Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Carros (e filmes) que eu gosto: Lancia Aurelia

SÃO PAULO (figurate) – Adoro filmes italianos, e ainda bem que tenho um amigo que adora mais ainda, e tem tudo — João Carlos Albuquerque, o cara que mais entende de cinema italiano no mundo. De vez em quando me empresta uns DVDs, e semana passada assisti a “Il Sorpasso”, de Dino Risi, com Vittorio […]

SÃO PAULO (figurate) – Adoro filmes italianos, e ainda bem que tenho um amigo que adora mais ainda, e tem tudo — João Carlos Albuquerque, o cara que mais entende de cinema italiano no mundo. De vez em quando me empresta uns DVDs, e semana passada assisti a “Il Sorpasso”, de Dino Risi, com Vittorio Gassman e pequeno, mas espetacular, elenco. Inclusive Jean-Louis Trintignant. Seria parente? Antes que você saia para pesquisar, sim, é. Sobrinho de Maurice Trintignant.

É um road movie de 1962, em preto e branco. Uma viagem de um quarentão doidão com um estudante. De Roma, girando pela Toscana.

Me deu uma saudade enorme da Itália e de sua gente. Uma vontade quase insuportável de fazer a mesma coisa de novo. Porque já me meti numas viagens dessas, mais de uma vez.

E só quem rodou a Itália, de carro e sem destino, sabe o que é parar numa autostrada qualquer para um espresso, ou numa aldeia perdida no nada para um panino ou uma pasta e um vinho.

Mas eu falava do filme, que tem como uma de suas principais, senão a principal, personagens uma Lancia Aurelia spyder maravilhosa, como essa aí embaixo.

Aliás, a Lancia é a marca de que mais gosto na Itália. Gosto também da Alfa Romeo, e de Lambretta.

Vejam o filme, se encontrarem. É difícil de achar, mas vale o esforço. Ah, e aparecem dois DKWs na estrada. Sensacional, a Itália dos anos 60. Mulheres lindas, carros lindos, tudo lindo.