Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Fala, Ferrari

SÃO PAULO (muito gelada) – A Ferrari, claro, também divulgou seu comunicado oficial, bem mais incisivo, que segue: Baseado na decisão de hoje do Conselho Mundial da FIA: – A equipe Vodafone McLaren Mercedes foi considerada culpada por ter violado o artigo 151c do Regulamento Esportivo, portanto de ter se comportado “de maneira fraudulenta e […]

SÃO PAULO (muito gelada) – A Ferrari, claro, também divulgou seu comunicado oficial, bem mais incisivo, que segue:

Baseado na decisão de hoje do Conselho Mundial da FIA:

– A equipe Vodafone McLaren Mercedes foi considerada culpada por ter violado o artigo 151c do Regulamento Esportivo, portanto de ter se comportado “de maneira fraudulenta e prejudicial aos interesses da competição e do automobilismo em geral”;

– O Conselho Mundial, apesar disso, na falta de alguma prova definitiva de que informações de propriedade da Ferrari tenham sido efetivamente usadas no carro da Vodafone McLaren Mercedes no atual campeonato, não pôde impor nenhuma sanção, sem ter mais evidências.

A Ferrari entende que a Vodafone McLaren Mercedes foi considerada culpada pelo Conselho Mundial da FIA. Por isso, considera incompreensível que violar o princípio fundamental da honestidade no esporte não tenha tido como consequência lógica e inevitável a aplicação de alguma sanção. A decisão de hoje legitima o comportamento desonesto e a F-1 estabeleceu um precedente muito sério.

Na verdade, a decisão do Conselho Mundial significa que possuir e usar informações altamente confidenciais obtidas de maneira ilícita, e obter informações confidenciais ao longo de vários meses, representa uma violação que não resulta em nenhuma punição. O fato de a Vodafone McLaren Mercedes estar de posse dessas informações foi descoberto totalmente por acidente e, não fosse por isso, a equipe continuaria de posse delas. Isso é o que de mais sério poderia ocorrer num esporte como a F-1, em que pequenos detalhes fazem a maior diferença.

A Ferrari sente que isso é altamente prejudicial à credibilidade do esporte. E por isso vai continuar com sua ação na Justiça Criminal da Itália e na Corte Civil da Inglaterra.

Nota do blogueiro: também no caso da Ferrari, todos os comunicados relativos ao escândalo envolvendo Nigel Stepney, Mike Coughlan & companhia são divulgados em papel que contém apenas o escudo amarelo no alto e a palavra “Press” na lateral, sem nenhuma menção aos seus patrocinadores. Mas quando a McLaren é mencionada, o nome da rival vem sempre acompanhado de Mercedes e Vodafone. A Vodafone deixou a Ferrari no fim do ano passado e os italianos ficaram emputecidos…