Fala, Ferrari

SÃO PAULO (muito gelada) – A Ferrari, claro, também divulgou seu comunicado oficial, bem mais incisivo, que segue:

Baseado na decisão de hoje do Conselho Mundial da FIA:

– A equipe Vodafone McLaren Mercedes foi considerada culpada por ter violado o artigo 151c do Regulamento Esportivo, portanto de ter se comportado “de maneira fraudulenta e prejudicial aos interesses da competição e do automobilismo em geral”;

– O Conselho Mundial, apesar disso, na falta de alguma prova definitiva de que informações de propriedade da Ferrari tenham sido efetivamente usadas no carro da Vodafone McLaren Mercedes no atual campeonato, não pôde impor nenhuma sanção, sem ter mais evidências.

A Ferrari entende que a Vodafone McLaren Mercedes foi considerada culpada pelo Conselho Mundial da FIA. Por isso, considera incompreensível que violar o princípio fundamental da honestidade no esporte não tenha tido como consequência lógica e inevitável a aplicação de alguma sanção. A decisão de hoje legitima o comportamento desonesto e a F-1 estabeleceu um precedente muito sério.

Na verdade, a decisão do Conselho Mundial significa que possuir e usar informações altamente confidenciais obtidas de maneira ilícita, e obter informações confidenciais ao longo de vários meses, representa uma violação que não resulta em nenhuma punição. O fato de a Vodafone McLaren Mercedes estar de posse dessas informações foi descoberto totalmente por acidente e, não fosse por isso, a equipe continuaria de posse delas. Isso é o que de mais sério poderia ocorrer num esporte como a F-1, em que pequenos detalhes fazem a maior diferença.

A Ferrari sente que isso é altamente prejudicial à credibilidade do esporte. E por isso vai continuar com sua ação na Justiça Criminal da Itália e na Corte Civil da Inglaterra.

Nota do blogueiro: também no caso da Ferrari, todos os comunicados relativos ao escândalo envolvendo Nigel Stepney, Mike Coughlan & companhia são divulgados em papel que contém apenas o escudo amarelo no alto e a palavra “Press” na lateral, sem nenhuma menção aos seus patrocinadores. Mas quando a McLaren é mencionada, o nome da rival vem sempre acompanhado de Mercedes e Vodafone. A Vodafone deixou a Ferrari no fim do ano passado e os italianos ficaram emputecidos…

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas
Lucas
16 anos atrás

Mattos, de onde você tirou essa idéia de que “A Ferrari teve que deixar de usar as asas móvias, já a McLaren usa até hoje”?

Tou vendo que boa parte das opiniões aqui estão influenciadas simplesmente pelo time pelo qual cada um torce. Ficar inventando informações (como essa de asas da McLaren) não leva a lugar nenhum. Deve-se julgar pelo que se sabe. E até agora só se sabe que Coughlan conseguiu esses documentos, e só. Mas se sabe, também, que a Ferrari mais uma vez usou um carro ilegal, no começo do campeonato.

FERNANDO
FERNANDO
16 anos atrás

Queria saber se não rolou algum
dindin por tráz desta famigerada
espionagem.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

A Ferrari sempre abusou das falcatruas para conseguir o que queria. Chega ao cúmulo do Todt reclamar que a McLaren soube do assoalho móvel… Em nenhum momento o imbecil pensa que o assoalho móvel era irregular, e que foi justo ter sido denunciado.

Muitos aqui não estão lendo, não estão prestando atenção. A única coisa que se tem provas é que o Mike Coughlan tinha os documentos, mais nada.
Não foi comprovado nem roubo nem uso desses documentos, como afirma o texto devidamente corrupto da Ferrari (como é todo o time).
A FIA anda esculhambada à anos, e justamente pelas falcatruas da Ferrari. Se essa esculhambação prejudicar a Ferrari agora, nada mais justo, mesmo sendo altamente prejudicial ao esporte.

