Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Meu primeiro jato

SÃO PAULO (bem, também é germânico…) – De vez em quando me mandam fotos de aviões, e acertam na mosca. Mestre Mahar, por exemplo, enviou algumas imagens do Messerschmitt ME262, que vem a ser o primeiro caça a jato colocado em operação — e muita gente acha que se Hitler tivesse conseguido que as linhas […]

SÃO PAULO (bem, também é germânico…) – De vez em quando me mandam fotos de aviões, e acertam na mosca. Mestre Mahar, por exemplo, enviou algumas imagens do Messerschmitt ME262, que vem a ser o primeiro caça a jato colocado em operação — e muita gente acha que se Hitler tivesse conseguido que as linhas de montagem produzissem uma maior quantidade e mais cedo, o desfecho da Segunda Guerra poderia ter sido diferente.

O ME262 é um ícone da aviação militar e mais informações sobre ele você encontra aqui. No que me diz respeito, esse foi meu primeiro jato, aos 9 anos de idade. Antes dele, meu pai só me dava modelos da Revell com hélice. Acho que era para começar devagar, mesmo.

Lembro de minha excitação ao montar e pintar as turbinas do ME262. E do alívio, também, de deixar as hélices para trás. Porque era muito mais fácil juntar as duas metades do jato do que unir as partes dos motores a pistão — e ainda colocar a hélice sem derramar cola no eixo, porque se não girasse não tinha graça nenhuma.