Blog do Flavio Gomes
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Um americano tranquilo

SÃO PAULO (dos poucos) – Graças a uma lembrança do blogueiro Mateus Longo, dei uma passeada ontem pelos artigos de Jay Leno no site da “Popular Mechanics”. Leno, para quem não sabe, é um dos homens mais ricos da TV americana graças aos seus 15 anos ininterruptos apresentando “The Tonight Show” na NBC, cinco noites […]

SÃO PAULO (dos poucos) – Graças a uma lembrança do blogueiro Mateus Longo, dei uma passeada ontem pelos artigos de Jay Leno no site da “Popular Mechanics”. Leno, para quem não sabe, é um dos homens mais ricos da TV americana graças aos seus 15 anos ininterruptos apresentando “The Tonight Show” na NBC, cinco noites por semana. É o Jô dos EUA — o programa do gordo brasileiro é nitidamente inspirado no que faz o gordo da Califórnia.

As colunas de Leno na internet são ótimas, porque ele coleciona carros e tem o espírito da coisa. Neste artigo, em que tenta dar conselhos aos que um dia querem colecionar automóveis, diz que os doidos que compram certas velharias, na verdade, estão comprando muito mais do que um carro.

Ele ilustra a tese com a aquisição de um Hornet 1951 que tinha, no porta-luvas, todos os recibos, notinhas, bilhetes e documentos que o casal de velhinhos que o manteve durante mais de meio século pôde juntar. “Comprei o Hornet. Na realidade, estava comprando muito mais uma história do que um automóvel propriamente dito”, escreveu.

É a mais pura verdade. Carros carregam dentro deles milhares de histórias. Labutam de sol a sol testemunhando tudo em volta, com tanta coisa acontecendo dentro deles. É clichê, mas vá lá: romances, namoros, traições, alegrias, tristezas, nascimentos, mortes, sexo, aventura, ansiedade, paixão, liberdade. É clichê, sim. Mas é isso que um carro acumula ao longo de sua existência: vida. A vida dos outros, de tantos, dos que os dirigem, dos que levam por todos os caminhos possíveis.

Vale a pena ler as colunas de Jay Leno, que tem uma eclética coleção muito bem cuidada num galpão de 17 mil metros quadrados na Califórnia, com carros que vão desde um Baker 1906 até um Corvette 2006, passando por um Lamborghini Miura, um Topolino 1937, um Duesenberg 1929 e um Buick 1955, seu primeiro carro, que ele nunca vendeu. Tem até um SAAB 93B 1958, dois tempos, o que não deixa dúvidas sobre seu bom-gosto.

Para ver a garagem de Leno, clique aqui. Colecionador chique tem site da coleção. Um dia farei uma pagininha com minhas modestas tranqueirinhas…