Vale esta

SÃO PAULO (coisa feia) – Quando eu trabalhava na “Folha”, a gente vivia trocando textos e títulos em cima da hora, e “descia” as matérias (usava-se esse termo, “descer matérias”, por conta da tradição secular de se enviar textos nos primórdios para as oficinas de linotipia dos jornais, que ficavam embaixo das redações, geralmente no térreo ou no porão dos prédios, perto das rotativas) corrigidas com a rubrica “vale esta”.

Era para o pessoal do paste-up, que montava as páginas, saber que aquela matéria deveria entrar no lugar da anteriormente enviada.

Pois a McLaren mandou um “vale esta” para seu site ontem, como notou o Fábio Seixas em seu blog

A imagem que vale, agora, é essa aí embaixo. No lado esquerdo, no alto, não tem mais o botão do “neutral”, verde, com a letra “N”.

Abaixo, a imagem do volante que vinha sendo veiculada no site mclariano até explodir a polêmica sobre o erro de Hamilton. Notem que o “N” está lá, onde Lewis colocou o dedão.

Mas eles terão de fazer outro “vale este”, creio. Porque o volante “novo” pode até não ter o “neutral” na posição do botão que Hamilton apertou, e ficou claro que o fez no vídeo que está no YouTube. No lugar, colocaram um amarelo com “P”, que vem a ser, segundo o site da equipe, o “speed limiter”, aquele que os pilotos apertam para entrar nos boxes, programado para deixar o carro na velocidade máxima permitida. Que, na corrida, é de 80 km/h.

Então, se Hamilton apertou o “P” em vez do “N”, errou do mesmo jeito. Acionou o limitador de velocidade numa curva de quarta marcha e o computador não entendeu nada, tendo de reiniciar o sistema, como se diz.

Bem, Hamilton apertou o “N”, não o “P”, em que pese a tentativa da McLaren de emendar o soneto. Vamos ver se eles farão uma nova versão do volante colocando outro botão ali.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
McLaren
McLaren
16 anos atrás

Além disso, inventaram um botão R, no lugar que era o P, na foto anterior.

Mp4
Mp4
16 anos atrás

Percebe-se claramente que esta foto é um trabalho de Photoshop… Nota-se que apenas nos botões alterados existem efeitos de sombras ( ou as luzes estavam apenas sobre eles??? ). Entre outras contradições ( não haver a opção de cambio em neutro em carro de corrida ) esta foi mais uma falha da Mclaren neste ano… Infelizmente.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Acho que o Ron Dennis está na hora de tirar umas férias permanente. Acho que o Haug seria um bom chefe de equipe, mas pior é que estagiou com Ron Dennis. Meu Deus!!!.

Agora se o Hamilton apertou o botão que seria o limitador de velocidade, o computador do carro entenderia que ele iria para os boxes. Logo, o carro rodaria a 80 km/h. Ele deveria então apertar novamente o botão para que o carro desligasse o limitador de velocidade, e voltasse a velocidade normal de corrida e não apertar vários botões como ele fez, como mostra o vídeo no youtube.

Fabio Freitas
Fabio Freitas
16 anos atrás

Sabe Flavio, A Mc Laren era para mim uma referencia Fantástica na F1, por lá passaram o Dennis Hulme, o Emerson e o Airton. Cheirava a competência, hoje lamentavelmente esse cara “Ron” não passa de um tremendo Boboca, mico de circo. É simplesmente um sujeito patético.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Ola Flavio, desculpe, mas nao vi mudanca nenhuma do volante da mclaren no site. Acredito que sempre esteve lah o volante que o Montoya usou no ano passado, de uma foto tirada em um teste em Silverstone…

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

quanto mais tenta explicar, pior fica…

parece equipe tabajara… eu hein…

Caravanserai
Caravanserai
16 anos atrás

Binóculo…

Mas qual é mesmo a altura deste ALTOmóvel Mercedes Hein!!!??hein???!!!

Peraí…
Ahhhh já entendi… ele dá-se um ALTO LÁ automático não?
Entendi…
Por isto parou sozinho em Interlagos não???