Espero sinceramente que o caso seja investigado até o fim, que em caso de culpa da cúpula da McLaren, o time não apenas perca esse título, como seja expulso da F1 definitivamente, assim como os envolvidos de todo o automobilismo.
Mas, caso seja apenas um funcionário que tinha os documentos e não usou, acredito que uma multa que prejudique o orçamento anual do time já basta.
Mas tudo depende de principalmente três fatores: Que se descubram como os documentos foram para na mão do Coughlan, se mais alguém sabia (e quem sabia), e se foram usados (essa última parte difícil de ser provada, portanto que se concentre nas duas acima).

Se o sujeito recebeu mesmo o documento pelo correio, há pouca culpa no caso. Se foi roubado ou comprado, é mais grave.

E assim por diante, com calma e cuidado, nada de pizza, política ou grana no meio.

Victor
Victor
16 anos atrás

O fanatismo de alguns aqui assusta. Comparar asinha que se mexe com roubo de projetos e informações é querer comparar o ladrão que furta uma banana com um que rouba um banco. Outra coisa é que a Mclaren também já foi acusada de ter suas asas dançando. Agora ser considerado culpado e sair sem punição é novidade no meu mundo.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Perigoso esse precedente…. daqui a pouco podemos ver essa novela se arrastar até na F Classic….

Mattos
Mattos
16 anos atrás

É engraçado chamar a Ferrari de trapaceira por causa de asinhas flexíveis q todos usam! Recursos fora do regulamento sempre foram usados e sempre serão.. ou vcs acham q debaixo daquelas carenagens não tem uma monte de coisas q fogem ao regulamento? Nunca ninguém saberá.. E isso sempre existiu na F1.. Todo mundo tem, não é só a Ferrari não.. O caso agora é bem diferente, é roubo de propriedade intelectual de outra equipe.. Não venham comparar isso com as asas da Ferrari não… Ainda mais q a Ferrari teve de deixar de usar as asas, já a McLaren usa a té hoje…
E Dick Vigarista é o Senna, q jogou o Prost pra fora em 90, q passava a 350km/h por dentro dos boxes pra baixar tempo… Quando quem faz %!$&#é o santinho brasileiro é arrojo, quando é outro é safadeza….

Pablo Vilarnovo
Pablo Vilarnovo
16 anos atrás

Galera, é claaaaaro que isso tem a ver com dinheiro. Alguém tem dúvida disso? Sabem quanto se gasta na F1 para conseguir alguns décimos de segundos por volta? A Ferrari está certíssima em reclamar.

Agora, se alguém acha que uma pessoa de posse de informações interessantes não vai usá-las é brincadeira. É melhor acreditar em papai noel.

Aliás, você não precisa matar para ser acusado de tentativa de homicidio…

capicce?

luiz Franco
luiz Franco
16 anos atrás

Nigel e Mike, faziam dupla espionagem. Ambos roubavam dados de suas respectivas equipes e trocavam entre si. Isso nunca será provado porque a ferrari já apagou qualquer rastro de seu “dossiê Mclaren. Se a honda aceitasse os dois estaria de posse dos projetos de ambas, aí talvez o eco-car começasse a andar. A verdade deve ser bem diferente do que transpareceu. Lembremos que na Itália nasceu a corrupção, a máfia…

L. Camilo
L. Camilo
16 anos atrás

A Ferrari que sempre jogou sujo vem querer bancar agora a equipe Santa da Formula 1…

Sempre foram os primeiros a procurar saídas ilegais para melhorar os desempenhos dos seus carros.

Sem dúvida Coughlan foi o idiota da história e é certo que a McLaren não utilizou os documentos da Scuderia Italiana para desenvolver ou aperfeiçoar seus carros.

E também vale ressaltar que Ron Dennis é um excelente profissional!

Desta forma, estão chorando pelo bom desempenho da McLaren, que no final o título em cima deles.

