, encontrariam a luz verde. E poderiam se dirigir ao fim do pelotão. Jamais entrar na frente do safety-car, ou se enfiar no meio da fila.

O regulamento, nesse caso, também é claro quanto à punição: desclassificação, sumária e sem direito a recurso. Como aconteceu com Montoya lá mesmo em Montreal, em 2005.

Alguém há de dizer: como podem ser tão diferentes as punições? No caso de entrar no box com luz vermelha, o piloto está auferindo uma vantagem indevida. Um stop & go elimina a vantagem adquirida ilegalmente. No caso de sair com a luz vermelha, o piloto está colocando em risco o safety-car, os que estão atrás dele, a moral e os bons costumes. Bandeira preta nele e ponto final.

Fiz-me entender? Pois é, desta vez o Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil não fez nada de errado.