Compreendi sua alusão… bem t %!$&#mesmo…

Caravanserai
Caravanserai
16 anos atrás

Caravanserai

Altomóvel?????????!!!!!!!!!!!!!!!

“AUTO” lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vai estudar rapaz…ou homem…
Tenha um mínimo de pena de você sujeito…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Se o botão era o P (pit), ocorreu uma falha também do carro, pois a tampa do tanque não abriu.

A McLaren ca.gou mais ainda a história.

Marçal, o blorgueiro
Marçal, o blorgueiro
16 anos atrás

Caramba. Não falta mais nada pra Mc inventar, hein?

Continuo tendo simpatia pelo Hamilton, mas essa equipe dele só faz ca#$%gada…

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

o volante que os pilotos correm no final de semana dos gps tem a linda estrela de 3 pontas e o aro em diamantes legitimos…esse simbolo e disparado o mais bonito de todas as marcas…e lembren-se… quem inventou o Altomovel foram Daimler e Benz e batizaram os melhores carros do mundo disparado… com o lindo nome… Mercedes Benz….que inventou tudo o que vcs imaginarem…tipo injecao fuel injection…depois a eletronica…os freios abs…air bag…esp…bas…edb…e me vem este tapetao 147 rouba os titulos da M B… falando que a criadora de todas as tecnologias avancadas estava roubando tecnologia hahahahahrssss so rindo !!!

DINO
DINO
16 anos atrás

Eu tive a satisfação de cnhecer alguns pilotos antes de chegarem a F1 e o Montoya foi um deles , sempre se destacou em outras gategorias eu acho que o ruim para ele foi não saber e talves não querer saber lidar com o negócio F1. Tambem temos que concordar que alguns chegarão ali por te um QI muito forte.

Augusto Dufloth
Augusto Dufloth
16 anos atrás

Estive em interlagos e tirei foto do cockpit do hamilton. Enviei ao Flávio e estou esperando ele mostrar que o volante realmente tem o N. Montagem tosca da McLaren. Mais uma vergonha…

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Francamente, tanto faz…

Alex
Alex
16 anos atrás

Fizeram uma photoshopagem, bem tosca, aliás

Vilton
Vilton
16 anos atrás

O mais engraçado é que fizeram com tanta pressa que acabaram se esquecendo de colocar um botão de “NEUTRAL” no novo volante, ou seja, se fosse verdade o hamilton não poderia sequer ter largado pois não poderia utilizar o ponto morto.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Se ele tivesse apertado o “pit limit” a velocidade máxima que o carro alcançaria deveria ser a do momento em que o dispositivo fora acionado. Porém, o que vimos foi o carro quase parando e nada de tampa levantada. Quando se aperta o “neutro” com o carro em velocidade, o piloto deve reduzir até 40 ou 60 km/h, engatar a primeira e continuar, conforme explicação do Zonta publicada pelo Seixas. Essa parece mais condizente.

mateus
mateus
16 anos atrás

O botão deveria tera letra B de besta!Até queria que o Hamilton ganhasse,mas agora com essas frescuras todas do pai Ron e seu filhinhoestá só comprovando o que penso do garoto:a princípio pensei que ele era bom,depois vi que é uma M&&&&mesmo.

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
16 anos atrás

FG,
AONDE ESTÃO AS NOTAS DO RANKING QUE VCS NÃO PUBLICARAM HÁ UMA SEMANA?
HEHEEHEHEHE
ESQUECEU?

QUERO VER A NOTA DO Lewis DENNIS hAMILTON…

Quanto ao botão, que apareceu inicialmente,no Marca, como P e depois vimos que foi o N, chego a conclusão que terão que apertar o D….
D de despedir…PORQUE ,SE FOREM CAÇAR AS BRUXAS, quanto houve o levante do segundo piloto da Mc Laren (Lewis Dennis Hamilton), O CHEFE TINHA QUE FALAR QUEM É QUEM NA BAGAÇA!!!

Deixou o barcar rodar e depois optou pelo errado….rs…o famoso: cagou e sentou em cima!

Portanto, pra acertar as coisas, tem que começar pelo escalão mais alto…ou seja….o manda-chuva das pistas….

Mas,enfim….