[ ]´s

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Não deixa de ser curioso a Ferrari clamando por honestidade, e falando em “abrir precedentes”. Precedentes abriu a própria Ferrari em 2006, quando usou asas ilegais. Mas aí quando as outras equipes falaram “ah, é assim? então vamos usar também”, veio a FIA e acabou com a festa. Que moral tem a Ferrari para falar em “honestidade”? Patético.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Como bem disse o comunicado da Ferrari, a Fia abriu precedente…
Uma pena.

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

hahahahahahahaha A reunião foi Parisilia? hahahahahahaha
Prometo a mim mesmo fazer com a formula o mesmo que faço com o futebol. Não assisto e não me faz falta alguma. Brincadeira como muita coisa por aqui…

Vergonha
Vergonha
16 anos atrás

Essa foi a decisão mais vergonhosa da história da F1.
Punição pra Mclaren já.
Estou me sentindo 1 palhaço.
Não podemos deixar que o esporte caia em desgraça dessa forma.
Fora Bernie e Fora Mosley e seus comparsas.
Fora Mclaren e bandidos da equipe.
Viva a Ferrari e a Luca de Montezemolo.

Pedro
Pedro
16 anos atrás

punir a Mclaren?fala sério, Schummy conhecido como Dick vigarista usou e abusou de trapaças, assim como Benneton e Ferrari, punir a Mc pq?

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

A equipe Vodafone McLaren Mercedes foi considerada culpada por ter violado o artigo 151c do Regulamento Esportivo, por ter se comportado “de maneira fraudulenta e prejudicial aos interesses da competição e do automobilismo em geral”;
Portanto, ela não será punida!
Céus! Eu juro que eu não bebi hoje!
Esse Ron Denis tem PUDÊÊÊ, como diriam os homens de Brasília…
Essa FIA…

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Outra: O Sr Fernandinho Alonso não vai dizer agora q a F1 não é mais um esporte não????

Mattos
Mattos
16 anos atrás

E falando em Mercedes… Pq o motor deles quebrava tanto e agora não quebra mais???

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Assoalhos e asas flexíveis, assim como pequenas irregularidades se beneficiando de brechas no regulamento sempre existiram, existem e sempre existirão…. O q a McLaren fez foi roubar propriedade intelectual da Ferrari. Isso é maior do q qualquer “desonestidade” já vista antes na F1… Lamentável q tenha acabado em nada. Mas ainda pode vir a sair alguma punição aí. Basta a McLaren começar a ganhar tudo! Quando o campeonato tiver quase definido pra McLaren com antecedência, a FIA vai lá e tira 20 pontos de cada piloto só pra dar uma embolada na classificação….

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

A Ferrari acertou em cheio: não é a McLaren que se queima, é a McLaren + Vodafone + Mercedes. Tô louco de vontade de saber o que os alemães vão falar dessa decisão. FIcar com imagem de desonesto não deve um dos objetivos da Mercedes na F1… O mais certo seria punir a McLaren, com multas, e no campeonato.

gianfranco carvalho
gianfranco carvalho
16 anos atrás

No automobilismo é assim o projetista e o chefe de equipe pega o regulamento no começinho do ano e ve o q da para se fazer a mais fora do regulamento desde q os comissarios não peguem,sempre foi assim e sempre será,sorte e competencia de quem consegui fazer isso,dizer sobre o assoalho da ferrari é dar tiro no escuro por que no grid todo da formula 1 vai se pegar gente fora do regulamento isso é notorio,quanto a decisão da federação de automobilismo mundial,acho q foi um absurdo sem igual e como bem disse a ferrari abrira grandes precedentes,vejamos os proximos capitulos dessa novela…

alain prost
alain prost
16 anos atrás

vcs acham estranho isto???? o q manda eh o $$$$$…………como jah falaram, se fosse a spyker ou outra pequena……………

Carlos
Carlos
16 anos atrás

A Ferrari poderia dar uma xerocada nos papéis da McLaren , dá uma analisada, não usa nada no carro dela e tá tudo certo, propriedade industrial pra quê? Assim quem sabe a Ferrari descobre o que o Ron Dennis põe no leite do Hamilton, aproveita e põe na vodka do Raikkonen…rs
Por pouco, muito pouco mesmo, não estamos falando de Fiat x Mercedes.

