Carros (e filmes) que eu gosto: Lancia Aurelia

SÃO PAULO (figurate) – Adoro filmes italianos, e ainda bem que tenho um amigo que adora mais ainda, e tem tudo — João Carlos Albuquerque, o cara que mais entende de cinema italiano no mundo. De vez em quando me empresta uns DVDs, e semana passada assisti a “Il Sorpasso”, de Dino Risi, com Vittorio Gassman e pequeno, mas espetacular, elenco. Inclusive Jean-Louis Trintignant. Seria parente? Antes que você saia para pesquisar, sim, é. Sobrinho de Maurice Trintignant.

É um road movie de 1962, em preto e branco. Uma viagem de um quarentão doidão com um estudante. De Roma, girando pela Toscana.

Me deu uma saudade enorme da Itália e de sua gente. Uma vontade quase insuportável de fazer a mesma coisa de novo. Porque já me meti numas viagens dessas, mais de uma vez.

E só quem rodou a Itália, de carro e sem destino, sabe o que é parar numa autostrada qualquer para um espresso, ou numa aldeia perdida no nada para um panino ou uma pasta e um vinho.

Mas eu falava do filme, que tem como uma de suas principais, senão a principal, personagens uma Lancia Aurelia spyder maravilhosa, como essa aí embaixo.

Aliás, a Lancia é a marca de que mais gosto na Itália. Gosto também da Alfa Romeo, e de Lambretta.

Vejam o filme, se encontrarem. É difícil de achar, mas vale o esforço. Ah, e aparecem dois DKWs na estrada. Sensacional, a Itália dos anos 60. Mulheres lindas, carros lindos, tudo lindo.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caca
Caca
16 anos atrás

“Il sorpasso” saiu em DVD há poucas semanas na Itália, remasterizado. Por sorte, e coisa rara, saiu aqui no Brasil simultaneamente, onde foi rebatizado como “Aquele que Sabe Viver”. Está disponível nos grandes sites, como Submarino, Americanas, Saraiva, etc.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

FG, eu me lembro muito bem do fim do filme. Não gostei. Do final. Um carro desses…

cruz
cruz
16 anos atrás

completando, quem falou em ford edsel nunca viu um muito menos o lancia aurelia (procurem no google images gente!), minto, agora viu porque o gomes colocou a foto dele aqui mesmo… ponto pro grande gomes!!! como sempre….

cruz
cruz
16 anos atrás

divertida e emocionante a pequena aventura dos personagens, vale a pena ver. em curitiba tem em dvd pra locar na Video1 da padre anchieta. alguém falou em ford edsel??

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

Apenas complementando:

O lugar da foto não me é estranho, seria no Lago Magiore?

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

Puxa, Veloz HP, que bom ler palavras como as suas!!!

Eu ia escrever algo sobre viajar pela Itália mas, ao ler seu comentário, nem preciso mais. Rodei por lá de carro, ônibus, carona, bicicleta, mas a melhor coisa do mundo é viajar de trem! Quem vai até lá e não desfruta dessa maravilha, não sabe o que está perdendo.
Obrigado, Veloz, por me fazer lembrar daquele lugarzinho que mora em meu coração, “grazie mille”!

Sapo
Sapo
16 anos atrás

Se taparem a grade da frente desta foto com o polegar, fica igualzinho ao meu Karmann Guia.

Piki
Piki
16 anos atrás

Esse filme é absurdo!!!!! Inigualável!!!
O Vitorio Gasman está fantástico!!