Prefiro o Alonso longe dos dardos de alumínio,POIS SERÁ A MELHOR COISA QUE FARÁ!!!!!!

Jayme
Jayme
16 anos atrás

Independentemente do botão e sua função, alguém reparou se a tampa do combustível foi acionada ou não quando ele praticamente parou? Eu não consegui ver.

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Na minha terrinha, dizem que m#%*a, quanto mais mexe, mais fede. Se MISTER RON, tivesse assumido que seu QUERIDINHO fez caca ( e pelo jeito ALONSO sentiu o cheiro no pódium ), estaríamos nós comentando sobre as performances do bravo #96. E VIVA O FLEX-FUEL RAIKKONEN.

Herik
Herik
16 anos atrás

Ridículo. Dá para ver que a foto atual do site da McLaren é montagem, Só verificar que o “P” está meio deslocado.
Mas “P” é mesmo de push… aperte a descarga. E o campeonato foi pelo ralo.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Ron Dennis dá uma importância maluca para o que se fala na imprensa.
Segundo Montoya, o clima no time ficou horrível por que Ron Dennis não suportava ver a imprensa dizendo que o acidente do ombro tinha sido de moto, não de tênis.
Ora, Montoya sempre disse que andava de moto, não teria problema de dizer que caiu de uma. Se falou que era detênis, provavelmente o foi.

Mas a imprensa achou que falar que tinha sido de moto era uma história mais interessante, e a história simplesmente foi plantada sem ninguém, nunca, citar alguma fonte sobre o caso.

Mas tudo bem, era uma bobagenzinha, ninguém ligou muito, nem mesmo Montoya.

Mas Ron Dennis não suportou a imprensa dizendo que ele era burro por acreditar no Montoya, e isso culminou com a saída do colombiano, que sempre foi bom piloto mas que na McLaren não conseguia manter o carro na pista.

Agora Ron Dennis, disse que perdeu o título por que tinha que ficar lidando com a imprensa. Pura bobagem, se perdeu o título, foi por que a vontade de vencer era menor do que a preocupação com a imagem na imprensa.

Agora, não duvido que a McLaren entre em crise por que a Ron não consegue lidar com um simples erro no volante do seu pupilo.
O erro em si é irrisório, se foi Hamilton ou se foi uma falha eletrônica não importa, a imprensa sempre vai colocar no ar a versão mais saborosa.
Ele ficar a todo custo tentando mudar isso é um exercício de futilidade.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Não é por nada não, mas esse volante da McLaren já está virando mistura de campeonato alagoano de futebol e cartilha de escola… o alfabeto inteiro!

E viva o Photoshop!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Pelo menos o Hamilton pode dizer que um dos maiores feitos do Nigel Mansell ele já igualou.

Fico imaginando ele ganhando seu primeiro e único título aos 38 anos, como seu antecessor na condição de grande ídolo automobilístico britânico…

ô maldade!

EdisPJ
EdisPJ
16 anos atrás

Independente do botão N ou P, o que ficou bem claro, nessa ‘ligeira troca’, é que a Mclafen está tentand acobertar um erro monstruosamente crasso de seu pupilo, isso já é o bastante pra mostrar que o ‘robizinho’ tem culpa no cartório…

cleber
cleber
16 anos atrás

O que falta pra Mclaren/Hamilton é carater e hombridade.Se tivessem dito logo de inicio a verdade,como fez Emerson Fittipaldi no GP da Argentina em 1975,que houve um erro do piloto tudo ja teria acabado e estariamos discutindo outro assunto.
O que faz falta não são as ultrapassagens na F1 moderna.O que falta é personalidade aos pilotos e equipes.

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Ele nao apertou o limitador de velocidade nao, pois, todas as vezes que o piloto aperta este botao na entrada do pit, ele chega ate a travar as rodas, no caso dele o motor parou, e o carro desacelerou mansamente, nao bruscamente, como nas entradas do pit….se ele tivesse apertado o limitador, teria travado as rodas..

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Como já disseram aqui, podia ser o botão E de ejetar. Ou quem sabe o botão C, o tal Charlie do Galvão.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Mais uma do festival de besteiras que assola a McLaren.