Ruben Fontes Neto
Ruben Fontes Neto
16 anos atrás

Já que não se tem problema em ter projetos dos outros em mãos porque a FIA não pede que todos os projetos das equipes sejam mostrados uns aos outros na primeira corrida do ano? Seria justo…

Dú
16 anos atrás

Anos de esporte a motor, e vejo o comunicado mais profissional e honesto. Ainda mais de quem veio, aliás pensávamos serem os cappos que treinavam direto em Fiorano serem os mafiosos da coisa! O Luca Badoer tem mais voltas na pista que qualquer montanha russa da Disney. Postei outro dia sobre o Lewis ficar parado tanto tempo na brita, aquecimento e tal, e reparei que o Lua tbm. notou. Perguntinha básica?: Pode a equipe interferir via rádio direto? Desligando uns injetores e enriquecendo a mistura para os cilindros resfriarem e manterem uma, digamos marcha lenta? Como digo, o mais bobinho na F1 vende a Mãe picotada, congelada e embalada à vácuo. E entrega! Esse Ron Denis é um %!$&#

Arthur Lustosa
Arthur Lustosa
16 anos atrás

FORZA FERRARI!

Nicoboco
Nicoboco
16 anos atrás

Meia aliche, meia mozzarela, parece Brasil acabou em pizza.

Papa Léguas
Papa Léguas
16 anos atrás

A decisão é incorreta … ao meu ver … mas não dá para ouvir a Ferrari falando em honestidade se o assoalho da mesma equipe era um foco, em desacordo com as regras. E ae ? Nada tb ? Elas por elas …

Pedro (Tatuapé)
Pedro (Tatuapé)
16 anos atrás

Gostei dos termos: Vodafone Mclaren Mercedes, assim já joga m… nas três empresas de uma única vez.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

A insistência em mencionar o patrocinador da rival é a prova de que a briga é apenas comercial, não tem nada em relação ao esporte. Dinheiro puro. Parece que a Ferrari está querendo punir a McLaren pelo “roubo” do patrocinador, não dos dados técnicos. Por sinal, foi um funcionário que, pelo visto, agiu sem a participação da equipe numa tentativa de usar o material para vender a Honda ou qualquer outro interessado. A Ferrari também não deve reclamar, pois usou um assoalho móvel totalmente irregular e não foi punida. Também não foi punida quando usou asas flexíveis na temporada passada. E as calotas? Ah, existem suspeitas do uso de assoalho móvel pela BMW, lembram? Seria um indicativo de que esta equipe também conseguiu informações técnicas da Ferrari?

Joe
Joe
16 anos atrás

Essa FIA é uma grande FIA da p…

belair
belair
16 anos atrás

Em tempo:
Boa Homer…

belair
belair
16 anos atrás

Pois é ,gente, quem pode pode. Seria exatamente a mesma não-punicão se fosse McLaren x Ferrari em vez de Ferrari x McLaren , bem diferente de uma dessas contra uma ToroRosso ou Spyker da vida.O que é que a gente poderia esperar? The show MUST go on…….

Zalex
Zalex
16 anos atrás

A FIA é malandra… deixou em aberto o caso, e pode punir a McLaren na hora que “achar” alguma coisa nos seus carros. Ou seja na hora que ela FIA quiser…

Irapuã
Irapuã
16 anos atrás

Precedente sério!
No mínimo o afastamento por uma ou duas corridas deveria ser aplicado.
Teria tal comissão alguma moral para no futuro punir alguma outra equipe, se oficialmente admite que houve a transgressão de regra fundamental da categoria e não imputou punição?

JR
JR
16 anos atrás

Lembram da Honda???? 2004? Mas Hamilton e Mclaren são outros 500. O choro emocionado valeu a pena…infelizmente!

Homer
Homer
16 anos atrás


Voda-se a Fodavone!!!