Outra atuação memorável dele: Perfume de Mulher (Profumo di donna), o original. Simplesmente soberbo!!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, boa tarde.
Essa viagem pela Itália considero uma das mais bonitas de se fazer no mundo. Se a intercalarmos com trechos ferroviários então, vira uma poesia.
Me desculpem os outros paises europeus mas, igual a Itália não há.
A quantidade de história e cultura que se encontra em cada cidade grande como Roma, Florença e Pisa é inigualavel. Museus de toda a espécie em todos os lugares. Artistas de todas as artes em todas as esquinas.
Não sem montivo que lá nasceram Leonardo da Vinci e Michelângelo, Verdi e Vivaldi, Sophia Loren e Sophia Loren (essa mulher vale por duas), Ferrari, Maserati, Lamborguini, Ducati, MV Agusta, Cagiva, Aprillia, etc, etc, etc.
Arte e beleza que moldam até hoje as tendências mundiais de estilo e projeto sobre qualquer objeto de uso pessoal e construções de uso social.
Porém, com o Euro a R$ 2,58 fica muito caro para a maioria das pessoas conhecer a bella Itália nas suas lindas entranhas.
Para esse caso sugiro uma viagem que já fiz 3 vezes e custará uma fração desse valor. E foi meio no improviso que a fiz, diga-se.
A muitos anos atrás quando ia para o Chile com uma namorada e um casal de amigos numa caminhonete, saindo do Brasil por Umuarama e seguindo pelo Norte da Argentina até San Rafael, fomos parados na fronteira aos pés da Cordilheira dos Andes pela polícia. O motivo era uma enorme tormenta de neve que havia soterrado vários quilômetros da serpentuosa estrada montanha acima. Como levariam vários dias para desobstruí-la, decidimos virar à esquerda e seguir ladeando as montanhas rumo a Bariloche no Sul da Argentina. Foi sensacional, paisagens deslumbrantes por várias centenas de quilômetros. Lá chegando, ficamos por 2 semanas e seguimos rumo a Cape Horn no “bico” da América do Sul. Terra do Fogo com vulcões, gêisers, icebergs, pinguins e até uma meia Aurora Boreal, pois era inverno e as temperaturas desciam a -25 com metros de neve acumulada pela manhã à porta do hotel. Havia um trator elétrico dentro do hall para escavar tudo de dentro para fora, todas as manhãs.
Inigualavel, sensacional, único. Não existe lugar igual no planeta.
Na volta viemos pela costa Argentina com direito a 2 dias em Balcarce, terra do Fângio e seu belíssimo e aconchegante museu. Buenos Aires, ferry boat no Rio da Plata, Uruguai, Baia Blanca, R. G. do Sul, Sta. Catarina, Paraná e São Paulo.
Já fiz esse roteiro 3 vezes de várias formas diferentes e na última até encontrei o comandante Rolim em Bariloche. Vinha da Terra do Fogo junto a um amigo e de moto…
Como se vê, não é preciso ir até a Europa para se curtir um roteiro inesquecivel. Tudo isso está ao nosso lado e por menos da metade do custo.
Vamos lá pessoal, pneus no asfalto então.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Sim, era o Ford Edsel mesmo que tinha aquela grade estilo digamos, “xoxotal”, que tanto desagradou aos americanos…
Mas não tem nada a ver com a maravilhosa frente da Lancia Aurélia.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Segio Barros,

Não seria o Ford Edsel?

Roberto Octavio
Roberto Octavio
16 anos atrás

Pra quem é do Rio, tem na livraria Argumento.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

O FG cita que “só quem rodou a Itália, de carro e sem destino, sabe o que é parar numa autostrada qualquer para um espresso, ou numa aldeia perdida no nada para um panino ou uma pasta e um vinho…”
Já fiz isso, mas infelizmente não sem destino, mas com hora pra chegar, pena…
Sem destino mesmo, de moto pelo Brasil, quando dava aulas e tinha quase tres meses de férias…
Cair nesse mundão sem destino, parar em aldeias perdidas no meio do nada, dormir ao relento no meio do sertão, ficar sem gasolina em algum lugar da Belem-Brasilia em 1978…
Descobrir um Brasil que não sabia existir, ver lugares e gentes mais surreais que meus mais loucos sonhos.
Lugares perdidos, gente desconhecida num país inimaginável.
Repetiria sem exitar as duas aventuras hoje, tanto na Europa como pelo interior do Brasil…
E ainda “me devo” uma viagem até Ushuaia, e depois subindo até a América Central, quem sabe um dia…

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

a propósito: o carro é lindo, claro, como se esperava.

mas a grade me lembrou o ford Excel, que tinha aquela grade dianteira polêmica , e quase derrubou a ford.

Sérgio  Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

legal aqui é que sempre alguém tem mais detalhes e sabe onde encontrar de tudo um pouco.

Quanto a Itália, pode-se até discutir a qualidade, mas o culto ao belo faz parte do dna deles. Que digam bertone, idg design, pinifarina… sem falar dos outros tipos de arte.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Boas dicas: A do Romeu e a do tognazzi. Amici Miei é muito bom. Pena que também são difíceis de achar. Tenho uma amiga que tinha, não sei se ainda tem, esse(s) filme (s).

Tens bom gosto para carros italianos. Também acho essa Lancia um show.

D.Pierotti
D.Pierotti
16 anos atrás

A venda na loja DVD WORLD na internet. Cópia restaurada com muitos extras e entrevista com Vittorio Gassman.

http://www.dvdworld.com.br

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, é muita arte junta em uma mesma obra…

tognazzi
tognazzi
16 anos atrás

kamarada , se voce ja nao viu, procure a trilogia Amici miei , sensacional ……
fora a supercazzola prematurata ainda tem lada -ou fiat -adoidado.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Um verdadeiro classico italiano com o mestre Vittorio Gassman.
Assisti esse filme em 1963 quando passou por aqui.
Por muitos anos procurei por esse filme, e recentemente encontrei para alugar na locadora Brasil 2000 (av. Sumaré) era lançamento.
Filme imperdivel, Gassman e Trintignan estão perfeitos, alem das locações, das mulheres (Catherina Spaak lindinha) e ótima trilha sonora.
E a Lancia Aurélia é maravilhosa.

Fernando Ferreira
Fernando Ferreira
16 anos atrás

FG desculpa usar este espaço para outro assunto mas, cade o quadrinho do Deka a uma semana não aparece