Um americano tranquilo

SÃO PAULO (dos poucos) – Graças a uma lembrança do blogueiro Mateus Longo, dei uma passeada ontem pelos artigos de Jay Leno no site da “Popular Mechanics”. Leno, para quem não sabe, é um dos homens mais ricos da TV americana graças aos seus 15 anos ininterruptos apresentando “The Tonight Show” na NBC, cinco noites por semana. É o Jô dos EUA — o programa do gordo brasileiro é nitidamente inspirado no que faz o gordo da Califórnia.

As colunas de Leno na internet são ótimas, porque ele coleciona carros e tem o espírito da coisa. Neste artigo, em que tenta dar conselhos aos que um dia querem colecionar automóveis, diz que os doidos que compram certas velharias, na verdade, estão comprando muito mais do que um carro.

Ele ilustra a tese com a aquisição de um Hornet 1951 que tinha, no porta-luvas, todos os recibos, notinhas, bilhetes e documentos que o casal de velhinhos que o manteve durante mais de meio século pôde juntar. “Comprei o Hornet. Na realidade, estava comprando muito mais uma história do que um automóvel propriamente dito”, escreveu.

É a mais pura verdade. Carros carregam dentro deles milhares de histórias. Labutam de sol a sol testemunhando tudo em volta, com tanta coisa acontecendo dentro deles. É clichê, mas vá lá: romances, namoros, traições, alegrias, tristezas, nascimentos, mortes, sexo, aventura, ansiedade, paixão, liberdade. É clichê, sim. Mas é isso que um carro acumula ao longo de sua existência: vida. A vida dos outros, de tantos, dos que os dirigem, dos que levam por todos os caminhos possíveis.

Vale a pena ler as colunas de Jay Leno, que tem uma eclética coleção muito bem cuidada num galpão de 17 mil metros quadrados na Califórnia, com carros que vão desde um Baker 1906 até um Corvette 2006, passando por um Lamborghini Miura, um Topolino 1937, um Duesenberg 1929 e um Buick 1955, seu primeiro carro, que ele nunca vendeu. Tem até um SAAB 93B 1958, dois tempos, o que não deixa dúvidas sobre seu bom-gosto.

Para ver a garagem de Leno, clique aqui. Colecionador chique tem site da coleção. Um dia farei uma pagininha com minhas modestas tranqueirinhas…

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

TRAZZZZZZ!!!!!!

DE TRAZER… MULA!

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Dinheiro não trás felicidade….

COMPRA!!!!!

Mateus Longo
Mateus Longo
16 anos atrás

Gomes,
Fico lisonjeado pela menção ao meu nome, mas acho que seria legal se tivesse mostrado o Tank Car dele…. aquela foto dele ao lado do motorzão Chrysler V12 chega a assustar.
Ainda bem que agora os tanques usam turbinas para movimentarem-se… senão, haja combustível para mover tanto aço.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Só clichê.
Bendito clichê !!!!

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Vi também esses programas no Discovery ! Espetaculares ! Inclusive o Overhaulin em que reformam aquela maravilhosa Chevy Nomad que aparece naquela lista de carros !!

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Só mesmo pessoas como nós que adoramos automóvel, a ponto de até conversarmos com eles, podem entender por que ao comprar um “velhinho”, pode-se estar levando junto, uma vida inteira.
Com os lados bons, ruins, alegres e tristes.
Concordo com você: É clichê sim, mas é a pura realidade.

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Eu sou testemunho dos blogueiros aqui. Se eu não tivesse lido todos os comentários, estaria chovendo no molhado. Para mim serviu até de aulas de história, os programas da Discovery “Rides” com o Jay Leno, por que eu não tinha idéia de como andavam os carros a vapor. Ele deu uma demonstração como era difícil. Inclusive que havia um certo temor do carro a gasolina, pois o carro “à explosão” era uma temeridade. Havia o preconceito de que o carro à gasolina explodiria. Assisti o programa do Duesenberg que o Jay encontrou conservadíssimo em uma garagem em que só foi preciso fazer o motor. Simplesmente sensacional. São essas alegrias que o dinheiro trás, que às vezes eu sinto falta!

Ricardo Senise
16 anos atrás

Gomes,
Eu não entendo muito de carros, e ainda tou juntando grana pra comprar um Maverick e um Camaro. Mas sei fazer sites! Se você quiser uma mão pra internetizar seu acervo – e a torcida do 96! -, vamos nessa!

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Também guardo todos os documentos e notas fiscais dos carrinhos que tenho. Não sei se alguém dará valor a isso, algum dia. O que importa é que eu dou.

vitão
vitão
16 anos atrás

ë isso mesmo PAulo Aidar, o Seinfeld tem o que eles chamam de “book to book”, ou seja tem o primeiro 911, preto, que foi apresentado no salão de (acho) Genebra em 62 ou 63, e tem o último modelo da série 993 , fabricado em 1997. Depois veio o 996 , substituído pelo 997 (e a Porsche está ficando sem numeral; será que vão fazer o 998 ?) .

