Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Rei dos céus e da água

SÃO PAULO (tudo é belo) – Reproduzo pequeno relato sobre uma das grandes obras da aviação mundial, o DO-X 1929, cujas fotos me foram passadas pelo Mestre Mahar. Gosto de aviões, e gosto dessas obras monumentais. Ao relato: Não, não é OVNI. É um hidroavião de 30 toneladas e 12 motores (eu disse 12!) o […]

SÃO PAULO (tudo é belo) – Reproduzo pequeno relato sobre uma das grandes obras da aviação mundial, o DO-X 1929, cujas fotos me foram passadas pelo Mestre Mahar.

Gosto de aviões, e gosto dessas obras monumentais. Ao relato:

Não, não é OVNI. É um hidroavião de 30 toneladas e 12 motores (eu disse 12!) o que vocês estão vendo sobre a Enseada de Botafogo. O flagrante foi obtido durante a escala no Rio de Janeiro do histórico vôo experimental alemão por 45.000 km da África e Américas do Sul e do Norte, em 1931.

Fabricado pela Dornier alemã, o protótipo DO-X era o maior avião do Mundo e jamais entrou em operação comercial, apesar de ter sido testado pela Lufthansa. Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina.

A tripulação era de 14 pessoas e a lotação, de 70 passageiros. Sua velocidade de cruzeiro era de 175 km/h, autonomia de 2.300 km e levava 23 mil litros de combustível. Media 40 m de comprimento e 10 m de largura. Como o projeto não teve prosseguimento comercial, este famoso DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu da Aviação em Berlim, onde terminou destruído num bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

No site da Lufthansa tem um filminho sobre ele. O texto acima, infelizmente me chegou sem crédito. Mas assim que souber, falo aqui quem escreveu, claro.