Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

Ó a Renault, ó! (corrigido)

SÃO PAULO (agora, só em dezembro) – Os testes de Barcelona acabaram há pouco e a Renault, com Kovalainen, fechou o período de três dias com o melhor tempo de todos: 1min20s659, superando o recorde da pista com controle de tração, 1min21s066 do Coulthard em 3 de maio, durante testes, também. Mas aí descobriram que […]

SÃO PAULO (agora, só em dezembro) – Os testes de Barcelona acabaram há pouco e a Renault, com Kovalainen, fechou o período de três dias com o melhor tempo de todos: 1min20s659, superando o recorde da pista com controle de tração, 1min21s066 do Coulthard em 3 de maio, durante testes, também. Mas aí descobriram que ele cortou a chicane e não valeu. Então quem ficou na frente foi Felipe Massa, com 1min21s044, tempo melhor que aquele do Coulthard, também.

Só aí já temos um tema para discutir. Os carros não ficarão mais lentos sem o controle de tração. Aliás, nunca ficam. Ficarão mais difíceis de guiar. O que é outra coisa. Falando em controle de tração, e apesar daquela derrapada do Schumacher mostrada abaixo, ninguém deve esperar grandes mudanças, não. No mapeamento de motor, atualmente, é possível conseguir efeito parecido com o que hoje é tarefa da centralina. Engenheiro de F-1 resolve rápido as coisas.

Bem, deu Massa, com Kovalainen em segundo e Montagny, se despedindo da Toyota, em terceiro. Esses três e mais Vettel superaram o tempo do Schumacher de ontem. Bourdais continua andando perto do alemão, adaptando-se rapidamente ao carro e à categoria. Vai ser legal essa dupla de “Tiões”.

A Force India conseguiu andar na frente da Honda com Klien. Robert Doornbos foi trazido das trevas para treinar com a Red Bull. Foram 20 pilotos na pista. O relato do treino está aqui. Os tempos, aí embaixo.