Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Vale esta

SÃO PAULO (coisa feia) – Quando eu trabalhava na “Folha”, a gente vivia trocando textos e títulos em cima da hora, e “descia” as matérias (usava-se esse termo, “descer matérias”, por conta da tradição secular de se enviar textos nos primórdios para as oficinas de linotipia dos jornais, que ficavam embaixo das redações, geralmente no […]

SÃO PAULO (coisa feia) – Quando eu trabalhava na “Folha”, a gente vivia trocando textos e títulos em cima da hora, e “descia” as matérias (usava-se esse termo, “descer matérias”, por conta da tradição secular de se enviar textos nos primórdios para as oficinas de linotipia dos jornais, que ficavam embaixo das redações, geralmente no térreo ou no porão dos prédios, perto das rotativas) corrigidas com a rubrica “vale esta”.

Era para o pessoal do paste-up, que montava as páginas, saber que aquela matéria deveria entrar no lugar da anteriormente enviada.

Pois a McLaren mandou um “vale esta” para seu site ontem, como notou o Fábio Seixas em seu blog

A imagem que vale, agora, é essa aí embaixo. No lado esquerdo, no alto, não tem mais o botão do “neutral”, verde, com a letra “N”.

Abaixo, a imagem do volante que vinha sendo veiculada no site mclariano até explodir a polêmica sobre o erro de Hamilton. Notem que o “N” está lá, onde Lewis colocou o dedão.

Mas eles terão de fazer outro “vale este”, creio. Porque o volante “novo” pode até não ter o “neutral” na posição do botão que Hamilton apertou, e ficou claro que o fez no vídeo que está no YouTube. No lugar, colocaram um amarelo com “P”, que vem a ser, segundo o site da equipe, o “speed limiter”, aquele que os pilotos apertam para entrar nos boxes, programado para deixar o carro na velocidade máxima permitida. Que, na corrida, é de 80 km/h.

Então, se Hamilton apertou o “P” em vez do “N”, errou do mesmo jeito. Acionou o limitador de velocidade numa curva de quarta marcha e o computador não entendeu nada, tendo de reiniciar o sistema, como se diz.

Bem, Hamilton apertou o “N”, não o “P”, em que pese a tentativa da McLaren de emendar o soneto. Vamos ver se eles farão uma nova versão do volante colocando outro botão ali.