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

ano passado estive em san diego num encontro de SAAB e vi este carro cinza do jay leno mas ele so iria no outro dia,eu conheci o mestre de saab dos usa ,e um sr do colorado que rodou mais de 2000 milhas com o 1956 ate o encontro
la eu vi um formula saab que competia na europa no inicio dos anos 1960
este encontro e anual e este ano haveria um baita encontro na suecia mas o lula nao deixou nos irmos
o site e http://www.vsaab.com
este carrinho e 1000 ate a casemira do banco e original

jose carlos
sete lagoas

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

De fato, a garagem do queixada é de deixar qualquer fã de automóveis babando. E só tem bicho papão lá…só coisas muito exóticas como carro elétrico do início do século XX, motores a vapor, carros conceito, motocicletas, luxuosos Duesembergs e Packards, caminhão de bombeiro La France, etc…tem até um Franklin, que usa motor arrefecido a ar se não me engano. O queixada é f…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Vi vários programas dele sobre sua coleção. Nesse programa citado, ele vai à casa da viúva onde está o carro. É um Duesenberg mesmo. Ele ficou guardado na garagem, após ter fundido o motor. O Leno é amigo do maior conhecedor de Duesenbergs do mundo. O cara tem os catálogos da época com todas as peças e especificações dos carros. Tem também muitas peças ainda em estoque. Esse carro teve apenas o seu motor refeito. Ele não foi restaurado o que lhe dá um valor ainda maior. O Leno tem muitos Duesenbergs. Em outro programa ele mostrou só os seus carros a vapor. São enormes e valem uma fortuna. As vezes ele vai aos estúdios da NBC com o caminhão de bombeiros que aparece nesse site indicado pelo Flavio. Ele diz que ele é muito prático, principalmente se você estiver com pressa, por causa da sirene. Ou seja, o cara tem grana e sabe aproveitar a vida. AH, e está sempre de bom humor.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Realmente,carros antigos trazem uma história…Sempre acreditei nisso,e respeito demais o assunto,tanto que procuro manter sempre a originalidade que o antigo proprietário procurou manter ao longo dos anos.
E o mais legal é que quando nós compramos um carro novo,ele acaba se “moldando” à nossa vida,pega a nossa energia.Sei que o meu Celta comprado no ano passado tem muita coisa ainda por passar,e talvez não seja mais um colecionável daqui a 30 anos (será que ele sobreviverá?) mas inegavelmente ele tem a MINHA história,pelo menos por enquanto…
Esses textos me fazem lembrar de vários casos,em especial de um Opala SS 72 amarelo-limão,que comprei do primeiro dono em 1989,e que ficou por 14 anos guardado numa garagem fechada no Tatuapé,enquanto seu dono passava uma “temporada” na Europa…Ao regressar,viu que era mais interessante (pelo menos para ele) ter um carro novo ao invés daquele seis cilindros de cor cítrica,e tive a sorte de estar na hora certa e no lugar certo.Fiquei usando a raridade por um ano,e acabei me rendendo a uma oferta irrecusável naqueles tempos (ah,como a gente faz besteira quando é novo…) ,mas foi muito bom enquanto durou…

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Grande coisa… tudo que é velho carrega um monte de “historias p contar” .. tsc tsc tsc.. sao so coisas velhas… tem que se gostar deles por eles proprios! Pelos carros que sao e pronto, esse negocio de ficar viajando, pensando no que aquele carro ja “presenciou” coisa e tal.. p mim e coisa de mané.
Sou músico e gosta da sonoridade e instrumentos antigos, mas dai a ficar lá, imaginando as músicas que ja foram tocadas por ele, que foram compostas … eu hein.

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Leno tem QUATRO Duesenberg! O cara é um animal…

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Parabéns ao cara e a você FG, pelo belo texto.
Tambem tenho essa sensibilidade sobre a alma dos carros…

Abçs

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Fernando, era um Dusy ou um Bugatti?? Lembro desse programa, Rides…

O cra tem amor mesmo, e anda com todos os carros. Acho que foi nesse programa mesmo que mostra um evento da Porsche e ele colocando o Carrera GT preto dele pra acelerar num oval. Ele tem também uma daquelas motos com motor de helicóptero, K2 alguma coisa…

Fernando Barenco
Fernando Barenco
16 anos atrás

O camarada tem uma uma equipe grande de profissionais trabalhando exclusivamente para ele. Tem até carro a vapor. Vi na tv a matéria sobra a compra do Duesenberg 1929. O carro ficou durante uns 30 anos numa garagem lacrada e estava em ótimo estado. Comprou a preço de banana.

Lincoln
Lincoln
16 anos atrás

Venda todos e doe aos pobres.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Interessante, e sabia que o humorista americano Jerry Seinfeld tem TODOS os modelos da Porsche fabricados ?